top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 22 de julho de 2012

Sobre venerar e adorar, de novo...

Dizem certos protestantes que nós católicos somos idólatras e que é só olharmos no dicionário para constatarmos isso, pois segundo eles adorar e venerar seriam sinônimos. Que diremos então?

Nem vou entrar na questão de latria, hiperdulia e dulia. Nem perderei tempo explicando a diferença entre veneração e adoração. Apenas citarei o significado da palavra venerar segundo vários dicionários:

Dicionário Aurélio (antigo):

Venerar: 1-Tributar grande respeito a; render culto a; reverenciar 2-Tratar com respeito e afeição 3-Reverenciar, acatar, respeitar 4-Ter em grande consideração.
Novo Dicionário Aurélio:

1. Demonstrar veneração por.

2. Ter estima respeitosa por.

3. Reverenciar.

4. Acatar; ter em grande consideração.

Dicionário Michaelis:

ve.ne.rar (lat venerari) vtd 1 Tratar com profundo respeito; render culto a: "Todos a tínhamos e a venerávamos como uma santa" (Fernando de Azevedo). 2 Acatar, respeitar muito, ter em grande consideração: Venerar a ciência, venerar a religião.
Dicionário online de Português:

Venerar: v.t. Render culto a; reverenciar: venerar os santos.

Ter em grande consideração; respeitar, acatar: venerar os pais.

Obs: Este dicionário diz que idolatrar é um sinônimo de venerar mas já mostramos na seguinte matéria http://moreira-crist.blogspot.com.br/2012/01/adorar-e-venerar-e-mesma-coisa.html que um dicionário não é um meio eficiente para definir conceitos teológicos e que é desonesto usá-lo para isso, devido à ambiguidade de significados.

Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
venerar (latim veneror, -ari)

v. tr.
1. Demonstrar veneração por.

2. Prestar culto a. ADORAR

3. Ter estima respeitosa por; tratar com muito respeito. = RESPEITAR, REVERENCIAR

4. Ter em grande consideração. = ACATAR, RESPEITAR

Obs: Veja a ambiguidade de significados: o dicionário Priberam coloca adorar e respeitar como sinônimos de venerar, mesmo sendo coisas completamente distintas.

Dicionário Online de Português e Idiomas

ve-ne-rar

v.t.

Render culto a; reverenciar: venerar os santos.

Ter em grande consideração; respeitar, acatar: venerar os pais.v. t.

Tributar grande respeito a. Tratar com respeito e afeição. Reverenciar; acatar. Sustentar, dar alimentos a. (Colhido em Paredes de Coira)
Creio que estas citações já são suficientes. Vamos agora derrubar o castelinho de areia dos que utilizam dessa falácia para injustamente acusar os católicos de idólatras, mas agora utilizando este mesmo argumento contra eles próprios!

Conforme o argumento de alguns protestantes as palavras adorar e venerar tem o mesmo significado. O que podemos concluir disso? Seguindo o pensamento protestante devemos concluir que ter estima respeitosa, reverenciar, acatar, tratar com profundo respeito, ter em grande consideração e respeitar são o mesmo que adorar, o que significa que tanto os católicos como os protestantes são idólatras!
Gostaram dessa protestantes! Quando vocês dizem que adorar e venerar é a mesma coisa estão simplesmente dizendo que vocês são idólatras! Ou vão me dizer que vocês não tratam seus amigos, familiares e pastores com profundo respeito e grande consideração? O significado da palavra venerar está ai para todo mundo ver!
Lamentavelmente fazem com o dicionário o mesmo que fazem com a Bíblia: pegam trechos isolados ou deturpam seu significado como melhor lhes convém para incriminar os católicos. Como vimos alguns dicionários apresentam significados ambíguos para a palavra venerar, mas os protestantes desonestamente se utilizam apenas dos que dizem ser sinônimo de adorar, ignorando que uma mesma palavra possa ter vários significados.
Por fim, é preciso sempre lembrar que um dicionário, por mais conceituado que seja, não é um meio eficiente para explicar conceitos teológicos. Ninguém é obrigado a concordar com a doutrina católica da veneração dos santos e de suas imagens, mas também ninguém deve se utilizar de desonestidade e de argumentos ridículos como esse para falsamente nos acusar de idolatria.

FONTE ELETRÔNICA;

Nenhum comentário:

Postar um comentário