
Os estudos científicos anterioresA questão da dor fetal é difícil de determinar, uma vez que o feto não pode comunicar o que está sentindo. A maioria dos cientistas acredita que a dor é experimentada nas áreas corticais do cérebro, que não se desenvolvem até o segundo trimestre. Experiências dolorosas resultado em alterações fisiológicas autonômicas (que ocorrem automaticamente durante a dor) que podem ser medidas. Por exemplo, quando sentimos dor, nossos corpos produzem endorfinas e cortisol para ajudar a lidar com a dor. Um estudo foi conduzido em fetos durante extração de sangue. Este estudo mostrou nível elevado de cortisol plasmático fetal e resposta de beta-endorfina agulhamento intrauterino no início do segundo trimestre.3
Medição das respostas corticaisUm estudo recente examinou a questão da dor fetal através da medição direta de respostas cerebrais corticais em crianças prematuras.4 Utilizando espectroscopia infravermelha em tempo real, o fluxo de sangue no córtex somatosensorial contralateral do cérebro foi medido durante a extração de sangue. Os resultados mostraram que o fluxo de sangue cortical foi significativamente elevado em crianças com até 25 semanas de idade gestacional durante a punção para extrair sangue. Notou-se também que a resposta cortical cerebral foi mais elevada em crianças acordadas do que aquelas que estavam dormindo. Estes resultados mostraram que o cérebro do feto pode detectar a dor em pelo menos 25 semanas de idade. Uma vez que nenhum bebê prematuro tinha menos de 25 semanas, não se determinou a mais tenra idade em que o feto sentiria dor.
Outro estudo

ConclusãoNeste ponto, não se sabe se o feto sente dor durante o primeiro trimestre de desenvolvimento, quando a maioria dos abortos ocorrem. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que o feto certamente sente dor no final do segundo trimestre, quando os abortos tardios e parciais são realizados. Uma vez que a anestesia geral não é utilizada na maior parte dos processos, a feto provavelmente sente dor durante o procedimento quando seus membros são sugados violentamente e tesouras são utilizadas para perfurar a base da sua cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário