top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 31 de outubro de 2010

Sua Opinião Pessoal Pode Não Ter Absolutamente Nada a Ver com a Verdade Doutrinal

"Mestre, sabemos que és sincero e que não te preocupas com a opinião de ninguém; porque não olhas para as aparências dos homens, mas ensinas o caminho de Deus segundo a verdade." Marcos 12,14

"Enviaram seus discípulos com os herodianos, que lhe disseram: "Mestre, sabemos que és verdadeiro e ensinas o caminho de Deus em toda a verdade, sem te preocupares com ninguém, porque não olhas para a aparência dos homens.""

Mateus 22,16

"Perguntaram-lhe eles: "Mestre, sabemos que falas e ensinas com retidão e que, sem fazer acepção de pessoa alguma, ensinas o caminho de Deus segundo a verdade.""

Lucas 20,21

Jesus não aceitou a opinião dos homens, conforme indicado em Mateus 16,13-17:

Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos:

"No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?"

Responderam: "Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas."

Disse-lhes Jesus: "E vós quem dizeis que Eu sou?"

Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!"

Jesus então lhe disse: "Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus."

Está vendo? Os discípulos expressaram opiniões pessoais, que significavam muito pouco para Jesus.

A única exceção foi Simão Pedro, o único que respondeu com a verdade doutrinal carregada de autoridade.

"Se invocais como Pai aquele que, sem distinção de pessoas, julga cada um segundo as suas obras, vivei com temor durante o tempo da vossa peregrinação."

1Pd 1,17

"Não fareis distinção de pessoas em vossos julgamentos. Ouvireis o pequeno como o grande, sem temor de ninguém, porque o juízo é de Deus. Se uma questão vos parecer muito complicada, trá-la-eis diante de mim para que eu a ouça."

Dt 1,17"

"Porque o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o SENHOR dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz distinção de pessoas, nem aceita presentes."

Dt 10,17

"Que o temor de DEUS esteja convosco. Vigiai o vosso procedimento, pois, junto do SENHOR, nosso Deus, não há iniquidade, nem distinção de pessoa, nem admissão de presentes."

2Cr 19,7

"Porque, diante de Deus, não há distinção de pessoas."

Rm 2,11

"Senhores, procedei também assim com os servos. Deixai as ameaças. E tende em conta que o Senhor está no céu, Senhor tanto deles como vosso, que não faz distinção de pessoas."

Ef 6,9
"Quem cometer injustiça, pagará pelo que fez injustamente; e não haverá distinção de pessoas."

Cl 3,25

"Meus irmãos, na vossa fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, guardai-vos de toda consideração de pessoas."

Tg 2,1

Há três lados em toda disputa: o lado A, o lado B e o único lado da verdade.

Toda pessoa tem direio a ter sua própria opinião, mas opiniões são somente isso, e não devem ser tidas como substitutos da verdade doutrinal.

"Então Pedro tomou a palavra e disse: "Em verdade, reconheço que Deus não faz distinção de pessoas."

At 10,34

"Que é a Verdade?"

João 18,38

Só há uma verdade, e essa única verdade é uma pessoa: a pessoa de Jesus Cristo.

Em João 14,6, Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida".

Dessa forma, temos apenas um mestre e uma só verdade.

O que a Sagrada Escritura nos diz sobre falar a verdade?

"O rei disse-lhe: "Quantas vezes será preciso conjurar-te a que só digas a verdade em nome do SENHOR?"

1Rs 22,16, 2Cr 18,15

"O SENHOR se aproxima dos que o invocam, aqueles que o invocam na sinceridade."

Sl 145,18

"O homem sincero anuncia a justiça; a testemunha falsa profere mentira."

Pr 12,17

"Eis o que deveis fazer: falai a verdade uns aos outros; julgai às portas de vossas cidades segundo a justiça e a sinceridade."

Zc 8,16

"Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade."

João 4,24

"Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira."

João 8,44

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhee, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós."

João 14,16-17
"Santifica-os pela verdade. A tua palavra é a verdade."

João 17,17

Este versículo é interessante porque podemos relacioná-lo com outro versículo que definiu a Palavra:

João 1,1 "No princípio era o Verbo (Palavra), e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus."

"A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade."

Rm 1,18

"Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém!"

Rm 1,25

"...mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal (talvez as pessoas que se baseiam em suas próprias opiniões?)."

Rm 2,8

"Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de Deus. Pela manifestação da verdade nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de Deus."

2Cr 4,2

"Contra a verdade não temos poder algum; temo-lo apenas em prol da verdade."

2Cr 13,8

"Tornei-me, acaso, vosso inimigo, porque vos disse a verdade?"

Gl 4,16

"Vós perscrutais as Escrituras , julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida... Não espero a minha glória dos homens, mas sei que não tendes em vós o amor de Deus. Vim em nome de meu Pai, mas não me recebeis. Se vier outro em seu próprio nome, haveis de recebê-lo... Como podeis crer, vós que recebeis a glória uns dos outros, e não buscais a glória que é só de Deus?"

João 5,39-44
"Fazendo-vos essas advertências, não vos posso louvar a respeito de vossas assembléias que causam mais prejuízo que proveito. Em primeiro lugar, ouço dizer que, quando se reúne a vossa assembléia, há desarmonias entre vós (resultando em opiniões discordantes). E em parte eu acredito. É necessário que entre vós haja partidos para que possam manifestar-se os que são realmente virtuosos (aqueles que estão com a verdade). Desse modo, quando vos reunis, já não é para comer a ceia do Senhor, porquanto, mal vos pondes à mesa, cada um se apressa a tomar sua própria refeição; e enquanto uns têm fome, outros se fartam. Porventura não tendes casa onde comer e beber? Ou menosprezais a Igreja de Deus (perceba que Igreja está no singular), e quereis envergonhar aqueles que nada têm? Que vos direi? Devo louvar-vos? Não! Disto não vos louvo."

1Cr 11, 17-22

"Eles aborrecem o que os repreendem à porta, e detestam o homem de palavras íntegras."

Amós 5,10
"A manifestação do ímpio será acompanhada, graças ao poder de Satanás, de toda a sorte de portentos, sinais e prodígios enganadores. Ele usará de todas as seduções do mal com aqueles que se perdem, por não terem cultivado o amor à verdade que os teria podido salvar. Por isso, Deus lhes enviará um poder que os enganará e os induzirá a acreditar no erro. Desse modo, serão julgados e condenados todos os que não deram crédito à verdade, mas consentiram no mal."

2Ts 2,9-12

"Isto é bom e agradával diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade."

1Tm 2,3-4

"Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade."

1Tm 3,15

"Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, doentio por questões ociosas e contendas de palavras. Daí se originam a inveja, a discórdia, os insultos, as suspeitas injustas, os vãos conflitos entre homens de coração corrompido e privados da verdade, que só vêem na piedade uma fonte de lucro. Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém, quando acompanhada de espírito de desprendimento."

1Tm 6,3-6

"Mas vós, caríssimos, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam: "No fim dos tempos virão impostores, que viverão segundo as suas ímpias paixões; homens que semeiam a discórdia, homens sensuais que não têm o Espírito."

Judas 1,17-19

Por que há tantas diferenças de opinião entre aqueles que lêem os mesmos versículos?Uma das razões é que cada pessoa desenvolve um sistema de filtragem interior. O que ouvimos entra pelos ouvidos, e o que lemos entra pelos olhos, e tanto uns quanto outros são filtrados pelo cérebro e armazenados. Já que cada pessoa é um ser humano singular, esses sistemas de filtragem podem variar de pessoa para pessoa. O que um interpreta depois de ter sido filtrado em seu interior pode ser diferente do que outra pessoa interpreta, daí resulta a diferença de opiniões. Vamos dar uma olhada em alguns versículos típicos, como exemplos dos sistemas de filtragem interferindo na opinião:

1. "Todos pecaram": Rm 3,23

A. O fundamentalista interpretaria esse versículo literalmente quando lê sua versão inglesa da bíblia (ou em português). Ele diria que pelo uso da palavra "todos", certamente significa simplesmente isso mesmo, que todos os que já viveram pecaram. Não há dúvidas a respeito disso.

B. Outra pessoa, sabendo que esse versículo não foi escrito em inglês (ou português), mas sim em grego, poderia questionar a tradução inglesa (ou portuguesa) "todos" para a palavra grega "pas*". O seu sistema de filtragem fez com que chegasse à conclusão de que não poderia significar todas as pessoas, mas sim "um grande número". Afinal de contas, ele raciocina: Jesus pecou? Bebês pecaram? Uma pessoa em estado de coma pode pecar? Ele chegou à conclusão de que, já que encontrou três exceções para a palavra "todos", é bem possível que haja outras.

Então, realmente todos pecaram?

Qual deles defende a opinião correta, se é que algum deles o faz? Nesse exemplo é visto que quando há tradução de uma língua para outra, poderia haver variações no significado do versículo.

*A palavra greta Pas, realmente pode significar "um grande número" ou "qualquer um".


2. "Então Jesus lhes disse: "Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem , e não beberdes o seu sangue;, não tereis a vida em vós mesmos." João 6,53

A. O fundamentalista, que interpreta quase toda a Bíblia de forma literal, deixaria de lado a tradução literal desse versículo em favor de uma tradução tendenciosa que a toma a passagem como simbólica. Ele faz uso da exegese, que significa ler num texto algo que simplesmente não está lá. De forma alguma Jesus disse que estava falando simbolicamente.

B. A outra pessoa, sabendo que isso foi dito pela Própria "verdade" tomaria o versículo em seu sentido literal. Jesus assim o disse, então tem que ser verdade.

Então, qual interpretação do versículo é a verdadeira? O fundamentalista diria que a Escritura é clara e facilmente interpretável.

Bom, se a Escritura é tão clara, então por que há tantas opiniões diferentes com relação à sua interpretação? E não apenas isso, mas por que a própria Escritura diz que ela não é clara?

"Como também vosso caríssimo irmão Paulo vos escreveu, segundo o dom de sabedoria que lhe foi dado. É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas ha algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras."

2Pd 3,15-16

Nesse pequeno exercício com os exemplos apresentados, você pode ver prontamente como as opiniões pessoais podem tornar problemático um estudo acurado da Sagrada Escritura, e ser a causa de divisão.

Então qual é a resposta com relação a opiniões pessoais? Como podemos determinar qual possui verdade doutrinal e qual está meramente expressando uma opinião pessoal equivocada?

Podemos ter certeza tendo a única autoridade, conferida por DEUS, para separar o que é verdade do que é erro. Leia novamente Mateus 16,13-17, e verá um exemplo Bíblico perfeito das opiniões pessoais dos homens contra a verdade doutrinal dada por DEUS ao único Simão Pedro.

"O que é verdadeiro vem de DEUS. O que é falso vem do homem."

Arcebispo Fulton J. Sheen

Escrito por Bob Stanley



Nenhum comentário:

Postar um comentário