top

create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 23 de outubro de 2010

Sola Scriptura,A Falsa Doutrina Anêmica Fabricada Pelos Homens!

"Toda a Escritura é inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra."

2Timóteo 3,16-17
Estes são os versículos mais comumente usados por seitas não-católicas na vã tentativa de "provar" que a falsa doutrina fabricada pelo homem da "Sola Scriptura", ou "Somente Bíblia", é Bíblica. Entretanto, quando essas pessoas citam a Sagrada Escritura, invariavelmente pegam um ou dois versículos completamente fora de contexto. Antes que alguém até mesmo comece a discernir o que a Escritura realmente está tendando dizer, precisa obedecer à regras estabelecidas, os principais axiomas de discernimento da Sagrada Escritura, um dos quais é que nunca se deve tirar um versículo de seu contexto. É o contexto, os significados e o gênero literário que devem ser levados em consideração para o discernimento adequado. É uma impossibilidade virtual que qualquer escritor exprima em palavras o verdadeiro significado do que está querendodizer, sem que alguém desconstrua e distorça a mensagem que ele tentou transmitir. Por isso, é de suma importância ter apenas uma única autoridade para discernimento adequado.

"Naquelas cartas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras."

2Pedro 3,16

Nenhuma pessoa deveria jamais citar versículos individuais fora de contexto, a fim de tentar "provar" algo diferente do que o autor teve a intenção de dizer. Quando aqueles dois versículos de 2Timóteo 3 são colocados em seu contexto próprio, não querem dizer de maneira alguma o que os não-católicos dizem que significam. Provarei isso, sugerindo que antes de continuar lendo esta página, visite esta outra, a fim de que coloque no contexto adequado o que São Paulo quis dizer naqueles dois versículos, depois disso retorne por favor para este documento.

Para reflexão:

Antes de continuar, gostaria fazer uma pergunta: "Se toda a Escritura é inspirada por DEUS, então por que os Evangelhos de Pedro, Paulo e Tomé não estão incluídos na Bíblia? Que resposta a Sola Scriptura dá a esta indagação?


Agora que você já colocou os dois versículos na perspectiva adequada, vamos "fingir" que a Sola Scriptura (de agora em diante abreviada para "SS") realmente exista, e que seja Bíblica. Aqui estão alguns pensamentos para você refletir a respeito do que você realmente tem com a SS, mas, mais importante ainda, o que você não tem.

Já que leu o link acima e entendeu agora o contexto correto, deve perceber que tudo o que você tem naqueles dois versículos é o Antigo Testamento, e com ele todos os sete livros rejeitados pelos reformadores.

Quando 2Timóteo 3,16 e 17 são tirados de seu contexto adequado, a doutrina da SS não pode reivindicar o Novo Testamento.

Consequentemente, os que acreditam na SS são forçados a se virar somente com o Antigo Testamento, incluindo os sete livros rejeitados por Martinho Lutero, livros que eles chamam de Apócrifos. Como então pode aquele que acredita na SS, que alega seguir o verdadeiro ensinamento da Bíblia, ter algo a ver com os Evangelhos e, com os ensinamentos de Cristo contidos nos mesmos?

Você não tem uma Santíssima Trindade na qual possa crer, tem? Está vendo? A palavra "Trindade" não pode ser encontrada se usarmos SS, ou pode?

Veja bem, a Santíssima Trindade foi definida pelo Concílio Católico de Nicéia em 325 D.C. Mas falta ainda muito mais na SS.


Você não pode encontrar na SS que o Espírito Santo é "consubstancial" ao Pai e ao Filho.

Essa doutrina não foi definida até o Concílio Católico de Constantinopla em 381. A SS não ajudou em nada nesse caso.

Você acredita na "União Hipostática" (que Jesus Cristo tem duas naturezas, uma humana e outra divina)?

Se acredita, nem você nem eu podemos encontrar a "União Hipostática" na Escritura usando SS.

A União Hipostática foi definida pelo Concílio Católico de Calcedônia em 451. Mais uma vez a SS falhou.

A palavra "Bíblia" não pode ser encontrada na Bíblia se usarmos a lógica SS, pode? Como você sabe que o livro que você chama de Bíblia é a Bíblia? A SS lhe diz isso? Se é o caso, onde está na Bíblia a lista de todos os livros inspirados que constam da mesma? Por que os livros que listei acima, e centenas de outros que existiam na época, não estão incluídos em sua "Bíblia" usando somente a lógica da SS?

Os livros inspirados da Bíblia, chamados o cânone, foram determinados como sendo inspirados em diversos concílios da Igreja Católica depois muito mais de trezentos anos de debates. Então, nos primeiros trezentos anos do Cristianismo, não havia Bíblia nenhuma com um Novo Testamento, então nenhum N.T. SS. Os Concílios foram os de Roma 382, Hipona 393, Cartago 397, e houve outros concílios mais tarde, tais como o de Florença 1431, e o de Trento 1546, reafirmando o que os concílios anteriores haviam definido. Foram aqueles primeiros concílios que rejeitaram os Evangelhos de Pedro, Paulo e Tomé, e centenas de outros livros declarados como sendo não inspirados. A primeira Bíblia contendo um Novo Testamento e um Antigo Testamento foi a Vulgata em Latim de São Jerônimo de 404 D.C.. Ela contém todos os sete livros rejeitados pelos reformadores. Onde se encontra o cânone da Bíblia na SS?

Explicação:

Aqui está um resumo dos fatos com relação à Sola Scriptura.

1. De acordo com 2Timóteo 3,1-17, em seu contexto, a SS está limitada apenas ao Antigo Testamento, e inclui todos os sete livros do Antigo Testamento rejeitados pelos reformadores.

2. A SS não fornece o cânone dos livros inspirados dentro da Sagrada Escritura.

Então, como alguém que acredita na SS sabe quais livros são inspirados e quais não o são

3. A SS não nos fornece uma lista de livros não inspirados tais como os Evangelhos de Pedro, Paulo e Tomé, e não explica por que aqueles livros não constam da Bíblia dos que acreditam na SS. Como podem aqueles que acreditam na SS diferenciar entre os livros que são inspirados e os que não o são?


4. A SS não nos fornece a palavra "Bíblia". Como pode então os que acreditam na SS sequer usar a palavra?


5. Dessa forma, os que acreditam na SS não têm como saber que o livro que eles chamam de Bíblia é a Bíblia.


6. Já que aqueles que acreditam na SS não podem mostrar quais livros da Bíblia são inspirados, então eles não têm o direito de sequer chamar a Bíblia deles de inspirada.


7. A SS não nos dá a palavra "Trindade". Então por que razão os que acreditam na SS usam a palavra?


8. A SS não define a Santíssima Trindade. Então por que aqueles que acreditam na SS pensam que ela exista?


9. Você acredita em "Pecado Original"?

As palavras "Pecado Original", juntas, não estão na Bíblia, então como você pode acreditar nisso?

10. Você acredita na "Encarnação"? Como pode acreditar se a palavra não é encontrada na Sagrada Escritura?

11. Você acredita na "Ascenção"? Como pode acreditar se a palavra sequer consta de sua Bíblia?

12. Você acredita em algo chamado "Arrebatamento"? Como pode acreditar se a palavra não se encontra em sua Bíblia?


13. Você acredita na "Cristandade"? Bem, essa palavra também não pode ser encontrada na Bíblia, se você acredita na SS.

14. Os "Protestantes" não existem, simplesmente porque a palavra não se encontra na SS?


15. Onde na SS estão as palavras "somos salvos somente pela fé"? Só consigo encontrar um versículo onde as palavras "fé" e "somente" se encontrem juntas, e existe aquela palavrinha "não" antes delas:

"Vede como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?": Tiago 2,24. Não consigo encontrar palavras em defesa de "somente pela fé", a não ser na Bíblia alemã de Martinho Lutero, onde ele adicionou a palavra "somente" em Romanos 3,28. O livro de Tiago é um espinho no lado de Lutero, pois contradiz o que ele ensinou. É por isso que ele chamou aquele livro de "epístola de palha", querendo dizer que ela era boa para ser queimada.

16. As palavras "Sola Scriptura" não aparecem em nenhum lugar da Bíblia, então como podem os que acreditam na SS praticá-la? Como o próprio nome diz, Sola Scriptura, se não está na Bíblia, então simplesmente não se deve acreditar. Obtenho essa resposta o tempo dos que acreditam na SS e tentam me dizer que "tudo" está na Bíblia, a despeito do fato de que a Bíblia não diz tal coisa em lugar algum. Entretando, a Bíblia diz, sim, que nem tudo está na Bíbila, o que é exatamente o oposto do que me dizem os que crêem na SS. Leia João 20,30, e 21,25.

Em quem eu deveria acreditar, no os seguidores da SS dizem ou no que a Palavra de DEUS diz?

17. Fale-me a respeito da atuação da SS logo no início, quando a Igreja foi fundada por Cristo em cerca de 30 D.C. e o primeiro livro do Novo Testamento, 1Tessalonicenses só foi escrito 20 anos mais tarde. Se você ler o livro dos Atos, verá que a Igreja estava crescendo muito rapidamente naquele período. Três mil se converteram em apenas um dia em Atos 2,41 e em Atos 2,27, mais e mais se convertiam a cada dia. Atos 4,4 menciona cinco mil novos adeptos. Como pode um adepto da SS explicar este crescimento fabuloso sem um Novo Testamento para guiar estes primeiros convertidos?

Um Antigo Testamento SS seria suficiente para ensinar sobre a Nova Aliança?

18. A SS não poderia de jeito nenhum ter funcionado nos primeiros 374 anos do Cristianismo (supondo que este teve início em 30 D.C.) já que não houve nenhum Novo Testamento, do jeito que o conhecemos, até o ano de 404 D.C..


19. A SS não poderia ter funcionado de maneira alguma por mais de mil anos depois da Vulgata de 404, já que a imprensa não foi inventada até 1450 e todas as Bíblias tinham que ser copiadas à mão, à custa de muito trabalho, até aquela época. Estima-se que levava de dez a vinte anos na vida diária de um monge para reproduzir apenas uma cópia. Aquelas cópias ostentavam uma linda opulência, pois muitas eram decoradas com ouro e pedras preciosas. O custo de cada uma era proibitivo. Quem das massas teria meios de comprar uma cópia?
Se DEUS precisava da SS, então por que Ele esperou mais de 1400 anos até criar Gutemberg para que este inventasse a imprensa?


20. A SS não poderia ter funcionado de maneira alguma com a prevalência do analfabetismo com taxas ao nível de 95% por tantos séculos.

21. A falsa doutrina feita por homens da SS não aparece em nenhum escrito histórico genuíno antes de Martinho Lutero aparecer no século XVI e "inventá-la".


22. Como é que aqueles que acreditam na SS sabem em qual interpretação da SS devem acreditar, já que cada um é o seu próprio papa? Um ensina uma coisa e outro ensina justamente o oposto. Esta é a razão principal pela qual existem hoje em dia no mundo dezenas de milhares de seitas que acreditam na SS*, todas ensinando algo diferente, e todas dizendo "o Espírito Santo me disse". Quem tem a autoridade para que aquele que acredita na SS possa dizer: "Este é o verdadeiro sentido da Escritura"? A resposta é que não há nenhuma autoridade. É cada um por si entre os que acreditam na SS em termos de intepretação Bíblica, que é proibida pela própria SS: Atos 8,26-38, 2Pedro 1,20, 2Pedro 3,16.

*A Enciclopédia Mundial da Cristandade, uma publicação Protestante. Ela lista 36.400 em meados de 2003.

23. Se "tudo está na Bíblia", conforme me dizem aqueles que acreditam na SS, então por que eles não acreditam e praticam tudo o que está na Escritura? Por que eles rejeitam porções enormes desta? Aqui está alguns exemplos do que eles rejeitam:

* Os três versículos que acabei de listar, que coletivamente dizem que não deve haver interpretação privada da Sagrada Escritura.

* 1Coríntios 11,2 e 2Tessalonicenses 2,15, que dizem para manter as tradições. Aqueles que acreditam na SS dizem que não devemos manter as tradições.

* 1Timóteo 3,15 não diz que a bíblia é a coluna e sustentáculo da verdade, mas sim a Igreja.

* João 10,16: haverá um só rebanho e um só pastor, e não as dezenas de milhares que os seguidores da SS formaram.

* 1Coríntios 1,10: que todos estejam em pleno acordo e que não hava divisões. Bom, acabei de mostrar que todas as milhares de seitas ensinam coisas diferentes, e são as dissenções que causam as divisões e a formação de mais seitas.

* João Capítulo 6, que aqueles que acreditam na SS dizem ser simbólico, e esses mesmos dizem que o resto da Bíblia é literal.

* Mateus 16,18 onde Jesus disse igreja, e não dezenas de milhares de igrejas.

* Mateus 28,20 onde Jesus Cristo prometeu estar com Sua única Igreja todos os dias em cada século até o fim dos tempos.

* Lucas 1,48: "Desde agora" significa deste momento em diante. "Todas as gerações" significa isso mesmo e presumo que isso inclua todos os que estão lendo este arquivo. "me proclamarão" é um comando e não uma sugestão. "me proclamarão bem-aventurada". Em todas as minhas extensas conversas com seguidores da SS, nem sequer um deles jamais obedeceu ao comando desse versículo. Esse versículo é uma prova positiva de que os seguidores da SS não seguem a Sagrada Escritura, mas sim escolhem a dedo o que está de acordo com suas falsas crenças. Isto é uma violação clara de Tiago 2,10:

"Pois quem guardar os preceitos da lei, mas faltar em um só ponto, tornar-se-á culpado de toda ela."

* Lucas 2,51: A Escritura nos diz que o criador do universo foi submisso a uma criatura, Sua Mãe Bendita, pelos primeiros 30 anos de Sua vida. Por que aqueles que crêem na SS não reconhecem esse fato?

* Deuteronômio 4,2. 13,1, Provérbios 30,5-6, Apocalipse 22,18-20: "Não acrescente ou subtraia nada da Sagrada Escritura" (veja o número 24 abaixo).

* Deuteronômio 12,8: "Não fareis nesse lugar o que nós fazemos hoje aqui, onde cada um faz o que bem lhe parece".

Esta é mais uma condenação da interpretação individual da Sagrada Escritura. "Se está de acordo com a minha interpretação, é o que me convém".

* Apocalipse 21,8. 21,27 e 22,15: que mentirosos nunca entrarão no reino do céu.

* Romanos 1,18 e 2,8: enfrentem a ira de DEUS aqueles que criam contendas e não se submetem à verdade. Mostrei nesta longa lista que os seguidores da SS são culpados por fecharem seus olhos e ignorarem os versículos que listei nesta sessão. Eles certamente não se submetem à verdade da Sagrada Escritura. Não é ser hipócrita dizer que obedecem à Sagrada Escritura, enquanto ao mesmo tempo ignoram grandes porções Dela?

Um versículo que citei previamente está gritando para ser repetido neste ponto:

"Pois quem guardar os preceitos da lei, mas faltar em um só ponto, tornar-se-á culpado de toda ela."

Tiago 2,10,

E temos então 1 Pedro 4,17: um versículo do qual todos os que acreditam na SS deveriam estar cientes enquanto se lembram dos muitos mandamentos da Escritura que listei acima e dos quais alguns não são obedecidos:

"Porque vem o momento em que começará o julgamenteo pela casa de Deus. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de Deus?"

24. É óbvio que em alguns casos, o tema dos que acreditam na SS: "tudo está na Bíblia", não é suficiente para eles, então em seus ensinamentos acrescentam à Escritura, recorrendo ao uso de exegese, que é uma interpretação da Escritura que expressa as próprias idéias e tendências individuais dos intérpretes, ao invés do verdadeiro significado do texto, conforme a intenção do autor.

Aqui estão alguns exemplos do uso da exegese por parte de seguidores da SS, e como eles acrescentam, distorcem e retorcem o significado da Sagrada Escritura.

As adições ou mudanças exegéticas às verdadeiras Palavras de DEUS estão indicadas na cor lilás.

Há muito mais exemplos além dos que listei aqui.

* Mateus 26,26, Marcos 14,22, Lucas 22,19: "Isto é um símbolo do meu corpo".

* João 6,35: "Eu sou um símbolo do pão da vida".

Se o maná no deserto é símbolo da Sagrada Eucaristia, um símbolo do Antigo Testamento alguma vez aponta para um outro símbolo no Novo Testamento.?

Se você acha que sim, então qual é o propósito da tipologia?

* João 6,51: "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é só um símbolo da minha carne para a salvação do mundo".

* João 6,57: Assim como Pai que me enviou vive, e eu vivo no Pai, assim também aquele que comer um símbolo da minha carne viverá por mim".

O símbolo de uma coisa tem os mesmos poderes dela?

* 1Coríntios 11,29: "Aquele que o come e bebe sem distinguir o corpo do Senhor, não poderia de modo algum comer e beber sua própria condenação, pois como um mero símbolo poderia fazer mal a alguém"?.


* Salmo 127,1: "Se o Senhor não edificar dezenas de milhares de casas, em vão trabalham os que as constroem".

* Mateus 16,18: "Tu és Pedro, uma insignificante pedrinha, e sobre esta insignificante pedrinha edificarei minhas dezenas de milhares de igrejaS diferentes e todas elas ensinarão algo diverso."

Você acha realmente que elas todas caberiam naquela única pedrinha insignificante?

* Apocalipse 1,11: "O que vês, escreve-o num livro e manda-o às sete igrejas protestantes...'.

* Mateus 16,19: "E eu darei a cada um que acredita na SS as chaves do Reino do Céu."

(Já que todos sabemos que cada seguidor da SS é a sua própria autoridade, e dessa forma é o seu próprio papa ou sua própria papisa, não faria sentido para eles que assim fosse, a menos que cada um deles ou delas tivesse também seus próprios molhos de chaves.)

* Mateus 28,20: "Estou com vocês até que haja apostasia e o último Apóstolo morra, e então me mudarei para outra igreja".

Note! A identidade dessa "outra igreja" é desconhecida, já que nenhum dos seguidores da SS conseguem nomeá-la ou o seu fundador. É também desconhecida a data deste monumental e maior dos eventos, com abalos universais, desde a crucificação e ressurreição de Cristo. E além dessa falta de prova histórica, não há sequer um único documento histórico genuíno que prove que isso tenha ocorrido.

Imagine, um evento dessa magnitude não é reportado nem registrado! Onde estavam os escribas da época?

Se você ler Efésios 1,23 verá que a Igreja que Jesus fundou é Seu Corpo e Ele é a sua Cabeça. Como poderia o Seu Corpo cair em apostasia e se separar de Sua Cabeça?

* Efésios 5,23: "como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, do qual ele não é o salvador".

Afinal de contas, como Ele poderia ser o Salvador de Seu Corpo se Este (Sua Igreja) caiu na apostasia?

* Mateus 16,19: "...e as portas do inferno prevalecerão contra minha única Igreja".

* Efésios 3,21: "a ele seja dada glória na Igreja, e em Cristo Jesus, até o dia em que a Igreja cair na apostasia".

* Atos 1,20: "e que nenhum outro receba seu ministério, pois todos sabem que não existe tal coisa chamada Sucessão Apostólica".

*2Timóteo 2,2: "...O que de mim ouvistes em presença de muitas testemunhas, não o confia a homens fiéis, pois estes, por sua vez, podem ser competentes eles mesmos para ensinar aos outros. Isso vai assegurar que não haverá nenhuma Sucessão Apostólica".

* Mateus 18,17: "se recusa ouvi-los, apele para a bíblia".

* João 10,16: "e haverá dezenas de milhares de rebanhos...".

* 1Coríntios 1,10: "Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno desacordo e que hava muitas divisões entre vós, a fim de não estejam unidos no mesmo espírito e no mesmo sentimento".

* 1Coríntios 1,13: "Então estaria Cristo dividido? Não, de jeito nenhum, não vejo divisões aqui".

* Lucas 11,17: "Todo reino dividido contra si mesmo dará frutos, e casa se erguerá sobre casa, às dezenas de milhares".

(Ôpa! Será que estou vendo um conflito aqui entre este versículo e o outro listado logo acima deste?)

* João 16,13: Quando vier o Espírito da Verdade, ele ensinará algo diferente a cada uma das dezenas de milhares de seitas".

* Efésios 3,10: "Assim, de ora em diante, as dominações, e as potestades celestes podem conhecer, através das dezenas de milhares de denominações diferentes, todas ensinando algo contrário das outras, a infinita diversidade da sabedoria divina".

* 2Pedro 1,20: "Antes de tudo, sabei que toda profecia da Escritura é somente para interpretação pessoal".

* Atos 8,32: "Eu não preciso de ninguém para me mostrar, já que somos todos guiados pelo Espírito Santo para interpretá-la nós mesmos".

Se esse é o caso, então por que as dezenas de milhares de seitas não ensinam a mesma coisa?

Há um Espírito diferente para cada seita, ou um Espírito ensinando coisas diferentes a cada uma delas?

* Atos 5,32: "Deste fato nós somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que DEUS deu a todos os que acreditam na SS quer eles Lhe obedeçam ou não."

Aqueles que "Lhe obedecem" ignoram longos trechos de Sua Palavra e lêem em Sua Palavra (exegese) coisas que simplesmente não estão lá? Este versículo não significa realmente que aqueles que não Lhe obedecem não são guiados pelo Espírito Santo?

* Romanos 3,28: "Porque julgamos que o homem é justificado somente pela fé, sem as observâncias da lei".

* Romanos 13,2: "Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por DEUS; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação exceto Martinho Lutero e outros reformadores e seus seguidores".

* Hebreus 13,17: "Sede submissos e obedecei aos que vos guiam, entretando, Martinho Lutero e outros reformadores estão isentos".

* Mateus 22,39: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo exceto se ele for católico".

*1Coríntios 10,32: "Não vos torneis causa de escândalo, nem para judeus, nem para os gentios, mas certifique-se de o ser para a Igreja de DEUS".

*1Coríntios 15,9: "Pois eu sou o maior dos Apóstolos, e sou digno de ser chamado Apóstolo, pois eu persegui a Igreja de DEUS".

* Filipenses 2,12: "Não há necessidade de trabalhar na vossa salvação com temor e tremor pois nós já estamos salvos".

* Tiago 2,24: "Vede como o homem é justificado pelas obras, mas somente pela fé".

* Tiago 2,26: "Assim como o corpo sem alma é morto, a fé sem obras assegura a salvação para todos os que acreditam na SS".

* E finalmente, encerramos exatamente onde começamos, com 2Timóteo 3,16-17: "Toda a Escritura é inspirada por Deus, passada, presente, e futura, significando quaisquer e todas as que nem foram escritas ainda, e usadas exclusivamente para ensinar, para repreender, para corrigir e para ser a única a formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna totalmente perfeito, totalmente capacitado somente com a fé".

2Timóteo 2,16-17 tomado ao pé da letra e fora de contexto como os seguidores da SS sempre o fazem, transmite a falsa mensagem de que qualquer um pode escrever um livro (afinal de contas um livro é escritura) e então declará-lo como inspirado por DEUS.


"Nessas epístolas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras."

2Pedro 3,16

"Não reescreverás a Sagrada Escritura a fim de que se adapte a vossas próprias crenças e tendências. Ao contário, conformarás vossos ensinamentos, e conformarás vossas crenças à Palavra de DEUS inspirada, sem nenhum acréscimo e sem que nada seja suprimido."

Veja Dt 4,2. 11,32. 13,1, Sl 12,7. 33,4. 50,16-17. 107,10-11. 119,57, 139-140,

Pr 5,7. 30,5-6, Ecl 3,14, Jr 23,36, Gl 1,8-9, 1Pd 1,24-25, 2Pd 3,15-16, Ap 22,18-20.

Aprecio muitíssimo Provérbios 30,6, você não?

DEUS, em Sua Sabedoria Infinita, nunca teria nos dado um livro inerrante sem primeiro nos dar um intérprete autorizado e infalível.

Todavia, DEUS nos deu sim, primeiro, um intérprete autorizado e infalível. Ele nos deu a Sua Igreja.

"Tornei-me, acaso, vosso inimigo, porque vos disse a verdade?" Gálatas 4,16

Escrito por Bob Stanley em 20 de maio de 2003

Atualizado em 21 de agosto de 2004



Nenhum comentário:

Postar um comentário