top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Patrística

Santo Agostinho (430): “Roma falou assunto encerrado”.
Santo Ambrosio (397) “ Onde está Pedro esta a igreja”.
São Jerônimo (420) “A fé Romana é inacessível ao erro”.
São Cipriano Cartago (258) A igreja de Roma é raiz e mãe de todas as igrejas.
São Pedro Crisólogo (450) Não interesse da paz e da fé não podemos discutir sobre questões relativas à fé sem o consentimento do Bispo de Roma.
São João Crisóstomo (407) “ Pedro, na verdade ficou para nós como a pedra solida sobre a qual se apóia a fé e sobre a qual está edificada a igreja”. Tendo confessado ser Cristo o filho de Deus vivo, foi-lhe dado ouvir: “sobre esta pedra- a da solida fé – edificarei a minha igreja” (Mt 16,18).
Santo Irineu (202) “Porque é com essa igreja (Roma), em razão de sua mais poderosa autoridade de fundação, que deve necessariamente concordar toda a igreja, isto é, que devem concordar os fieis procedentes de qualquer parte, ela, na qual sempre, em beneficio dos que procedem de toda a parte, se conservou a tradição que vem apóstolos”.
Na ata dos mártires

relata o martírio de um bispo de chamado Carpo
O procônsul depois de se sentar, disse: como te chama? E O bem aventurado disse: o meu primeiro e principal nome e´ Cristão: mas, se perguntas aquele que tenho no mundo, chamo-me Carpo.
O procônsul disse: suponho que tenhais notícias dos decretos de Augustos sobre a vossa obrigação de venerar os deuses do universo; por isso aconselho-vos a que vos aproximeis e apresentai o vosso sacrificio.
Carpo disse: Eu sou Cristão e venero a Cristo: portanto.. é impossível que eu sacrifique, pois jamais sacrificarei ídolos.
Quando o soldado ateou fogo a lenha amontoada, Carpo, suspenso no poste, orou dizendo: “Bendito sejas,Senhor Jesus Cristo, filho de Deus, pois te dignastes dar-me parte, também a mim, pecador, nesta tua sorte. E dizendo isto, entregou o seu espírito.

Santa Perpétua e Santa Felicidade
A razão do seu martírio foi assim: Perpétua foi a primeira a ser arremessada ao ar pela vaca brava e caiu de costas no chão. Levantou-se imediatamente e vendo, felicidade caída por terra, aproximou-se, estendeu-lhe a mão e a erguia. Ficaram ambas de pé. Saciada a crueldade do povo, foram reconduzidas a porta chamada sanavivária. Perpétua foi ali acolhida por um certo catecúmeno, chamado Rústico, que permanecia sempre ao seu lado, e como se acordasse do sono (até esse momento estivera em êxtase do espírito), começou a olhar a volta e, para espanto de todos, perguntou; “Quando é que seremos exposta à tal vaca?”, quando lhe disseram que já tinha acontecido, não quis acreditar, e só se convenceu quando viu no seu corpo e nas suas vestes a marcas horríveis dos ferimentos recebidos. Chamou então para Junto de si o seu irmão e aquele catecúmeno e disse-lhes: “Permanecei firmes na fé, amai vos uns aos outros e não vos escandalizeis com nossos sofrimentos”.

Postado por : Ir. Trovão
 
fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário