top

create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Entenda o arrebatamento: As diferentes posições protestantes e o que ensina a Igreja Católica

Qual Arrebatamento?
Você é pré, médio/meso ou pós? Se você não sabe como responder a essa pergunta, você provavelmente é Católico. A maioria dos fundamentalistas e evangélicos sabem que estas palavras são sinónimos de pré-tribulação, meso-tribulação e pós-tribulação. Os termos referem-se a quando o arrebatamento deve ocorrer.

O Milênio
Em Apocalipse 20:1-3, 7-8, lemos: “E vi um anjo descer do céu, segurando em sua mão a chave do abismo e uma grande cadeia. E ele prendeu o dragão, a antiga serpente , que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos, e jogou-o no abismo, e fechou e selou sobre ele, que ele não mais engane as nações, até que os mil anos se completassem. Depois que ele deve ser solto por um pouco…. E quando os mil anos terminarem, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra.”

O período de mil anos, o autor nos diz, é o reinado de Cristo, esse período de mil anos é popularmente chamado de milênio. O milênio é o prenúncio do fim do mundo, em Apocalipse 20 é interpretado de três maneiras por protestantes conservadores. As três escolas de pensamento são chamados pós-milenismo, amilenismo e pré-milenismo. Vamos dar uma olhada nelas.

Pós-Milenismo
Segundo Loraine Boettner no seu livro O Millennium (mesmo autor do sériamente defeituoso livro anti-católico, Catolicismo Romano), pós-milenismo é “a visão de que as últimas coisas que sustentam o Reino de Deus estão sendo estendidas no mundo agora através da pregação do evangelho e da obra salvadora do Espírito Santo; que o mundo finalmente está para ser cristianizado, e que o retorno de Cristo ocorrerá no final de um longo período de justiça e paz, comumente chamado de milênio. “

Esta opinião foi popular entre os protestantes do século XIX, quando o progresso era esperado até mesmo na religião e antes que os horrores do século XX fossem degustados. Hoje poucos a mantêm, exceto grupos como reconstrucionistas cristãos, uma conseqüência do movimento conservador Presbiteriano.

Comentaristas apontam que o pós-milenismo deve ser distinguido da visão de teólogos liberais e seculares que prevêem melhoria social e até mesmo que o Reino de Deus venha puramente através de meios naturais, ao invés de sobrenaturais. Pos-milenialistas, no entanto, argumentam que o homem seja incapaz de construir um paraíso para si mesmo; o paraíso só virá pela graça de Deus.

Pos-milenialistas também tipicamente dizem que o milênio mencionado em Apocalipse 20 deve ser entendido em sentido figurado e que a expressão “mil anos” não se refere a um período fixo de dez séculos, mas a um tempo indefinidamente longo. Por exemplo, o Salmo 50:10 fala da soberania de Deus sobre tudo o que existe e diz-nos que Deus é o dono “do gado sobre milhares de montanhas”. Isto não é para ser entendido literalmente.

No final do milênio, acontecerá a Segunda Vinda, a ressurreição geral dos mortos e do juízo final.

O problema com a ‘teoria’ do pós-milenismo é que a Bíblia não descreve que o mundo como vivenciara um período de cristianização completa (ou relativamente completa) antes da Segunda Vinda. Existem inúmeras passagens que falam da era entre a primeira e a segunda vinda como um momento de grande tristeza e luta para os cristãos. Uma passagem reveladora é a parábola do trigo e do joio (Mat. 13:24-30, 36-43). Nesta parábola, Cristo declara que os justos e os ímpios serão ambos plantados e crescerão lado a lado no campo de Deus (“o campo é o mundo”, Matt. 13:38) até o fim do mundo, quando serão separados, julgados, e que serão jogados no fogo do inferno ou herdarão o Reino de Deus (Mt 13:41-43). Não há nenhuma evidência bíblica de que o mundo acabará por tornar-se totalmente (ou mesmo quase que totalmente) Cristão, mas que sempre haverá um desenvolvimento paralelo dos justos e os ímpios até o julgamento final.

Amilenismo
A visão amilenista interpreta Apocalipse 20 simbólicamente e não vê o milênio como uma era de ouro terrestre em que o mundo será totalmente cristianizado, mas como o atual período de reinado de Cristo no céu e na terra, através da sua Igreja. Esta foi a opinião dos reformadores protestantes e ainda é a visão mais comum entre os protestantes tradicionais, embora não seja assim entre a maioria dos evangélicos mais novos e os grupos fundamentalistas.

Amilenistas também acreditam na coexistência do bem e do mal na terra até ao fim. A tensão que existe na terra entre os justos e os ímpios será resolvida apenas com a volta de Cristo no fim dos tempos. A idade de ouro do milênio é ao invés, o reinado celestial de Cristo com os santos, no qual a Igreja na Terra participa de alguma forma, embora não de forma gloriosa como será na Segunda Vinda.

Amilenistas salientam que os tronos dos santos que reinarão com Cristo durante o milênio parecem ser fixado no céu (Ap 20:4;. Cf 4:4, 11:16) e que o texto nada diz que Cristo estará na terra durante este reinado com os santos.

Eles explicam que, embora o mundo nunca vá ser totalmente cristianizados até a Segunda Vinda, o Milenionão tem efeitos sobre a terra em que Satanás está preso de tal forma que ele não poderá enganar as nações no sentido de dificultar a pregação do evangelho (Apocalipse 20 : 3). Eles apontam que Jesus falou da necessidade de “amarrar o homem forte” (Satanás), a fim de saquear a sua casa, resgatando as pessoas de seu aperto (Mt 12:29). Quando os discípulos voltaram de uma turnê de pregação do evangelho, regozijando-se com a forma como os demônios estavam sujeitos a eles, Jesus declarou: “Eu vi Satanás cair como um relâmpago” (Lucas 10:18). Assim, para o evangelho avançar em todo o mundo, é necessário que Satanás seja atado em um sentido, mesmo que ele ainda possa estar ativo atacando a indivíduos (1 Ped. 5:8).

O milênio é uma época de ouro não quando comparado com as glórias do porvir, mas em comparação a todas as eras anteriores da história humana, nas quais o mundo fora engolido em trevas pagãs. Hoje, um terço da raça humana é cristã, e muitos mais ainda repudiam os ídolos pagãos e abraçou o culto ao Deus de Abraão.

Pré-Milenismo
Em terceiro lugar na lista é o pré-milenismo, atualmente o mais popular entre os fundamentalistas e evangélicos ( mesmo que ha um século atrás fosse o amilenismo). A maioria dos livros escritos sobre o fim dos tempos, como o de Hal Lindsey, Grande Planeta Terra, são escritos sob uma perspectiva pré-milenista.

Como os pós-milenistas, os pré-milenistas acreditam que os mil anos sejam uma era de ouro na terra, durante a qual o mundo será completamente cristianizado. Ao contrário de pós-milenistas, eles acreditam que essa era irá ocorrer após a Segunda Vinda e não antes, para que Cristo reine fisicamente na terra durante o milênio. Eles acreditam que o Juízo Final só ocorrerá após o fim do milênio (o que muitos interpretam como um período de exatamente mil anos).

Mas as Escrituras não apóiam a idéia de um período de mil anos entre a Segunda Vinda e o Juízo Final. Cristo declara: “Porque o Filho do Homem há de vir com os seus anjos na glória de seu Pai, e então retribuirá a cada homem pelo que ele tem feito” (Mateus 16:27), e “Quando o Filho do Homem vier na sua glória, e todos os anjos com ele, então Se assentará em Seu trono glorioso. Diante Dele serão reunidas todas as nações, e Ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos …. E eles [os bodes] irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna “(Mateus 25:31-32, 46).

A Doutrina do Arrebatamento
Os pré-milenistas muitas vezes dão muita atenção à doutrina do arrebatamento. De acordo com esta doutrina, quando Cristo voltar, todos os eleitos que morreram serão ressuscitados em seus corpos físicos e transformados a um estado de glória, junto com os eleitos viventes, e então serão arrebatados para estarem com Cristo. O texto-chave referente ao arrebatamento é 1 Tessalonicenses 4:16-17, que afirma: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com um grito de comando, com o chamado do arcanjo, e com o som da trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os vivos, que ficam, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor “.

Os pré-milenistas acreditam, assim como praticamente todos os cristãos (exceto alguns pós-milenistas), que a segunda vinda será precedida por um momento de grande aflição e perseguição do povo de Deus (2 Tes. 2:1-4). Este período é chamado frequentemente a tribulação. Até o século XIX, todos os cristãos concordavam que o arrebatamento – embora ele não fosse chamado assim – ocorreria imediatamente antes da Segunda Vinda, no final do período de perseguição. Esta posição hoje é chamada de “pós-tribulacional” porque ela afirma que o arrebatamento virá depois da tribulação.

Mas em 1800, alguns começaram a clamar que o arrebatamento ocorrerá antes do período de perseguição. Esta posição, hoje conhecida como o ponto de vista ”pré-tribulacional”, também foi abraçada por John Nelson Darby, um dos primeiros líderes de um movimento fundamentalista que ficou conhecido como dispensacionalismo. A visão pré-tribulacional do arrebatamento de Darby foi então adotada por um homem chamado C.I. Scofield, que ensinou esta posição nas notas de rodapé de sua Bíblia de Referência Scofield, que foi amplamente distribuída na Inglaterra e nos Estados Unidos. Muitos protestantes que leram a Bíblia de Referência Scofield aceitaram sem críticas sua interpretação e adotaram a visão pré-tribulacional, apesar de qualquer cristão jamais ter ouvido falar disso nos últimos 1800 anos de história da Igreja.

Eventualmente, uma terceira posição foi desenvolvida, ficando conhecida como a “meso-tribulacional” ponto de vista que afirma que o arrebatamento ocorrerá durante o meio da tribulação. Finalmente, um quarto ponto de vista elaborou que não haverá um arrebatamento único no qual todos os crentes serão reunidos a Cristo, mas que haverá uma série de mini-arroubos, ou mini-arrebatamentos, que ocorrerão em momentos diferentes com relação à tribulação. Essa confusão fez com que o movimento se dividisse em campos amargamente opostos.

O problema com todas essas posições (exceto o ponto de vista histórico, pós-tribulacional, o qual foi aceito por todos os cristãos, inclusive não pre-milenialistas) é que eles dividem a Segunda Vinda em eventos diferentes. No caso da visão pré-tribulacionista, acredita-se Cristo que teria três vindas: Uma quando Ele nasceu em Belém, uma quando Ele retorna para o arrebatamento no início da tribulação, e uma no final da tribulação, quando ele estabelece o milênio. Este ponto de vista de três vindas é contrario às Escrituras.

Os problemas com a visão pré-tribulacional são evidenciados pelo teólogo (e pré-milenista) batista Dale Moody, que escreveu:… “A crença em um arrebatamento pré-tribulacional contradiz todos os três capítulos do Novo Testamento que mencionam a tribulação e o arrebatamento juntos ( Marcos 13:24-27, Mt 24:26-31;…… 2 Tessalonicenses 2:1-12). A teoria é tão falida biblicamente que a habitual defesa é feita através de três passagens que não chegam a mencionar uma tribulação (João 14:3; 1 Tessalonicenses 4:17;.. 1 Coríntios 15:52). Estas são passagens mais importantes, mas elas não dizem uma palavra sobre um arrebatamento pré-tribulacional. A pontuação é de 3 a 0, três passagens que ensinam um arrebatamento pós-tribulacional e três que não dizem nada sobre o assunto.

. . . o pré-tribulacionismo é biblicamente falido e não sabe “(A Palavra da Verdade, pagina 556-7).

Qual é a posição católica?
Quanto ao milênio, nós tendemos a concordar com S. Agostinho e, de forma derivada, com o amilenistas. Assim, a posição Católica, tem sido historicamente “amilenista” (como tem sido a posição de maioria cristã em geral, incluindo a dos reformadores protestantes), embora os católicos não costumem usar esse termo. A Igreja tem rejeitado a posição pré-milenista, às vezes chamada de “milenarismo” (cf. Catecismo da Igreja Católica, 676). Em 1940 o Santo Ofício considerou que o pré-milenismo “não pode ser ensinado com segurança”, embora a Igreja não tenha dogmaticamente definido esta questão.

Com relação ao arrebatamento, os Católicos certamente acreditam que o evento da nossa reunião para estar com Cristo terá lugar, embora geralmente não usem a palavra “arrebatamento” para se referir a este evento (um tanto ironicamente, uma vez que o termo “arrebatamento” é derivado do texto da Vulgata Latina, tradução oficial da Bíblia Católica, em 1 Tessalonicenses 4:17 – que significa “seremos apanhados,” [em latim: rapiemur].).

NIHIL obstat: Cheguei à conclusão de que os materiais
apresentados neste trabalho estão livres de erros doutrinais ou morais.
Bernadeane Carr, STL, Censor Librorum, agosto 10, 2004
Imprimatur: De acordo com 1983 CIC 827
Permissão para publicar este trabalho, é concedida.
+ Robert H. Brom, bispo de San Diego, 10 de agosto de 2004

FONTE ELETRÔNICA;

http://igrejamilitante.wordpress.com/2011/06/01/entenda-o-arrebatamento-as-diferentes-posicoes-protestantes-e-o-que-ensina-a-igreja-catolica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário