top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 24 de julho de 2011

Falsas Doutrinas

Debatendo com protestantes

Neste mês de Julho de 2007, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé publicou um documento chamado "respostas à questões relativas sobre alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja", onde se reafirma uma verdade fundamental que o Sagrado Magistério da Igreja sempre defendeu: a única Igreja fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo é a Igreja Católica Apostólica Romana.
O documento reconhece que nas demais igrejas e denominações encontram-se também "elementos de santificação e verdade"; porém somente na Santa Igreja Católica a verdade é conservada íntegra, pois, conduzida pelo Espírito Santo e infalível em matéria de fé e moral, como afirma o número 2035 do Catecismo da Igreja Católica (Cat.). Esta é a razão pela qual o documento desagradou à muitos protestantes.
A doutrina protestante atinge inúmeras denominações no mundo inteiro, tais como: luteranos, anglicanos, calvinistas, metodistas, batistas, adventistas, "Assembléia de Deus", "Deus é Amor", "Igreja Universal do Reino de Deus", "Igreja Internacional da Graça de Deus", e assim por diante.
O protestantismo surgiu no século XV, com Martinho Lutero, e se fundamenta em duas heresias: na "Sola Scriptura" (ou seja, na aceitação da Bíblia como a único pilar da fé, desprezando-se da Tradição e do Sagrado Magistério da Igreja) e no "livre exame" (ou seja, o princípio de que cada fiel pode interpretar a Bíblia livremente, sem depender da interpretação do Sagrado Magistério da Igreja).
Não é difícil de perceber que tal raciocínio carece de lógica, tendo em vista que foi o próprio Magistério da Igreja quem definiu os livros que deveriam fazer parte da Sagrada Escritura (os chamados "canônicos") e quais não deveriam (os chamados "apócrifos"), no pontificado do Papa São Dâmaso, próximo ao Concílio de Éfeso (século IV).
É uma questão de lógica: é impossível provar que a Bíblia é a Palavra de Deus por ela mesma. Evidentemente, isto seria uma argumentação sem fundamento algum. É preciso que uma instância autorizada à isso o faça; esta instância é o Magistério da Igreja, instituído por Nosso Senhor. Como então aceitar a Bíblia como verdade e desprezar o Magistério, se foi o próprio Magistério que a confeccionou?
É também uma questão de lógica pensar que Nosso Senhor tenha instituído na terra uma autoridade para interpretar o que Ele revelou; caso contrário, cada um pegaria a Bíblia e sairia interpretando do jeito que bem quisesse - e é exatamente o que os protestantes fazem; por isso existem mais de milhares de denominações protestantes diferentes, cada uma interpretando a Sagrada Escritura de uma maneira diferente. Já a fé católica é objetivamente clara e segura, e nela não existe espaço para tais controvérsias.
Do desprezo do Sagrado Magistério da Igreja derivam todos os outros erros protestantes, como por exemplo, a negação:
  • da Presença Real de Nosso Senhor no Santíssimo Sacramento (Cat. 1373-1381)
  • da Santa Missa como renovação do Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz (Cat. 1362-1372)
  • da diferença essencial e mística entre sacerdotes ordenados e leigos (Cat. 1546-1547)
  • da maternidade divina da Santíssima Virgem (Cat. 490-495), da Sua Imaculada Conceição (Cat. 490-493), Virgindade Perpétua (Cat. 496-500), Gloriosa Assunção ao Céu (Cat. 966) e Mediação subordinada à Mediação de Nosso Senhor (Cat. 969)
  • do culto de veneração à Santíssima Virgem (Cat. 971) e aos santos canonizados pela Santa Igreja (Cat. 1090)
  • do culto às santas imagens (Cat. 2132)
  • da intercessão da Santíssima Virgem e dos santos (Cat. 956)
  • da doutrina do purgatório (Cat. 1030-1032)
E assim por diante.
Tenho travado via internet alguns debates com protestantes, e tenho percebido que a linha de argumentação deles geralmente é a mesma. À título de ilustração, transcrevo abaixo três destas debates, e podemos perceber como neles os mesmos equívocos protestantes se repetem, equívocos estes que não resistem à uma contra-argumentação bem-embasada. Os nomes dos protestantes são fictícios.
Debate 1

Martinho> EI VC JA LEU A BIBLIA ALGUMA VEZ ? COMO VC DIZ Q MARIA É A PORTA DOS CEUS POR FAVOR SE VC TIVER BIBLIA LEIA JOAO 16:4 E VC VAI VER Q SÓ QUEM PODE SALVAR E JESUS MARIA SÓ FOI UMA CANAL NAO ESQÇA DISSO NAO POR FAVOR VC JA VIU NA BIBLIA ONDE MARIA SALVA LEIA LUCAS CAPITULO DOIS TODO AI VC VAI ENTENDER Q MARIA NAO SALVAR NIGUEM POIS NESSE CAPITULO ELA AGRADECIR A DEUS POR DEUS TER SALVO ELA LEMBRE DISSO DEUS TE ABENÇOE
Eu> Caríssimo Martinho, a Sagrada Escritura precisa ser interpretada corretamente e só quem pode fazer isso, conduzido pelo Espírito Santo, é o Sagrado Magistério da Igreja, ou seja, o Papa com os Bispos em comunhão com ele. De nada adiante querer interpretar versículos fora do contexto. Não faz sentido a aceitação da Bíblia como Palavra de Deus e a não aceitação do Sagrado Magistério como instituído por Nosso Senhor - não é difícil de perceber que tal raciocínio carece de lógica, tendo em vista que foi o próprio Magistério da Igreja quem definiu os livros que deveriam fazer parte da Sagrada Escritura (os chamados "canônicos") e quais não deveriam (os chamados "apócrifos"), no pontificado do Papa São Dâmaso, próximo ao Concílio de Éfeso (século IV). Quanto ao título "Porta do Céu", é um título tradicional da Santa Igreja para falar da Santíssima Virgem e diz respeito a intercessão Dela, que nos leva à Nosso Senhor Jesus Cristo, que como você disse, é o único Salvador do gênero humano.
Martinho, sugiro que leia o seguinte artigo:
http://www.reinodavirgem.com.br/igreja/infalibilidade.html
Martinho> ei vc acha q maria depois de ter Jesus contiuo virgem ?
ei a biblia é para todos
Eu> Caríssimo Martinho:
Sim, Maria Santíssima continuou Virgem depois de gerar Nosso Senhor, isto é um dogma da fé católica. O que na Sagrada Escritura, nas traduções em português, aparece como "irmãos de Jesus" designa no hebraico e no aramaico um grau de parentesco que engloba também o que aqui chamamos de "primos".
Quanto à Sagrada Escritura, é claro que ela é pra todos, na medida que a Revelação Divina é para todos; porém, nem todos podem interpretá-la. Se assim o fosse, não haveria mais de 2000 denominações cristãs no mundo, cada um interpretando a Bíblia do jeito que bem entende. É uma questão de lógica pensar que Nosso Senhor tenha instituído na terra uma autoridade para interpretar e transmitir a Revelação Divina; e esta autoridade é o Sagrada Magistério da Igreja.
Quanto ao que lhe falei ontem, e aos artigos que lhe indiquei, não apresentastes contra-argumento nenhum. Apenas dissestes, sem apresentar embasamento lógico nenhum: "Ei, a Bíblia é para todos"...
Martinho> TA VEIJO Q VC ESTAR ILUDIDO MESMO ENTAO TA Q DEUS TE ABENÇOE E ABRA OS SEUS OLHOS E LEIA MATEUS 22:29 A E SE QUIZER LER O CONTEXTO VAI SER MELHOR AINDA TA
oi eu vim aki para dizer q nao vim aki para atingi a tua religiao e nem te julgar por isso ou akilo pois sei q em ( mateus 7:1 q da mesma forma q julgamos seremos julgados )mais vim para te deichar alguns versiculos e tb esclarecer sobre os filhos de maria (mais anteçao leia com atençao )afirmo q qdo a biblia se referi aos irmaos de JESUS se referem a graus de parentesco proximo (primos e tios)porq o hebraico e o aramaico nao deferencia uns do outros .isso serferia se fose no antigo testamento mais aki trata-se do novo testamento e como vc sabe foi escrito em grego a qual possui o termo defenido para cada grau de parentesco o grego usa adelfos para irmao,aldeufe`para irma anepsiòs para primos e suggenis para prima esta escritos q JESUS TEVI ADELFO E ADEUFES(MATEUS 13:55-56 )MAIS INDEPENDENTE DE TUDO SE VC FOR ACREDITAR Q JESUS CRISTO TEVI FILHO ,OU Q MARIA SALVA,VENHO TI DIZER Q JESUS CRISTO SALVA E SÓ A MEDIADOR ENTRE DEUS E O HOMEM E ELE É O UNICO Q SALVA Q LEVA O HOMEM DE VOLTA PARA O PAI JOAO 14:6
Eu> Caríssimo Martinho, concordo contigo que a Santíssima Virgem por Ela mesma não tem o poder de salvar ninguém, e que Nosso Senhor Jesus Cristo é o Único Salvador - não falei o contrário disso! O papel da Santíssima Virgem é levar-nos a Nosso Senhor por Sua Poderosa Intercessão, por isso Ela é a MEDIANEIRA
JUNTO AO ÚNICO MEDIADOR. Ela nos leva a Nosso Senhor, e Nosso Senhor nos leva ao Pai!
Quanto a questão de "irmãos" e "primos": Mateus certamente não falava grego, e não escreveu o seu Evangelho em grego. Os exegetas são unânimes em afirmar que foi escrito em aramaico, mas essa fonte se perdeu.O que chegou até nós foi a versão grega, certamente muito antiga [possivelmente pelo ano 70], E mais ainda que uma limitação "linguística", o costume de chamar os parentes próximos de "irmãos" é uma característica cultural.
Por exemplo, se os judeus quisessem se referir a alguém como "primo", eles conseguiriam, porque existe uma construção hebraica, "ben-dod" [ou coisa parecida] que, literalmente, significa "filho do tio" - portanto, primo. Mas os judeus não a utilizavam, e preferiam chamar "irmão". Outro exemplo: na carta aos Gálatas, São Paulo fala de um Apóstolo Tiago, irmão do Senhor [em grego, adelphos mesmo]. Só que nenhum Apóstolo Tiago é irmão de Cristo, e isso é fácil de ver, porque tem os nomes deles nos evangelhos, e um Tiago é filho de Alfeu e, o outro, de Zebedeu. Mas independente de tudo isso, só o fato de o Sagrado Magistério da Igreja nos garantir que a Maria Santíssima é Virgem antes, durante e depois do parto já é suficiente para nos dar esta certeza. Aliás, NÃO CONTRA-ARGUMENTASTES as provas, PELA LÓGICA, que citei de que somente o Sagrado Magistério da Igreja pode interpretar a Sagrada Escritura, apenas continua repetindo versículos fora de contexto...
Martinho> mano contra a verdade so a verdade
ta certo meu irmao nao irei fikr descutindo com vc se vc mesmo nao qr abrir seus olhos enqto a questao de maria mos levar a JESUS ei e o espirito santo fik a onde em ? mais tudo bem vc nao q eschegar a verdade preferi confiar no magisterio doq vc proprio ler entao ta , q vc deiche a verdade entrar em vc fik na paz xau
Eu> Caríssimo Martinho, perceba que enquanto eu estou argumentando com elementos concretos e fatos históricos, você continua dizendo que "é porque é". O que isso te faz concluir?
O protestante não mais respondeu.
Debate 2
Henrique> Veneração de acordo com o dicionario aurélio significa...ato ou efeito de venerar; reverencia ;respeito, admiração.DEVOÇÃO,CULTO,ADORAÇÃO...
SEGUNDO A BIBLIA SAGRADA PRESTAR CULTO A UMA IMAGEM QUE NÃO FALA NÃO V NÃO ANDA NÃO RESPIRA NÃO SENTE E NEM PODE ESTENDER SEU BRAÇO PARA ABENÇOA ALGUEM É PECADO E A PESSOA QUE SE MANTER NESSE ERRO O DESTINO É O INFERNO. ME PROVE AO CONTRARIO NA BIBLIA QUE EU TE DO A RAZÃO.
EXODO:20:4,5.
Deuteronomio 27:15...ROMANOS:1:23
vc é escravo de maria se vc é escravo de maria vc tem que obedecer maria...sabe o que maria disse na biblia no livro de João capitulo 2 versiculo 3,4 e 5.Jesus Cristo disse:(EU)sou o caminho a verdade ea vida.
maria falo obedecei a Jesus e não a mim entaum tah na hora de vc começa a obedecer a Jesus e não a maria foi ela quem disse isso.
Mateus 12,48 quem é minha mãe e meus irmãos? e estendendo a mão para os seus discipulos disse eis minha mãe e meus irmãos.( todo mundo que segue a jesus é a mãe e irmão dele)
JOÃO:10.9-JESUS DISSE: EU SO A PORTA E SE ALGUEM ENTRAR POR MIM , SERÀ SALVO;entrará e sairá e achara pastagem.1TIMOTIO:2,5- por quanto a um so DEUS e um so mediador entre DEUS e os homens, JESUS CRITO.
Biblicamente errado maria não é medianeira de ninguem so Jesus.
JOÃO:8.32- conhecereis a verdade e a verdade vos libertarás
lê biblia faz bem para todo mundo pq vc não le tbm um poko
FIQUE NA PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
FELIZ È A NAÇÃO CUJO O DEUS È O NOSSO SENHOR.
Eu> Caríssimo Henrique:
A Sagrada Escritura precisa ser interpretada corretamente e só quem pode fazer isso, conduzido pelo Espírito Santo, é o Sagrado Magistério da Igreja, ou seja, o Papa com os Bispos em comunhão com ele. De nada adiante querer interpretar versículos fora do contexto. Não faz sentido a aceitação da Bíblia como Palavra de Deus e a não aceitação do Sagrado Magistério como instituído por Nosso Senhor - não é difícil de perceber que tal raciocínio carece de lógica, tendo em vista que foi o próprio Magistério da Igreja quem definiu os livros que deveriam fazer parte da Sagrada Escritura (os chamados "canônicos") e quais não deveriam (os chamados "apócrifos"), no pontificado do Papa São Dâmaso, próximo ao Concílio de Éfeso (século IV).
O dicionário aurélio, que você citou, não distingue os diversos sentido da palavra adoração. A teologia católica utiliza normalmente a palavra "adoração" para designar o culto que presta à Deus (e portanto, não à Santíssima Virgem e à nenhum santo). O culto que se presta à Santíssima Virgem e aos santos é um culto de veneração, que a teologia católica utiliza para designar um culto de honra DIFERENTE do culto que presta à Deus.
O Concílio Vaticano II, ao escrever sobre o culto ao qual a Santa Igreja honra a Virgem Maria, afirma: "Maria foi exaltada pela graça de Deus acima de todos os anjos e de todos os homens, logo abaixo de seu Filho, ser a Mãe Santíssima de Deus, como tal, haver participado nos mistérios de Cristo; por isso, a Igreja a honra com um culto especial. (...) "Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada, porque fez em mim grande coisas o onipotente" (Lc 1,48) Este culto, tal como existiu sempre na Igreja, é de todo singular, mas DIFERE ESSENCIALMENTE DO CULTO DE ADORAÇÃO QUE É PRESTADO AO VERBO ENCARNADO E DO MESMO MODO AO PAI E AO ESPÍRITO SANTO, e muito contribui para ele." (Lumen Gentium, 66)
Este culto à Virgem Maria se expressa, entre outras formas, através do culto à Suas Santas Imagens. A acusação de que a Santa Igreja Católica cai na
idolatria ao cultuar as Santas Imagens também carece de fundamento, pois um estudo atento das Sagradas Escrituras mostra que Deus não proíbe em si mesma a confecção de imagens dos que estão no Céu, como se alega. O que Deus proíbe é a idolatria às imagens que havia nas práticas dos povos pagãos (Ex 20, 1). Prova disso é que Ele mesmo ordena à seguir que se faça a imagem de dois querubins (Ex 25, 18)!
Quanto à Mediação da Santíssima Virgem, o papel Dela não é outro senão levar-nos à Nosso Senhor Jesus Cristo e interceder por nós. Quem obedece à Ela, que manda "fazei o que Ele vos disser", naturalmente obedecerá à Nosso Senhor, que como você disse, é o único Salvador do gênero humano.
Sugiro que leias os seguintes artigos:
Henrique> abaixa esse audio e escuta um próprio padre concordando com alguns fatos e falando que na lei da igreja catolica...não se ensina a se ajoelhar ou adorar ou venerar (que é a msm coisa)uma imagem...e ele fala tbm que maria não pode tb, intercede por ninguem pelo motivo dela está morta provado com textos biblicos.
http://www.4shared.com/file/7624630/e21409f2/Debate_entre_pastores_e_padres.html
Eu> Caríssimo Henrique:
Tanto faz se é um pastor ou padre que diz algo; é apenas o Sagrada Magistério da Igreja (o Papa e os Bispos falando em comunhão com ele) que tem a infalibilidade em matéria de fé e moral. E já lhe mostrei, citando documento do Sagrada Magistério, que para a teologia católica adorar é DIFERENTE de venerar.
Também o Sagrado Magistério da Igreja atesta que os santos que estão no Céu (a Santíssima Virgem, os Santos Apóstolos e tantos outros) intercedem pelos que estão na Terra (Catecismo da Igreja Católica, 956)
Quanto ao que lhe falei ontem à respeito do Sagrado Magistério e os artigos que indiquei, não contra-argumentastes em nada...não faz sentido crer na Sagrada Escritura e não crer no que ensina o Sagrado Magistério da Igreja, caríssimo!
O protestante não mais respondeu.
Debate 3
Edir> NA BIBLIA FALA QUE JESUS TEVE IRMÃOS ENTÃO PODEMOS ENTENDER QUE MARIA Ñ MORREU VIRGEM. LEIA A BIBLIA
JESUS HOMEM TEVE MÃE,MAIS Ñ TEVE PAI,JESUS ESPIRITO TEM PAI MAIS Ñ TEM MÃE.
Eu> Edir, sobre a questão da interpretação da Sagrada Escritura e da Virgindade de Maria Santíssima, leia estes dois artigos:http://www.reinodavirgem.com.br/igreja/infalibilidade.html http://www.reinodavirgem.com.br/virgemmaria/virgindademaria.html
Se discordares de algo, peço que argumente de forma coerente, para prosseguirmos o debate.
Edir> EU PODERIA COLOCAR VARIOS VERSICULOS DA BIBLIA QUE MOSTRA QUE MARIA Ñ É MÃE DE DEUS Ñ IMPORTA OS ARTIGOS QUE VC INDIQUE EU SÓ ACREDITO NAQUILO QUE ESTA ESCRITO E MAIS NADA A BIBLIA É PALAVRA DE DEUS EU Ñ VOU DEIXAR DE CRER NA BIBLIA PARA CRER EM SIMPLES ARTIGOS.FOI A BIBLIA QUE MUDOU A MINHA VIDA.
Eu> Edir, eu também creio em tudo o que está escrito na Bíblia. Mas a Bíblia precisa ser bem interpretada! E quem pode fazer isso é somente o Sagrada Magistério da Igreja, com a autoridade dada por Nosso Senhor.
Não faz sentido a aceitação da Bíblia como Palavra de Deus e a não aceitação do Sagrado Magistério como instituído por Nosso Senhor - não é difícil de perceber que tal raciocínio carece de lógica, tendo em vista que foi o próprio Magistério da Igreja quem definiu os livros que deveriam fazer parte da Sagrada Escritura (os chamados "canônicos") e quais não deveriam (os chamados "apócrifos"), no pontificado do Papa São Dâmaso, próximo ao Concílio de Éfeso (século IV). Se lestes os artigos que indiquei, ficará mais claro.
Edir> durante anos eu e meus familiares fomos catolicos apostolicos romanos a vida era um verdadeiro inferno brigas,vicios,prostituição,separação etc... até que um dia tivemos conhecimento deste livro sagrado(biblia)começamos a ler nossos olhos espirituais começaram a abrir e descobrimos quem era o causador dos sofrimentos que estavamos passando,e antes nos ensinaram que era um,a cruz que tinhamos que levar,pouco a pouco fui descobrindo a verdade e hojé todos meu familiares somos felizes adoramos a um unico e verdadeiro DEUS.ELE DISSE EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA E NINGUEM VEM AO SENÃO POR MIM.
Eu> Edir:
O fato de você ter sua vida transformada após renunciar a fé católica e aderir ao protestantismo não é critério para avaliar a verdade destas duas doutrinas, pois há outras variáveis em jogo.
Primeiro, porque embora a verdade se conserve íntegra somente na Santa Igreja Católica Apostólica Romana, Nosso Senhor Jesus Cristo tem o poder de agir mesmo em uma denominação cismática ou protestante, quando é buscado pelos fiéis de forma sincera e, sem culpa, não se dão conta do erro que estão cometendo em NÃO aderir à fé católica.(*)
Segundo, porque infelizmente hoje há muitos que se dizem católicos, mas não pregam a verdade da fé católica, mas sim o marxismo, o relativismo ou quaisquer outros "ismos", e possivelmente você não tenha recebido a autêntica pregação da fé católica quando a buscavas; mas sempre é tempo de recomeçar!
O protestante não mais respondeu.
Francisco Dockhorn, 10 de Agosto de 2007
------
(*): "Aqueles que ignoram SEM CULPA o Evangelho de Cristo e a sua Igreja, mas buscam a Deus na sinceridade do coração, e se esforçam, sob a ação da graça, para cumprir na sua vida a sua vontade, conhecida através dos ditames da consciência, também estes podem alcançar a salvação eterna. Nem a divina providência nega os meios necessários àqueles que, SEM CULPA, ainda não chegaram ao conhecimento explícito de Deus, mas procuram com a graça divina viver retamente." (Lumen Gentium, 16)

FONTE ELETRÔNICA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário