O Catecismo da Igreja
Católica afirma que, se uma pessoa faz um ato "perfeito" de contrição, seus
pecados mortais foram perdoados mas precisam ir para ir à confissão sacramental,
o mais rapidamente possível. Isso significa que uma pessoa no banco da igreja na
missa dominical da manhã, depois de supostamente fazer um ato de contrição
perfeito, pode receber a Eucaristia na Missa?
Resposta:
Primeiro, para esclarecer, o Catecismo fala de
"contrição perfeita", não um "ato de contrição perfeito." Esta é uma distinção
importante, porque não é um ato perfeito (por exemplo, recitando um ato de
contrição como perfeita oração) que obtém o perdão dos pecados graves, mas é a
própria contrição que deve ser perfeita.
Contrição é definida como "a tristeza da alma e o
ódio pelo pecado cometido, juntamente com a decisão de não mais pecar" (CIC
1451). Contrição pode ser imperfeita ou perfeita.
Contrição imperfeita, que não obtém o perdão dos
pecados graves, "nasce da consideração da indignidade do pecado ou do temor da
condenação eterna e as outras penas que ameaçam o pecador" (CIC 1453).
Contrição perfeita, por outro lado, "surge de um
amor pelo qual Deus é amado acima de tudo" (CIC 1452). Só desta forma de
contrição obtém o perdão dos pecados graves antes de ir para a confissão.
Da contrição perfeita obtém o perdão dos pecados
graves, aquele que faz um ato de contrição perfeita pode receber a Eucaristia
sob certas condições. O Código de Direito Canônico afirma:
Uma pessoa que está consciente de pecado grave
não é para celebrar a missa nem comungue o Corpo do Senhor sem confissão
sacramental anterior, a menos que haja um motivo grave e não há oportunidade de
confessar, neste caso, a pessoa deve ser lembrada sobre a obrigação de fazer ato
de contrição perfeito, que inclui a decisão de confessar o mais rapidamente
possível. (CIC 916)
Note que existem quatro condições que devem ser
cumpridas antes de ir para a Comunhão:
Deve haver um motivo grave para comungar (por
exemplo, perigo de morte).
Deve ser física ou moralmente impossível ir à
confissão primeiro.
A pessoa já deve estar em estado de graça através
de contrição perfeita.
A pessoa deve ter a decisão para se confessar o
mais rápido possível.
Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva, para o
Veritatis Splendor, do original em inglês “Can someone who has committed a
mortal sin receive Communion if he makes a perfect act of contrition?” do site
catholic.com.
Fonte Eletrônica;
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