top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

A INQUISIÇÃO

Mais cedo ou mais tarde, qualquer discussão sobre apologética com os fundamentalistas irá abordar a Inquisição. Para os não católicos, é um escândalo; para os católicos, um embaraço; para ambos, uma confusão. É uma vara útil para um golpe esmagador católico, simplesmente porque a maioria dos católicos parece estar numa carência de uma resposta sensata. Este folheto irá esclarecer as coisas. 
Houve na verdade várias inquisições diferentes. A primeira foi criada em 1184 no sul da França como uma resposta à heresia cátara. Esta ficou conhecida como a Inquisição Medieval, e foi extinta assim que o Catarismo desapareceu. 
Bastante independente foi a Inquisição Romana, iniciada em 1542. Ela foi a menos ativa e mais benigna das três variantes.
Independente novamente foi a infame Inquisição Espanhola, iniciada em 1478, uma instituição estatal utilizada para identificar conversos - judeus e mouros (muçulmanos) que fingiam se converter ao Cristianismo para fins de vantagem política ou social e, secretamente, praticavam a sua primeira religião. Mais importante ainda, seu trabalho também era o de limpar os bons nomes de muitas pessoas que foram falsamente acusadas de serem hereges. Foi a Inquisição Espanhola que, pelo menos no imaginário popular, teve o pior recorde de cumprir esses deveres. 
As várias inquisições se estenderam através da maior parte de um milênio, e, coletivamente, podem ser chamadas de "Inquisição". 
As Principais Fontes
Os escritos fundamentalistas sobre a Inquisição se fiam nos livros de Henry C. Lea (1825-1909) e G.G. Coulton (1858-1947). Cada homem tem a maioria dos fatos certos e cada um progrediu em pesquisa básica, assim o devido o crédito não deve ser negado a eles. O problema é que eles não pesaram bem os fatos, porque nutriam animosidade feroz contra a Igreja – animosidade que tinha pouco a ver com a própria Inquisição. 
O problema contrário não foi desconhecido. Poucos escritores católicos, especialmente aqueles menos interessados em escavar a verdade do que em difundir uma crítica da Igreja, têm encoberto fatos incontestáveis e tentado branquear a Inquisição. Isso é tanto um desserviço à verdade como um exagero dos pontos ruins da Inquisição. Estes bem intencionados, mas equivocados, apologistas são, em certo sentido, muito parecidos com Lea, Coulton, e escritores fundamentalistas contemporâneos. Eles temem, enquanto os outros esperam, que os fatos sobre a Inquisição possam provar a ilegitimidade da Igreja Católica. 
Não Temas os Fatos
Mas os fatos falham em fazer isso. A Igreja não tem nada a temer da verdade. Nenhum relato de tolice, zelo equivocado ou crueldade pelos católicos pode desfazer a base divina da Igreja, embora, reconhecidamente, estas coisas sejam obstáculos para os católicos e não católicos também. 
O que deve ser admitido com dificuldade é que a Igreja contém em si todos os tipos de pecadores e patifes, e alguns deles obtêm posições de responsabilidade. Paulo e o próprio Cristo nos advertiram de que haveria alguns lobos devoradores entre os líderes da Igreja (At 20:29; Mt 7:15). 
Os fundamentalistas sofrem da noção equivocada de que a Igreja inclui apenas os eleitos. Para eles, os pecadores estão fora das portas. Localize os pecadores, e você localiza o lugar onde a Igreja não está. 
Pensando que os fundamentalistas possam ter uma razão em seus ataques à Inquisição, os católicos tendem a ficar na defensiva. Esta é a atitude errada; ao contrário, devemos saber o que realmente aconteceu, compreender os acontecimentos à luz dos tempos, e então explicar aos anticatólicos porque o conto desgostoso não prova o que eles acham que prova. 
Estatísticas de Araque
Muitos fundamentalistas acreditam, por exemplo, que mais pessoas morreram sob a Inquisição do que em qualquer guerra ou praga, mas nisso eles dependem de "estatísticas" falsas geradas por uma superioridade entre os anticatólicos, cada um dos quais, ao que parece, tenta vir com o maior número de desastres. 
Mas tentar endireitar tais confusões históricas pode levar a nada. Como Ronald Knox coloca, devemos ser cautelosos "a fim de que não vaguemos interminavelmente numa selva de estatísticas comparativas de atrocidades". Na verdade, ninguém sabe exatamente quantas pessoas morreram através das várias inquisições. Podemos determinar ao certo, porém, uma coisa sobre números fornecidos pelos fundamentalistas: eles são grandes demais. Um livro popular com fundamentalistas alega que 95 milhões de pessoas morreram sob a Inquisição.
A figura é tão grotescamente inoperante que alguém duvida imediatamente da sanidade do escritor, ou pelo menos de sua arfada demográfica. Não até os tempos modernos, a população desses países, onde as inquisições existiram, beira 95 milhões. 
As Inquisições não existiram na Europa do Norte, Europa Oriental, Escandinávia, ou Inglaterra, sendo confinadas principalmente ao sul da França, Itália, Espanha e algumas partes do Sacro Império Romano. A Inquisição não poderia ter matado aquelas tantas pessoas, porque aquelas partes da Europa não tinham tantas pessoas assim para matar! 
Além disso, a peste que matou um terço da população da Europa é creditada pelos historiadores a grandes mudanças na estrutura social. A Inquisição é creditada com poucos, precisamente porque o número de suas vítimas foi comparativamente pequeno. De fato, estudos recentes indicam que, no máximo, havia apenas algumas milhares de sentenças capitais efetuadas por heresia na Espanha, e estas foram ao longo de vários séculos.
Qual é o Sentido?
Em última análise, pode ser uma perda de tempo discutir sobre as estatísticas. Em vez disso, pergunte aos fundamentalistas exatamente o que eles acham que a existência da Inquisição demonstra. Eles não iriam trazer isso à tona em primeiro lugar, a menos que eles pensassem que isso prova algo sobre a Igreja Católica. E o que é essa coisa? Que os católicos são pecadores? Declarados culpados. Que às vezes as pessoas em posições de autoridade têm utilizado um julgamento pobre? Idem. Que de outra forma bons católicos, incendiados com zelo, às vezes perdem o equilíbrio? Tudo verdade, mas tais acusações poderiam ser feitas mesmo se a Inquisição nunca tivesse existido e, talvez, poderiam ser feitas sobre alguns fundamentalistas.
Escritores fundamentalistas afirmam que a existência da Inquisição comprova que a Igreja Católica não pode ser a Igreja fundada por Nosso Senhor. Eles usam a Inquisição como um bom – talvez seu melhor – mau exemplo. Eles acham que isso mostra que a Igreja Católica é ilegítima. À primeira vista, poderia parecer que sim, mas há tanta quilometragem numa tática assim que a maioria das pessoas veem de uma vez que o argumento é fraco. Uma das razões que os fundamentalistas falam sobre a Inquisição é que eles tomam isso como um ataque pessoal, imaginando que foi criada para eliminar (sim, você adivinhou) os próprios fundamentalistas. 
Não "Cristãos Bíblicos"
Eles se identificam com os cátaros (também conhecidos como os albigenses), ou talvez seja melhor dizer que eles identificam os cátaros com eles mesmos. Eles acham que os cátaros eram fundamentalistas do século XII e que os católicos fizeram a eles o que eles fariam para os fundamentalistas de hoje se eles tivessem a força política que tiveram uma vez. 
Isso é uma fantasia. Escritores fundamentalistas tomam um argumento – que os cátaros usavam uma versão vernacular da Bíblia – e concluem que essas pessoas eram "cristãos bíblicos". Na verdade, a deles era uma religião curiosa que, aparentemente (ninguém sabe ao certo), veio para a França do que agora é a Bulgária. O Catarismo era uma mistura de Gnosticismo, que alegava ter acesso a uma fonte secreta de conhecimento religioso, e do Maniqueísmo, que dizia que a matéria era má. Os cátaros acreditavam em dois deuses: o Deus "bom" do Novo Testamento, que enviou Jesus para salvar nossas almas de ficarem presas na matéria, e o Deus "mau" do Antigo Testamento, que criou o mundo material em primeiro lugar. As crenças dos cátaros implicavam consequências sociais sérias – verdadeiramente destruição da civilização. 
O casamento era desprezado porque legitimava relações sexuais, que os cátaros identificavam com o pecado original. Mas a fornicação era permitida porque era temporária, secreta, e em geral não era aprovada, enquanto o casamento era permanente, aberto e sancionado publicamente. 
As ramificações de tais teorias não são difíceis de se imaginar. Além disso, o suicídio ritual era incentivado (aqueles que não tiravam suas próprias vidas eram frequentemente "ajudados"), e os cátaros se recusavam a prestar juramentos, que, em uma sociedade feudal, significava que eles se opunham a toda a autoridade governamental. Assim, o Catarismo era tanto um perigo moral quanto político.
Mesmo Lea, tão fortemente contra a Igreja Católica, admitiu: "A causa da ortodoxia era a causa do progresso e da civilização. Se o Catarismo se tornasse dominante, ou mesmo se tivesse sido permitido existir em igualdade de condições, com certeza a sua influência não poderia deixar de ser desastrosa." Qualquer outra coisa que possa ser dita sobre o Catarismo, certamente não era o mesmo que o fundamentalismo moderno, e a simpatia fundamentalista com este sistema de crenças destrutivas, infelizmente, está equivocada. 
O Argumento Real
Muitas discussões sobre a Inquisição se atolam em números e muitos católicos não conseguem entender aonde os fundamentalistas estão realmente querendo chegar. Como resultado, os católicos se limitam a questões secundárias. Ao contrário, eles devem forçar os fundamentalistas a dizerem explicitamente o que eles estão tentando provar. 
No entanto, há uma certa utilidade, embora decididamente limitada, de demonstrar que os tipos e graus de castigos infligidos pela Inquisição Espanhola foram semelhantes (na verdade, ainda mais leves) àqueles condenados por tribunais seculares. É igualmente verdade que, apesar do que consideramos como procedimentos lamentáveis da Inquisição Espanhola, muitas pessoas preferiam ter seus casos julgados por tribunais eclesiásticos, porque os tribunais seculares tinham ainda menos garantias. De fato, historiadores encontraram registros de pessoas blasfemando nos tribunais seculares do período para que pudessem ter seu caso transferido a um tribunal eclesiástico, onde teriam uma audiência melhor. 
O mais importante para os católicos, uma vez que tenham obtido alguma apreciação da história da Inquisição, é explicar como uma instituição desse tipo poderia ter sido associada com uma Igreja estabelecida por Deus e por que não é adequado concluir, a partir da existência da Inquisição, que a Igreja Católica não é a Igreja de Cristo. Este é o verdadeiro ponto em questão, e é aí que toda discussão deve se concentrar. 
Para esse fim, é útil salientar que é fácil ver como aqueles que conduziram as Inquisições poderiam pensar que suas ações fossem justificadas. A própria Bíblia registra casos em que Deus ordenou que inquéritos formais, legais – isto é, inquisições – podiam ser realizados para expor os crentes secretos em religiões falsas. Em Deuteronômio 17:2-5 Deus disse: "Se se encontrar no meio de ti, em uma das cidades que te dá o Senhor, teu Deus, um homem ou uma mulher que faça o que é mau aos olhos do Senhor, teu Deus, violando sua aliança, indo servir outros deuses ou adorando o sol, a lua, ou o exército dos céus - o que eu não mandei -, se te derem aviso disso, logo que o souberes, farás uma investigação minuciosa. Se for verdade o que se disse, se verificares que realmente se cometeu tal abominação em Israel, farás conduzir às, portas da cidade o homem ou a mulher que cometeu essa má ação, e os apedrejarás até que morram."
É claro que houve alguns israelitas que posaram como crentes e detentores da aliança com Javé, enquanto que, interiormente, não acreditavam e praticavam secretamente falsas religiões, e até tentaram espalhá-las (cf. Dt 13:6-11). Para proteger o reino de tal heresia oculta, estes praticantes secretos de falsas religiões tiveram de ser erradicados e expulsos da comunidade. Esta diretiva do Senhor se aplicava mesmo a cidades inteiras que se afastaram da verdadeira religião (Dt 13:12-18). Como Israel, a Europa medieval era uma sociedade de reinos cristãos que foram formalmente consagrados ao Senhor Jesus Cristo. Portanto, é perfeitamente compreensível que esses católicos leriam as suas Bíblias e concluiriam que, para o bem de sua sociedade cristã, eles, como os israelitas antes deles, "devessem expurgar o mal do meio de vós" (Dt 13:05, 17:07, 12). Paulo repete esse princípio em 1 Coríntios 5:13. 
Estes mesmos textos foram interpretados de forma semelhante pelos primeiros protestantes que também tentaram erradicar e punir aqueles que consideravam como hereges. Tanto Lutero quanto Calvino endossaram o direito do Estado de proteger a sociedade, purgando a religião falsa. De fato, Calvino não apenas baniu de Genebra aqueles que não compartilhavam seus pontos de vista, ele permitiu e, em alguns casos, ordenou outros a serem executados por "heresia" (por exemplo, Jacques Gouet, torturado e decapitado em 1547, e Miguel Servet, queimado na fogueira em 1553). Na Inglaterra e na Irlanda, reformadores se envolveram em seus próprios interrogatórios e execuções cruéis. Estimativas conservadoras indicam que milhares de ingleses e irlandeses católicos foram condenados à morte, muitos sendo enforcados, arrastados e esquartejados, por praticarem a fé católica e se recusarem a se tornar protestantes. Um número ainda maior foi forçado a fugir para o continente para a sua segurança. Nós apontamos isso para mostrar que a situação era uma via de mão dupla, e ambos os lados facilmente entendiam a Bíblia para exigir o uso de sanções penais para erradicar a falsa religião da sociedade cristã. 
O fato de que os reformadores protestantes também criaram inquisições para acabarem com os católicos e outros que não se enquadrassem na linha das doutrinas da seita protestante local mostra que a existência de uma inquisição não prova que o movimento não seja de Deus. Os protestantes não podem fazer essa afirmação contra os católicos, sem ter que se voltar contra eles mesmos. Nem podem os católicos fazer tal acusação contra os protestantes. A verdade de um sistema particular de crença deve ser decidida por outros motivos.
Traduzido por Marcos Zamith, para o Veritatis Splendor, do original em inglês "The Inquisition" do website www.catholic.com.http://www.veritatis.com.br/apologetica/igreja-papado/9305-a-inquisicao-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário