top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Genealogia dos Irmãos

MARIA TEVE OUTROS FILHOS...? Ou não?

MATEUS 13,55-56, e MARCOS 6,3, dizem: "Este não é o carpinteiro, o Filho de Maria, irmão de TIAGO, e JOSÉ, e de TADEU e SIMÃO? As Suas irmãs não vivem aqui entre nós?" (Nota! Somente o "carpinteiro" é chamado "O Filho de Maria", não "UM Filho de Maria"). Alguns referem-se a esses versículos como "prova" de que Maria tinha outros filhos. Veja também: Mt 12,46, Mc 3,31, Lc 8,19, Jo 7,5.
Vamos analisar o assunto mais detalhadamente, usando sua Bíblia...

A palavra: "Irmãos"... aparece mais de 530 vezes na Bíblia.

"Irmão" .... aparece mais de 350 vezes.
"Irmã"..... aparece mais de 100 vezes.

"Irmãs".... aparece mais de 15 vezes.

IRMÃO: A palavra Hebráica 'ACH', é normalmente traduzida por "irmão". Como o Hebreu e o Aramaico, nos quais foi escrito o Evangelho de Mateus, tinham muito menos palavras do que o Inglês ou o Português, os Judeus daquele tempo usavam o termo num sentido amplo para significar parentesco. Não existem termos hebráicos para os diferentes níveis e graus de relacionamento. "Irmão" significava os filhos do mesmo pai e todos os membros do sexo masculino de uma clã ou tribo. Em Grego, no qual o Evangelho de Marcos foi escrito, a palavra "irmão" é "adelphos" (adelphos) que significa irmão de sangue ou pertencendo ao mesmo povo, ou um compatriota ou irmão de fé. Mesmo hoje em dia, a palavra é usada com sentido mais amplo, de forma que amigos, aliados, pessoas da mesma fé e cidadãos do mesmo local podem ser incluídos na mesma irmandade. Não era diferente no tempo de Cristo. Os quatro dicionários que chequei (em Inglês no original) listam três ou quatro classes de significados da palavra "irmão". A primeira classe concerne os filhos dos mesmos pais. A outras duas ou três classes dizem: parentes, companheiros, amigo íntimo, um colega, um membro de ordem religiosa, um mesmo membro de uma Igreja Cristã, etc. Quantas vezes você já viu um pastor na TV se dirigir à audiência dizendo "Nossos irmãos e irmãs"? Os detratores de Maria aceitam os últimos três significados conforme lhes convém, mas quando o assunto é Maria, a mãe de DEUS, eles sempre se referem ao primeiro significado. É justo para com Ela? Como você explica isso?

Nas palavras do próprio Jesus Cristo, leia em João 20,17, onde Ele diz à Maria Madalena: "Não Me retenhas, porque ainda não subi a Meu Pai, mas vai aos Meus "IRMÃOS" e dize-lhes: "Subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu DEUS e vosso DEUS."
Agora, no próximo versículo, a quem ela se dirigiu?

João 20,18: "Maria Madalena correu para anunciar aos "DISCÍPULOS" que ela tinha visto o Senhor e contou o que Ele lhe tinha falado."
Quando Jesus disse "IRMÃOS", Ele queria dizer Seus "DISCÍPULOS", e não Seus irmãos de sangue.


Leia Mat 28,10, Jesus lhes diz: "Não temais! Ide dizer aos meus "IRMÃOS" que se dirijam à Galiléia, pois é lá que eles Me verão."

Quem foi para a Galiléia se encontrar com Jesus?

Mat 28:16, "Os onze discípulos foram para a Galiléia, para a montanha que Jesus lhes tinha designado."

Também nesse caso, quando Jesus disse "IRMÃOS", Ele se referia a Seus "DISCÍPULOS", e não a Seus irmãos de sangue.

Mat 23,8, Jesus disse: "...e vocês são todos irmãos."

Nós somos todos irmãos de sangue?

Lc 22,31-32: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça ; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos."

Jesus falou com Simão Pedro neste episódio e a palavra "irmãos" está no plural. Jesus se referia aos irmãos de sangue de Pedro ou aos outros Apóstolos?

Outro exemplo das palavras de Jesus Cristo...

Jesus nos diz quem são seus "irmãos" e "irmãs" em Mat 12,50, Mc 3,34-35: "Todo aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos céus, esse é MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ E MINHA MÃE."

Então, aqueles que insistem que a palavra "irmão" ou "irmã" significa apenas parentes de sangue, ou frutos do mesmo útero, terão que ajustar sua forma de pensar para encaixar o que Jesus diz nessas passagens. Senão, todas as pessoas no mundo inteiro terão que ser vistas como irmãos e irmãs de sangue de Jesus Cristo.
E mais um versículo importante a respeito dos "irmãos":

Jo 7,5, "Com efeito, nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele."

Se eles fossem mesmo irmãos de sangue de Jesus, como muitos não-Católicos alegam, então eles deveriam ter convivido com Ele a maior parte dos Seus primeiros 30 anos na terra. Aqueles que alegam que Ele teve irmãos, sabem perfeitamente que Sua mãe e pai nutrício sabiam quem Ele era e, claro, acreditavam Nele. Eles querem que acreditemos também que Seus irmãos não sabiam quem Ele era e não acreditavam Nele?

Veja também: Num 8,26, 1Sam 30,23, 2Sam 1,26, 1Re 9,13, 2Cron 29,34, Ato 2,37, At 3,22, At 7,23.
Por exemplo...

Se você ler Gen 29,15: "E Labão disse a Jacó: porque vós sois meu irmão..." À primeira vista, poderia-se pensar que Jacó e Labão eram irmãos de sangue. Agora compare com Gen 29,5: "Conheceis porventura Labão, filho de Nacor?". Compare com Gen 25,21-26, e você vai perceber que Jacó era filho de Isaac e Rebeca. Labão era filho de Nacor. Eles não eram irmãos de sangue mas sim conterrâneos. Cristo diz à multidão de Seus discípulos em Mt 23,1-8: "E VÓS SOIS TODOS IRMÃOS". Ele queria dizer que todos eram irmãos de sangue? Claro que não.

Em 1Cor 15,6, Jesus apareceu de uma vez só a 500 irmãos. Seria possível que todos eles fossem seus irmãos de sangue? Muito improvável. E temos Pedro falando a cento e vinte irmãos en At 1,15-16. Paulo se refere a um "chamado de irmão" em 1Cor 5,11 e 1Cor 8,1-13. Paulo pede: "IRMÃOS, orai também por nós. Saudai a todos os IRMÃOS com o ósculo santo em 1Tes 5,25-26. A Bíblia tem muitos versículos semelhantes. Ninguém tem problema com esses versículos. Por que então têm problema quando "Maria" faz parte do versículo?

Agora temos que lidar com os irmãos, TIAGO, JOSÉ, SIMÃO, and JUDAS conforme Mc 6,3...

Mc 15,40: "Achavam-se ali também umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé". Estas pessoas estavam presentes na crucificação.

Jo 19,25: "Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena."
Perceba que se neste versículo a palavra "irmã" significa irmã de sangue, e não consta seu nome. O contexto e a colocação das vírgulas indicam que havia duas mulheres na mesma família, ambas com o nome de Maria. Isso não causaria muita confusão na família? Por meio de cuidadosa comparação com Mc 15,40, vemos que Maria a Mãe de Jesus não é citada, mas Salomé o é. Salomé também é indiretamente mencionada em Mat 27,56 como a mãe dos filhos de Zebedeu Matt 27,56. Desta forma podemos chegar a conclusão de que Salomé é a irmã de Maria que não foi mencionada no versículo em questão.
Mt 10,2-3, "...TIAGO, o filho de Alfeu e "Lebbaeus", cujo sobrenome era Tadeu." Alfeu é uma tradução alternativa de Cléofas (Clophas) e, portanto, são a mesma pessoa.

At 1:13, "...TIAGO, o filho de Alfeu, Simão o zelota, and JUDAS, o irmão de TIAGO."

Por meio dessas quatro passagens, vemos que havia outra "Maria", que era mulher de Cléofas (Alfeu), e a mãe dos três "irmãos" de Jesus, TIAGO (menor), JOSÉ e JUDAS em Mc 6,3. Para mantermos Mc 6,3 em harmonia, já que os três não eram filhos de Maria, a mãe de Jesus, então SIMÃO também não o é. SIMÃO é o Cananeu Mc 3,18, também chamado o "Zelota" (Zelo'tes), Mt 10,4, Lc 6,15, At 1,13. Judas, autor da epístola de Judas, diz que é irmão de Tiago em Jud 1:1. Judas era também chamdo "Tadeu" em Mc 10,3, e em Mc 3,18. Era um recurso para distingui-lo de Judas Iscariotes. Lc 6,16 distingue os dois ainda mais, "E Judas o irmão de Tiago e Judas Iscariotes, que O traiu."

Ainda sobre o tópico "Os outros filhos de Maria", tenho outra observação a fazer...

Jo 19,26-27, "Quando Jesus viu Sua mãe e perto dela o discípulo que amava..." O discípulo era João, o autor do Evangelho Segundo João. "Depois disse ao discípulo; "EIS AÍ TUA MÃE". João era filho de Maria e irmão de sangue de Jesus?

Leia os versículos seguintes para ver...

Mc 1,19, "...Ele viu Tiago, filho de Zebedeu e JOÃO, seu irmão.

Mc 3,17, "E Tiago filho de Zebedeu e "JOÃO", irmão de Tiago."


Em nenhuma das duas passagens é dito que Jesus viu irmãos de sangue ou mesmo os reconheceu como pessoas de Seu conhecimento.

Mt 27,56, "Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria a mãe de Tiago (menor) e José, e a mãe dos filhos de Zebedeu".

Mt 20,20, "Eis que a mãe dos filhos de Zebedeu venho até Ele com seus filhos..."

Mc 15,40, "...entre as quais estava Maria Madalena, e Maria a mãe de Tiago menor e José, e Salomé (a mãe dos filhos de Zebedeu)".

Lc 24,10, "Eram elas Maria Madalena...e Maria ("a outra Maria") a mãe de Tiago (menor)..."

Comparando Mt 27,56 com Mc 15,40, vemos claramente que Zebedeu tinha uma esposa cujo nome era Salomé. Ela é chamada a "mãe dos filhos de Zebedeu" em Mt 27,56 e Salomé em Mc 15,40. Eles tinham dois filhos: JOÃO E TIAGO , Mc 3,17. O JOÃO que está ao pé da cruz e ao qual Jesus confia Sua mãe não é filho de Maria, a mãe de Jesus, mas sim de Zebedeu e Salomé. Se Jesus tinha irmãos de sangue, por que então Ele não confiou Sua mãe a eles? Ele seria obrigado a fazer isso de acordo com a lei Judaica...

GENEALOGIA:

---Zebedeu-----Mt 4,21, Mc 1,19, Mc 3,17----------------

+ >------gerou--------Tiago e João-------------------------


---Salomé------------Mt 27,56, Mc 15,40--------------------


---Cléofas-(Alfeu)--Mt 10,2-3, Jo 19,25, At 1,13------



+ >------gerou------Tiago (menor), José (Joses), and Tadeu---------


---Maria----a outra Maria, Mt 27,56,61, 28,1, Jo 19,25


---O ESPÍRITO SANTO------Lc 1,35-38----------------------



+ >------gerou------JESUS O CRISTO--------------------



---Maria---------------------Lc 1,30-38-----------------------

Esta "Genealogia" mostra quem eram os verdadeiros pais dos "irmãos" em Marc 6,3, e Mateus 13,55, acabando com os argumentos acerca da palavra "irmão".
"Cristo...era o único Filho de Maria, e a Virgem Maria não teve outros filhos além Dele... "Irmãos" significa certamente "primos" neste caso, porque a Sagrada Sabedoria e os Judeus sempre chamam os primos de irmãos." Martinho Lutero, (Sermões sobre João, capítulos 1-4, 1537-39).
Notas adicionais...
Mt 1,25: "E não a conheceu até...". O significado da palavra até é uma ação que não ocorreu até um certo momento. Não significa que ocorreu depois.

Gen 8,7: "Ele deixou sair um corvo, o qual, saindo, voava de um lado para outro, até que aparecesse a terra seca."
O corvo deixou de voar depois disso?
Deut 34,6: Moisés morreu: "...e "até" hoje não se sabe o local de seu sepulcro." Já encontramos o sepulcro de Moisés?

2Sam 6,23~: "...a filha de Saul não teve mais filhos "até" o dia de sua morte." Ela teve filhos depois de morta?

1Cor 15,25: "Pois é necessário que Ele reine "até" que ponha todos os inimigos debaixo de seus pés." Ele pára de reinar depois que tiver colocado todos os Seus inimigos debaixo de Seus pés? Se você acha que sim, então compare com Lucas 1,33: "e Seu reino não terá fim".

1 Mac 5,54: "...nenhum deles foi morto "até" que retornaram em paz." Foram mortos depois disso?

Lucas 1,80: João Batista "...estava nos desertos "até" o dia em que se manifestou a Israel". Ele continuou no deserto? (Mat 3,1; Mar 1,3-4; Lc 3,2-4)
Rom 8,22: "Pois sabemos que toda a criação geme e sofre dores de parto "até" agora". Ela ainda geme?
1 Tim 4,13: "Até" eu chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino." Quando Paulo chegou não houve mais leitura, exortação e ensino?

1 Tim 6,14: "...que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, "até" a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo". Quando Jesus voltar, ainda temos que obedecer ao mandamento?
Apoc 2,25-26: Mas guardai o que tendes "até" que eu venha. Então ao vencedor, ao que praticar minha obras "até" o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs". Deveríamos então parar de guardar o que temos e parar de praticar Suas obras quando Ele retornar?

Lc 1,34: "Maria então perguntou ao anjo: "Como se fará isso, pois não conheço homem?". Isso indica que Maria não tinha relações com nenhum homem e era virgem.

Lc 2,7: "E deu à luz seu filho "primogênito", e o envolveu em faixas...". Primogênito, na época em que os Evangelhos foram escritos, significava "a primeira criança que abriu o ventre". Veja Êx 13,2 e Num 3,12. Primogênito não significa que Maria teve outros filhos, já que o seu ÚNICO filho é um "FILHO PRIMOGÊNITO". O autor desta carta o é.
EM NENHUM LUGAR DA BÍBLIA É DITO QUE MARIA, A MÃE DE JESUS, TEVE OUTROS FILHOS. POR QUÊ, ENTÃO, ALGUNS INSISTEM EM DIZER QUE ELA TEVE?

A PRIMEIRA PESSOA A CHAMAR MARIA DE "BENDITA" FOI DEUS, ATRAVÉS DO ARCANJO GABRIEL EM LC 1,28.
MARIA É A ÚNICA PESSOA NA BÍBLIA INTEIRA QUE É CHAMADA "BENDITA SOIS VÓS ENTRE AS MULHERES".
SIM, ELA É UMA MÃE COMO QUALQUER OUTRA MÃE, MAS QUE DIFERENÇA ENTRE OS FILHOS.

COMO QUALQUER OUTRO BOM FILHO, JESUS CRISTO DEFENDERÁ SUA MÃE CONTRA TODOS OS SEUS DETRATORES.

A ESPOSA DO ESPÍRITO SANTO TEM MUITOS FILHOS ESPIRITUAIS, POIS ELA É A MÃE DE TODOS NÓS...

Referências Bíblicas: Gen 8,7, Gen 25,21-26, Gen 29,5,15, Ex 13,2, Num 3,12, Num 8,26, Deut 23,7, 1Sam 30,23, 2Sam 1,26 e 6,23, 1Re 9,13, 2Re 10,13-14, 2Cron 29,34, Mt 1,25, Mt 4,21, Mt 10,2-4, Mt 12,46, Mt *12,48-50, Mt 13,55-56, Mt 20,20, Mt 26,26, Mt 27,56,61, Mt 28,1, Mc 1,19, Mc 2,14, Mc 3,17-21,31-35, Mc 6,3, Mc 15,40,47, Lc 1,34, Lc 2,7 Lc 2,41-51, Lc 5,10, Lc 6,16, Lc 8,19, Lc 24,10, Jo 7,2-7, Jo 19,25-27, Jo 20,17-18, At 1,13-16, Rom 8,29, 1Cor 5,11, 1Cor 8,11-13, 1Cor 9,5, 1Cor 15,6, Gal 1,19, 1Tes 5,25-26, 1Pe 5,12, Tiago 1,1
Para aqueles que ainda insistem em dizer que a Mãe de DEUS teve "outros filhos", aconselho ler isto.

COPIE ESTA PÁGINA E COMPARTILHE COM TODOS, CONTANTO QUE NADA SEJA ALTERADO.
Escrito por Bob Stanley em 1992.

Atualizado em 20 de agosto de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário