top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Oração Repetitiva é Proibida pela Bíblia?

Mateus 6,7: "Mas nas vossas orações, não usem repetições vãs, como fazem os "pagãos"; porque eles julgam que serão ouvidos à força de palavras."
Este é o único versículo da Bíblia ao qual se referem os acusadores do Rosário. A ênfase deste versículo é na palavra "vã", e não na palavra "repetição". Vamos analisar o significado das palavras-chave: "vã" e "pagãos", que nos indicam o significado de todo o versículo...

Vã:

1. Que não obtém o resultado desejado.

a. Muitos obtiveram os resultados desejados rezando o Rosário.

2. Sem substância ou valor.

a. O mesmo se aplica neste caso.

3. Excessivamente orgulhoso de sua aparência ou façanhas, convencido.

a. Não se aplica a este caso.

4. Tola.

a. Não é verdade, considerando-se os excelentes frutos colhidos por tantos que rezam o Rosário.

5. Sem resultado: nosso trabalho foi em vão.

a. Certamente não é o caso, veja 1a.

6. De forma irreverente, por exemplo, usou o nome do Senhor em vão.

a. Definitivamente não é este o significado.

A quais destes significados os detratores se referem?

PAGÃO:

1. Aquele que adere à religião de um povo ou nação que não reconhece o DEUS do Judaísmo, da Cristandade ou do Islamismo.

a. Todos os Cristãos estão fora desta categoria.

2. Os não-convertidos.

a. O mesmo que em 1a.

3. Aquele que é considerado sem religião, não civilizado ou não esclarecido.

a. O mesmo que em 1a.

Hum, tenho a impressão de que os Cristãos não se encaixam em nenhum desses significados.


O X da questão é que existe repetição vã e repetição proveitosa. A Sagrada Escritura se refere muito mais à repetição proveitosa do que à vã...


Repetição proveitosa na oração...
1. Isaías 6,3: "Suas vozes se revezavam e diziam: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus do universo. A terra inteira proclama a Sua glória!"

a. Os Serafins louvando a DEUS repetidamente.

2. Daniel 3,51-90: É o famoso "Canto dos três jovens".

a. Um grande número de repetições neste caso.

3. Mateus 26,36-44: "... Deixou-os e foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras."

a. O próprio Jesus Cristo usando oração repetitiva. Podemos fazer menos do que Ele?

4. Lucas 6,12: "Naqueles dias, Jesus retirou-se a uma montanha para rezar, e passou aí toda a noite orando a DEUS."

a. Oração a noite inteira, alguma repetição aqui?

5. Lucas 18:1,3-5: "Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo."

Os versículos: 3-5 contam a parábola do juiz iníquio: "...todavia, porque esta viúva me importuna, far-lhe-ei justiça, senão ela não cessará de me molestar."

6. Lucas 21,36: "Vigiai, pois, em todo o tempo e orai..."

7. At 12,5: "Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus."

8. Romanos 1,9-10: "Pois DEUS, a quem sirvo em meu espíriro, anunciando o Evangelho de seu Filho, me é testemunha de como vos menciono incessantemente em minhas orações..."

9. Efésios 6,18: "Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito..."

10. Colossenses 1,9: "Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós..."

11. 1 Tessalonicenses 3,10: "Noite e dia, com intenso, extremo fervor, oramos para que nos seja dado ver novamente a vossa face..."

12. 1Tessalonicenses 5,17: "Orai sem cessar."

a. "sem cessar": Você teria que acabar se repetindo.

13. 2Timóteo 1,3: "...e me lembro de ti sem cessar nas minhas orações, de noite e de dia.

a. Como pode alguém fazer isso sem usar orações repetidas?

14. Tiago 5,16: "A oração incessante do justo tem grande eficácia."

a. Eu diria que "de grande eficácia" é justamento o oposto de "vã", certo?

b. Eu diria que rezar o Rosário se encaixa muito bem nessa categoria, concorda?

15. Apocalipse 4,8: "Não cessavam de clamar dia e noite: "Santo, Santo, Santo é o Senhor DEUS, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar."

a. Meu DEUS do céu, até os anjos usam orações repetitivas diante de DEUS!

16. O salmo 136 tem 25 versículos. Em cada um destes 25 versículos existe uma oração "por que a Sua misericórdia é eterna." Como é que aqueles que citam Mateus 6,7 para criticarem o Rosário explicam isso?

17. O Salmo 150 tem apenas 5 versículos e, mesmo assim, "Louvai ao Senhor", ou "Louvai-O" repetem-se 11 vezes naqueles 5 versículos.

18. Êxodo 17,8-13: enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas em oração, Josué e Israel venciam a batalha contra Amalec. Assim que ele descansava os braços, Amalec levava a melhor. Como Moisés poderia ter ficado orando durante quase o dia inteiro sem ser repetitivo? Este é um exemplo brilhante do poder da oração.

19. Lucas 18,1-8: uma mulher persistente perturba o juíz com um pedido repetitivo por longo tempo. No versículo 5, o juíz se cansa e finalmente atende ao seu pedido. Agora, o que você acha que teria acontecido se a mulher tivesse pedido a 20 de seus amigos para falar (orar) em seu nome? Sem dúvida o juíz teria cedido ainda mais rápido.
Repetição vã na oração...
1. 1 Reis 18,25-29: Eles oravam para Baal e no versículo 29: "...Mas não houve voz, nem resposta, nem sinal algum de atenção."

O Rosário certamente não é uma repetição "vã" de orações, pois tem trazido alegria a muita gente. Só como exemplo, no dia 28 de janeiro de 1998, Madre Angélica do (canal Católico Americano) EWTN foi curada miraculosamente de uma lesão incapacitante na coluna, depois de quarenta anos de dor e tendo que usar três cintas. Foi curada enquando rezava o Rosário.

Escrito por Bob Stanley em 21 de março de 1998...

Atualizada em 8 de novembro de 2001

3 comentários:

  1. Acho que quando a pessoa reza com fé, com vontade, com um desejo muito grande, a oração funciona sim. Digo por experiência própria. Pois sentimos a presença de Deus e do espírito santo, ocorre um calor e um sentimento dificil de explicar, mas só quem passa por isso conhece.

    Porém aqui vai uma crítica: algumas vezes vejo algumas senhoras orando aqueles terços centenas de vezes com um desanimo terrível, em uma especia de mantra, numa espiral interminável no tempo.

    Aliás aqui fica uma pergunta: já vi vários artigos que mostram o terço como de origem pagã, inclusive muito utilizado no hinduísmo.

    Aqui fica a sugestão de um artigo para falar sobre as origens do terço, ou rosário e como foi introduzido na religião católica.

    Porque ele não apareceu do nada. Seria mais uma adoção de práticas pagans na igreja católica? a exemplo do obelisco no Vaticano: considerado o falo humano em outras culturas e religiões pagans.

    Mas Parabens pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTUDE MAIS SOBRE OS PRIMEIROS PAIS DA IGREJA E A ORIGEM DO TERÇO ESTA NO LIVRO DE LUCAS, O ESTUDO SOBRE OS PAIS DA IGREJA SE CHAMA PATRISTICA O SITE E ESTE http://www.onipotente.org/historia/igreja/seculo02.htm

      Excluir
  2. A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

    Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".

    Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.

    ResponderExcluir