top

create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 2 de julho de 2011

O que é Panteísmo?

Resposta: O Panteísmo é a crença de que Deus seja tudo e tudo seja Deus. Algumas versões do Panteísmo não são tão brutas, mas todas tendem a ser monistas – vendo a realidade, tanto Deus quanto a Sua criação, como essencialmente uma coisa única.
Alguns panteístas dizem que somos todos partes de Deus, uma vez que somos partes do universo, o qual é Deus. Outros veem o universo como incorporação da essência divina. Em cada caso a existência individual é ilusória, uma vez que tudo o que é, é único.
Esta redução de tudo a uma espécie de sopa cósmica divina significa que a realidade fundamental (Deus) é, em última análise, impessoal. A distinção entre pessoas e coisas é descartada.
A nível psicológico, se a distinção essencial entre Deus e a Sua criação é abolida, então você e eu somos Deus. Podemos, com efeito, criar a nossa própria realidade.
Se é assim, então quaisquer problemas que existam no mundo são, em última análise, autoinflingidos, ou porque somos Deus e nos esquecemos disso ou porque somos todos um e não sabemos disso. Da perspectiva cristã, esta é apenas uma repetição da promessa da serpente a Eva (Gn 3,5).
Religiões orientais como Hinduísmo são panteísticas. O movimento Nova Era, uma versão ocidentalizada da religião oriental, também é panteístico.
Traduzido para o Veritatis Splendor por Marcos Zamith

Nenhum comentário:

Postar um comentário