top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Igreja Catolica no Antigo Testamento

Daniel 2:44. “No tempo desses reis, o Deus dos céus suscitará um reino que jamais será destruído e cuja soberania jamais passará a outro povo: destruirá e aniquilará todos os outros, enquanto que ele subsistirá eternamente. “
O Novo Testamento permanece escondido no Antigo Testamento.
E o Antigo Testamento é revelado no Novo Testamento.
Existem muitas passagens no Antigo Testamento que prefigura e profetiza acontecimentos no Novo Testamento. Estas prefigurações são “tipos”. A realidade no Novo Testamento é sempre maior que o “tipo” do Antigo Testamento. Todas as Sagradas Escrituras, incluindo ambos os Testamentos, é uma história contínua, é a História da Salvação de Deus.
A Igreja Católica pode ser comparada a Arca de Noé. Nenhuma pessoa fora da Arca subsistiu.
Genesis 7: 23. ” Assim foram exterminados todos os seres que se encontravam sobre a face da terra, desde os homens até os quadrúpedes, tanto os répteis como as aves dos céus, tudo foi exterminado da terra. Só Noé ficou e o que se encontrava com ele na arca. “
A Igreja Católica é uma Igreja Visivel.
” Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha” (Mateus5:14). ” Nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.” (Mateus 5:15).
” No fim dos tempos acontecerá que o monte da casa do Senhor estará colocado à frente das montanhas, e dominará as colinas. Para aí acorrerão todas as gentes, e os povos virão em multidão: Vinde, dirão eles, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó: ele nos ensinará seus caminhos, e nós trilharemos as suas veredas. Porque de Sião deve sair a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor. ” (Isaias 2: 2-3)
” No fim dos tempos, que a montanha da casa do Senhor será estabelecida no ápice das montanhas, e será mais elevada que todos os outeiros. Os povos afluirão para ela, numerosas nações ali virão, dizendo: Vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó. Ele nos ensinará os seus caminhos, e andaremos por suas veredas. Porque de Sião sairá a doutrina, e de Jerusalém a palavra do Senhor. ” (Miqueias 4:1-2)
( Nota: Os versiculos de Miqueias e Isaias são quase identicos)
” Sabereis então que eu sou o Senhor, vosso Deus, que habita em Sião, minha montanha santa. Jerusalém será um lugar sagrado onde os estrangeiros não tornarão mais a passar. ” (Joel 4:17)
” Assim fala o Senhor: eis que volto a Sião, venho residir em Jerusalém. Jerusalém chamar-se-á a cidade-fidelidade, e a montanha de Sião, a montanha-santidade. ” (Zacarias 8:3)
” Porque isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um pouco de tempo, e abalarei céu e terra, mares e continentes; sacudirei todas as nações, afluirão riquezas de todos os povos e encherei de minha glória esta casa, diz o Senhor dos exércitos.A prata e o ouro me pertencem – oráculo do Senhor dos exércitos. O esplendor desta casa sobrepujará o da primeira – oráculo do Senhor dos exércitos. Sim, farei reinar a paz neste lugar, diz o Senhor dos exércitos ” ( Ageu 2: 6-10a).
” Uma Igreja invisivel não é uma Igreja ” (Santo Ignácio de Antioquia †110)
A Igreja Católica tem um sistema hierarquico de autoridade e liderança, o Pontificado e o Magistério. Tudo foi prefigurado no Antigo Testamento.
O Pontificado e o Magistério:
” Escuta-me: vou dar-te um conselho, e que Deus esteja contigo! Tu serás o representante do povo junto de Deus, e levarás as questões diante de Deus: ensinar-lhes-ás suas ordens e suas leis, e lhes mostrarás o caminho a seguir e como terão de comportar-se. Mas escolherás do meio do povo homens prudentes, tementes a Deus, íntegros, desinteressados, e os porás à frente do povo, como chefes de mil (cardeais), chefes de cem (Arcebispos), chefes de cinqüenta (Bispos) e chefes de dezenas (Sacerdotes). Eles julgarão o povo todo o tempo. Levarão a ti (O Papa) as causas importantes, mas resolverão por si mesmos as causas de menor importância. Assim aliviarão a tua carga, levando-a consigo. Se fizeres isso, e Deus o ordenar, poderás dar conta do trabalho, e toda esta gente voltará em paz para suas habitações. ” (Exodo 19:23)
A Autoridade:
Chaves eram símbolos de autoridade na linguagem dos hebreus :
” Naquele dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias. Revesti-lo-ei com a tua túnica (O Papa usa apenas uma tunica), cingi-lo-ei com o teu cinto (cordão ou cingulo usado pelo Papa), e lhe transferirei os teus poderes (O Vigario de Cristo); ele será um pai (A Palavra Papa quer dizer pai) para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá. (ligando ou desligando.Roma falou, a causa está encerrada” (Sto Agostinho Sermão 131,10) ( Isaias 22: 20-22)
Compare este versiculo com Mateus 16: 19, onde Jesus deu as chaves do Reino dos Céus” a Pedro somente e também lhe deu o poder de ligar e desligar”.
A Igreja Catolica é uma Igreja educativa e pregadora :
” Vai, pois, eu estarei contigo quando falares, e ensinar-te-ei o que terás de dizer.” (Exodo 4:12)
” O Senhor disse a Moisés: “Sobe para mim no monte. Ficarás ali para que eu te dê as tábuas de pedra, a lei e as ordenações que escrevi para sua instrução.” ( Exodo 24:12)
” e de ensinar aos israelitas todas as leis que o Senhor lhes deu por Moisés.” (Levitico 10:11)
” E agora, ó Israel, ouve as leis e os preceitos que hoje vou ensinar-vos. Ponde-os em prática para que vivais e entreis na posse da terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. ” (Deuteronomio 4:1)
Toda a Igreja Catolica erguida é consagrada por um bispo em seu inicio.
Uma pergunta aos protestantes: Sua Igreja foi consagrada também?
” Tomarás o óleo de unção e ungirás com ele o tabernáculo com tudo o que ele contém; consagrá-lo-ás com todo o seu mobiliário, para que ele se torne uma coisa santa. ” (Exodo 40:9)
Toda a Igreja Catolica erguida tem um santuário
Uma pergunta aos protestantes: Sua Igreja tem um santuario também?
” Far-me-ão um santuário e habitarei no meio deles. ” (Exodo 25:8)
É necessário para o santuário uma lampada, para que esta continuamente afixada fique assim a proclamar a presença de Deus. Toda a Igreja Catolica tem uma lampada afixada em seu santuário proclamando Cristo presente no santuário.
Pergunta aos protestantes: A sua Igreja tem uma lampada no santuario?
” O Senhor disse a Moisés: “Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter, continuamente, acesas as lâmpadas do candelabro. Aarão prepará-las-á fora do véu do testemunho, na tenda de reunião, a fim de que elas queimem continuamente, da tarde à manhã, diante do Senhor. Disporá as lâmpadas no candelabro de ouro puro, para que queimem continuamente diante do Senhor.” (Levitico 24: 1-4)
Toda a Igreja Catolica tem um tabernaculo, a morada de Deus na Igreja.
Pergunta aos protestante: Tem também em sua igreja um tabernaculo?
” Construireis o tabernáculo e todo o seu mobiliário exatamente segundo o modelo que vou mostrar-vos ” (Exodo 25:9)
“ Farás o tabernáculo com dez cortinas de linho fino retorcido de púrpura violeta, púrpura escarlate e de carmesim, sobre as quais alguns querubins serão artisticamente bordados. ” (Exodo 26:1)
Toda a Igreja Catolica tem um altar:
Pergunta aos protestantes: Tem a sua igreja um altar também?
“Farás o altar de madeira de acácia.” (Exodo 27:1a)
As Igrejas Catolica tem sacerdotes.
Pergunta aos protestantes: Tem a sua igreja sacerdotes também?
“Faze vir junto de ti, do meio dos israelitas, teu irmão Aarão com seus filhos para me servirem no ofício sacerdotal” (Exodo 28: 1a-b)
A Igreja Catolica ordena novos sacerdotes e bispos.
Pergunta aos protestantes: A sua igreja ordena novos sacerdotes também?
Veja os Capitulos 8 e 9 de Levitico para os detalhes da ordenação de Aarão, o Alto Sacerdote e seus filhos.
Os sacerdotes da Igreja Catolica usam vestimentas.
Veja em Exodo 28 os destalhes das varias vestimentas requeridas para os sacerdotes do tempo de Moisés e o Alto Sacerdote Aarão. As vestimentas de Aarão sao assombrosamente como as que usam os Bispos Catolicos e o Papa no presente.
O Papa usa uma Mitra, como Aarão, o Alto Sacerdote. Veja em Exodo 28:4, 28:37-39, 29:6 , 39: 28-31 e Leviticos 8:9, 16:4 e Zacarias 3:5 para maiores detalhes.
Moises levava consigo o Cajado de Aarão para simbolizar autoridade. Exodo 7:8-13 e 17:4-6.
Um Bispo Catolico leva um cajado, o Báculo como simbolo de seu cargo pastoral.
O Sacrificio da Missa foi prefigurada em Malaquias 1:11 :
” Porque, do nascente ao poente, meu nome é grande entre as nações e em todo lugar se oferecem ao meu nome o incenso, sacrifícios e oblações puras. Sim, grande é o meu nome entre as nações – diz o Senhor dos exércitos. ” (Malaquias 1:11)
A Igreja Catolica tem Assessores e Concilios. A primeira foi o Concilio de Jerusalém, convocada pouco tempo depois que a Igreja foi fundada. Este foi documentada em Atos 15. A mais recente foi o Concilio Vaticano II em 1962.
” Por falta de direção cai um povo; onde há muitos conselheiros, ali haverá salvação. ” (Proverbios 11:14)
” Ao insensato parece reto seu caminho, enquanto o sábio ouve os conselhos. ” (Proverios 12:15)
” Os projetos malogram por falta de deliberação; conseguem bom êxito com muitos conselheiros. ” (Proverbios 15:22)
” Ora, os conselhos que dava Aquitofel naquele tempo eram considerados como palavras de Deus. ” (II Samuel 16:23a)
” Dá teu aviso, intervém como árbitro, cobre-nos com tua sombra como a noite, em pleno meio-dia.” (Isaias 16:3 a-d)
A Igreja é Universal como o nome implica:
” Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti.” (Genesis 12:2-3)
” O dia ao outro transmite essa mensagem, e uma noite à outra a repete. Não é uma língua nem são palavras, cujo sentido não se perceba, porque por toda a terra se espalha o seu ruído, e até os confins do mundo a sua voz” (Salmos 19: 3-5)
” Vós, que habitais o mundo e povoais a terra, quando o estandarte se erguer nas alturas, olhai. E quando soar a trombeta, ouvi! “(Isaias 18:3)
” Aproximai-vos, nações, para ouvir, e vós, Povos, estai atentos! Que ouça a terra e tudo o que ela contém, o mundo e tudo o que ele produz “( Isaias 34:1)
Em todos os capitulos do “Cantico dos Canticos”, o amor matrimonial é simbolico do amor de Deus por sua Igreja.

FONTE ELETRÔNICA:
http://afeexplicada.wordpress.com/2011/06/09/a-igreja-catolica-no-antigo-testamento-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário