top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Movimento Gnóstico Cristão Universal

O Movimento Gnóstico Cristão Universal se filia ao Neognosticismo. Este, no século XIX, restaurou com modalidades diversas o gnosticismo dos séculos II / IV da era cristã. O Gnosticismo antigo era eclético, fundindo entre si elementos da cultura grega, da cristã e da oriental. A gnose prometia a salvação mediante o conhecimento de verdades "sublimes" reservadas aos seus adeptos; era também dualista, ou seja, infensa ao corpo e à matéria.

O pensamento gnóstico reapareceu de certo modo no Catarismo e em algumas correntes cristãs espiritualistas da Idade Média. Na época moderna, a Gnose foi restaurada por Jules Doinel, que terminou sua vida repudiando como satânica a "Igreja Gnóstica" que ele fundara. Esta instituição se difundiu pela França, a Alemanha, a Inglaterra, os Estados Unidos..., assumindo nomes diversos e sagrando "bispos".

Samael Aun Weor diz ser o sucessor do alemão Arnold Krumm-Heller (1897-1946), que fundou uma Fraternidade Rosacruciana Antiga. Samael deu feição própria às doutrinas esotéricas da Gnose, visando ao aperfeiçoamento moral dos seus seguidores numa perspectiva panteísta e reencarnacionista; os seus escritos são obscuros, aparentemente eruditos, mas vulneráveis a um sério exame racional.

Está-se propagando no Brasil o chamado "Movimento Gnóstico Cristão Universal", fundado pelo colombiano Victor Manoel Gómez (com o pseudônimo de Samael Aun Weor), falecido em 1977. Antes de morrer, confiou o Movimento ao Sr. Joaquim Enrique Amortegui Valbuena (dito Rabolú), que tem desenvolvido o raio de ação desse Movimento.

Visto que a Gnose e o Gnosticismo suscitam interesse no público brasileiro (e na Europa), voltar-nos-emos, nas páginas subsequentes, para a corrente fundada por Samael Aun Weor.

1. A Gnose: que é?

1.1. Na Antiguidade
A palavra gnose {do grego gnósis) quer dizer conhecimento. Nos três primeiros séculos do Cristianismo tomou o significado preciso de "conhecimento de temas filosófico-religiosos de ordem superior, não raro reservados aos Iniciados" A Gnose do inicio da era cristã era uma corrente sincretista que fundia entre si elementos das religiões orientais, da mística grega e da revelação Judeo-cristã .Tentou envolver o Cristianismo no processo de fusão, pondo em xeque a pureza da mensagem evangélica nos séculos II/III. Por isto Já em 1 Tm 6,20 há uma advertência a Timóteo para que evite "as contradições de uma falsa gnose {pseudónymos gnosis)"
Os gnósticos eram, antes do mais, dualistas, isto é, admitiam um principio bom, que seria a Divindade {(simbolizada pela Luz) e, em oposição, a matéria {(simbolizada pelas trevas), má por si mesma. Da Divindade emanariam os seres (eones) num sistema de {365?) ondas concêntricas, cada vez mais distanciadas do bem e próximas do mal. O homem seria um elemento divino que, em consequência de um acontecimento trágico, terá sido condenado a se revestir de matéria (corpo) e viver na terra. O Criador do mundo material seria um eon inferior, que era identificado com O Deus justiceiro do Antigo Testamento.

Para libertar as centelhas de luz ou de bem aprisionadas na matéria e levá-Ias ao reino da luz,terá sido enviado ao mundo um eon superior, o Logos (Cristo). Este revelou aos homens o Deus Sumo e Verdadeiro, que eles ignoravam; anunciou-lhes que o mundo da luz os espera e Ihes transmitiu as maneiras eficazes de vencer e eliminar a matéria.

O Salvador assim entendido tinha, conforme algumas escolas gnósticas, apenas um corpo aparente (docetismo) ou, segundo outras, tinha um corpo real, no qual o Logos desceu e permaneceu desde o Batismo até a Paixão de Jesus.

A salvação só pode ser obtida pelos homens pneumáticos (espirituais) ou gnósticos, nos quais prevalece a luz.A maioria dos homens ou a massa é material (hílica) e será aniquilada como a matéria. Entre os espirituais e os materiais haveria os psíquicos ou os simples crentes católicos, que poderiam chegar a gozar de uma bem-aventurança de segunda ordem.

Os gnósticos admitiam o retorno de todas as coisas às condições correspondentes à sua natureza originária.

Pelo fato de desprezarem a matéria, os gnósticos deveriam praticar severa ascese ou abstinência de prazeres carnais. Facilmente, porém, passavam ao extremo oposto: recusando o Deus do Antigo Testamento, que era também o autor da Lei, rejeitavam normas de conduta moral e calam em libertinismo desenfreado Julgavam supérflua a confissão de fé perante as autoridades hostis, porque a verdadeira profissão de fé, o martírio (testemunho, em grego) consistia na gnose; quem possui a esta, não está obrigado a sacrifício algum.

O gnosticlsmo se ramificou em escolas diversas a oriental, mais rígida, a helênica, mais branda, a de Marcião, mais chegada ao cristianismo, a dos Ofitas (cultores da serpente), a dos Cainitas, a dos Setianos Floresceu principalmente entre 130 e 180, contando com chefes de capacidade notável (Basílides, Valentim, Carpócrates, Pródico.) Produziram rica bibliografia (tratados de filosofia, comentários de textos bíblicos, hinos ), de que nos restam poucos fragmentos

1.2. Nos tempos modernos

As escolas do Gnosticismo dos primeiros séculos se dissolveram Todavia as linhas-mestras do pensamento gnóstico vêm periodicamente à baila em movimentos e correntes cuja inspiração fundamental é o dualismo assim na Idade Média os cátaros ou albigenses, aos quais se sucederam certas modalidades de Cristianismo Espiritualista

A partir do século XIX, o pensamento gnóstico tomou novas expressões de índole ocultista ou esotérica mesclada de magia e de traços de Cristianismo.Constituiram-se "pequenas igrejas" juridicamente independentes uma das outras, portadoras de nomes diversos. Ecclesia Gnostica Mysteriorum (Igreja Gnóstica dos Mistérios), Fraternidade Hermética de Luxor (com seus ritos egípcios ditos "de Mênfis" e "de Misraim"), Ordem dos Templários Renovada (Ordo Templi Orientis, que não tem a ver com a Ordem dos Cavaleiros Templários da Idade Média), a Antiga e Mística Ordem Rosa-Cruz (AMORC), Ordem do Pleroma (- da Plenitude). Até mesmo alguns ramos da Maçonaria parecem estar ligados ao Neognosticismo. O psicólogo Carl Gustav Jung fez referências explícitas ao Gnosticismo antigo e moderno; o seu livro "Sete Sermões aos Mortos" é tido por Jung como resultado de inspiração misteriosa e assinado com o nome do gnóstico antigo Basílides. Até mesmo o nazismo alemão parece ter em suas origens algumas sentenças da mitologia gnóstica (tenha-se em vista o mito da raça propalado por Adolf Hitler e companheiros) Essas correntes gnósticas ou chegadas à Gnose são assaz ecléticas; fascinam & muitos pelo seu caráter, não raro, esotérico, prometendo benefícios espirituais e materiais aos privilegiados que nelas se iniciam. O Neognosticismo tem seus "bispos" e sua hierarquia, entre os quais se destacam Gérard Encausse, dito Papus (1865-1916), o livreiro esotérico Lucien Chamuel e o intelectual socialista Léon Fabre Des Essar1s (1848-1917).

Interessante é o caso de Jules Doinel, fundador de uma "igreja gnóstica" em 1892 na França: dizia-se herdeiro da Gnose como era professada por Valentim e os Valentinianos, dos séc II/III; filiava-se, outrossim, ao Catarismo dualista da Idade Média; foi ele quem "sagrou bispos" Papus, Chamuel e Des Essar1s. Aconteceu, porém, que em 1895 Jules Doinel anunciou sua conversão ao Catolicismo e publicou um livro intitulado "Lúcifer Desmascarado", no qual denunciava o caráter satânico da igreja gnóstica..Teve como sucessor Léon Fabre Des Essar1s (Synesius). A instituição de Jules Doinel foi-se dividindo e esfacelando, com ramificações na Inglaterra, na Alemanha, nos Estados Unidos e em outros países.
Na Alemanha destaca-se Theodor Reuss, que se dizia "bispo gnóstico". Organizou na Suiça (Monte Verdade) um Congresso pacifista, do qual participaram Lenin, Trotsky e um grupo de cultores da raça ariana, que transformaram a doutrina gnóstica em gnose racista, exercendo cer1a influência sobre o nazismo: assim é que o nacional-socialismo e o comunismo são, por alguns autores, filiados a uma corrente neognóstica, de índole política.

Theodor Reuss "sagrou bispo" Arnold Krumm-Heller (1897 -1946), fundador de uma "Fraternidade Rosacruciana Antiga" e divulgador do Neognosticismo na América do Sul, onde viveu muito tempo. A sucessão de Krumm-Heller é reivindicada por Samael Aun Weor, colombiano, que passamos a apresentar mais detidamente.

2. Samael Aun Weor e sucessor: quem são?

1. Victor Manoel Gómez nasceu na Colômbia aos 3/5/1917. Desde cedo se mostrou interessado por revelações e fenômenos místicos. Por isto dedicou-se ao estudo das correntes esotéricas do passado e da época atual. Aos dezesseis anos já proferia conferências de teor esotérico. Insatisfeito com as sentenças dos antepassados, houve por bem reduzir-se ao "zero radical" e instituir sua própria corrente de esoterismo, marcada por críticas e proposições ditas "revolucionárias". Exerceu suas atividades na Colômbia e na cidade do México, onde veio a falecer aos 24/12/1977.

Deixou alguns livros de sua autoria, como "O Matrimônio Perfeito" (1950), que deu início ao Movimento Gnóstico Cristão Universal; além do quê, escreveu "Tratado de Biologia Revolucionária", "A Grande Rebelião", "0 Mistério do Aureo Florescer", "Sim há Inferno, Sim há Diabo, Sim há Carma", "As três Montanhas", "Didática do Autoconhecimento"...

2. 0 sucessor de Samael é Joaquin Enrique Amortegui Valbuena, dito Rabolú, nascido na Colômbia aos 11/10/1926. Camponês, desde pequeno meditava na grandiosidade da natureza, observando sua perfeição. Adulto, levou vida pouco chegada aos preceitos cristãos.

Aproximou-se de Samael Aun Weor com muita desconfiança, mas aos poucos foi assimilando as teorias do pregador. Resolveu então dedicar-se totalmente ao Movimento Gnóstico, que ele quis levar até aos confins da terra; implantou-o em mais de 40 países dos cinco continentes.

0 Movimento Gnóstico chegou ao Brasil em 1960. No ano seguinte, afirmava-se com personalidade jurídica, e em 1981 filiou-se à Nova Ordem, estabelecida por Rabolú, coordenador internacional do Movimento Gnóstico Cristão Universal.

Após a morte de Samael Aun Weor (1977), o Movimento Gnóstico dividiu-se em dois ramos. Já que ambos se entregam a práticas de magia sexual, provocaram uma Declaração da Conferência Episcopal Latino-americana (CELAM) em 1984.

Pergunta-se agora.

3. Qual a mensagem da Nova Gnose?

1. São três os objetivos do Movimento Gnóstico Cristão Universal, como se depreende dos próprios escritos dessa corrente:

"(1) eliminar do ser humano os elementos psíquicos inumanos e indesejáveis, origem de nossas fraquezas, infelicidades, dores e erros";

2) criar, através da magia prática do amor, da alquimia, veículos superiores para investigar e comprovar as verdades cósmicas e desenvolver faculdades latentes no homem;

3) entregar desinteressadamente, gratuitamente e sem distinção, este ensinamento regenerador e multimilenar à humanidade, às pessoas que anelam à Auto-Realização intima do Ser (extraído da orelha de capa de livros de Aun Weor)

Mais precisamente quais seriam as linhas doutrinárias do Movimento Gnóstico de Samael Weor?

2 Quem lê os escritos deste autor, deduz dos mesmos as seguintes linhas do pensamento:

1) Panteísmo

O autor fala de Consciência Cósmica do Ser e de Consciência Superlativa do Ser (A Grande Rebelião, GR, cap 16, p 68), parecendo com isto Indicar a Divindade Identificada com o Cosmos. Afirma que cada um de nós tem dentro de si Deusa- Mãe:

"Não é demais esclarecer, de forma enfática, que Deusa-Mãe. REA, CIBELES, Adônia, ou como queiramos chamá-la, e uma variante de nosso próprio ser individual aqui e agora" (GR, cap 15, p 63)

Essa Mãe Divina é dita Kundalini, "a Serpente Ignea de nossos mágicos poderes" (GR cap 15, p 63), ou ainda:

"A Kundalini é a energia misteriosa que faz existir no mundo um aspecto de BRAHAMA " (Ibd,)

O autor não se furta a professar concepções mitológicas:

"A Kundalini encontra-se enroscada três vezes e meia dentro de certo centro magnético, localizado no osso coccígeo".

Ali, descansa, entumescida, como qualquer serpente, a Divina Princesa.

No centro daquela chácara, ou estância, existe um triângulo feminino ou IONI, onde está estabelecido um LINGAM masculino.

Neste LINGAM atômico que representa o poder criador sexual de BRAHAMA, enrosca-se a sublime serpente KUNDALINI.

A Rainha Ignea, em sua figura de serpente, desperta com o secretum secretorum de certo artifício alquimista que ensinei, claramente, em minha obra intitulada '0 Mistério do Áureo Florescer"' (GR pp 65s)

Pode-se perguntar. Que significam propriamente essas figuras mito lógicas? Que valor têm perante a lógica e a sã razão? Passam de um jogo de palavras apto a seduzir as emoções? - O autor explica os seus símbolos.

b) Antropologia

O ser humano parece ser, segundo Aun Weor, uma parcela da divindade revestida de matéria ou do corpo portador de paixões desregradas, que é preciso extirpar Essa parcela divina é chamada "Essência"; ela deve desenvolver-se dentro do corpo, que a torna "engarrafada, enfrascada" (Tratado de Psicologia Revolucionária, PR, cap 4, p. 9)

"Na Essência está a religião, o Buda, a Sabedoria, as Partículas de Dor de nosso Par que está nos céus, e todos os dados que necessitamos para a AUTO-REALIZAÇÃO ÍNTIMA DO SER" (rbd. cap 4, p 10)

É preciso, para libertar a Essência existente dentro de nós, "dissolver o eu psicológico, desintegrar seus elementos indesejáveis, é urgente",
inadiável, impostergável... "Este é o sentido do trabalho sobre si mesmo" (ibd. Cap.4,p.10).

"Necessitamos reduzir a cinzas a crueldade monstruosa destes tempos; a inveja que, desgraçadamente, veio a converter-se na mola secreta da ação; a cobiça insuportável que tornou a vida tão amarga; a asquerosa maledicência; a calúnia que tantas tragédias originam; a embriaguez; a Imunda luxúria que cheira horrivelmente, etc, etc, etc. . . " (ibd. p. 10).

A Gnose ou "o Trabalho Gnóstico Esotérico" tem por finalidade ajudar a pessoa a se livrar de seus maus instintos.

"O humanóide, a respeito de seu estado interior, é uma multiplicidade psicológica, uma soma de Eus".

Os ignorantes ilustrados desta época tenebrosa rendem culto ao EU; endeusam-no; colocam-no nos altares, chamam-no AL TER EGO, EU SUPERIOR, EU DIVINO, etc., etc, etc

O humanóide não tem, certamente, um Eu permanente, mas uma multidão de diferentes Eus infra-humanos e absurdos

O pobre animal Intelectual, equivocadamente chamado homern , é sernelhante a uma casa em desordem onde, em vez de um amo, existem muitos criados que querem sempre mandar e fazer o que Ihes vem na gana...

O maior erro do pseudo-esoterismo e pseudo-ocultismo baratos ó supor que os outros possuem, ou que se tem um EU permanente e Imutável, sem princípio e sem fim.

Se esses que assim pensam, despertassem a Consciência, ainda que fosse por um Instante, poderiam evidenciar, claramente e por SI mesmos, que o humanóide racional nunca ó o mesmo por muito tempo.

O mamífero intelectual, do ponto de vista psicológico, esta se mudando continuamente..

Pensar que, se uma pessoa se chama Luís, ó sempre Luís, é algo como uma brincadeira de mau gosto..

Esse sujeito a quem chamam Luís, tem em si mesmo outros Eus, outros Egos que se expressam através de sua personalidade em diferentes momentos e, ainda que o Luís não goste da cobiça, outro Eu nele, chamado de Pepe, gosta da cobiça, e assim sucessivamente..

Dentro de cada pessoa vivem muitas pessoas, muitos Eus; isto o pode verificar, por si mesma e de forma direta, qualquer pessoa desperta, consciente... " (PR, cap. 10, pp. 23s).

Samael Weor por vezes identifica essa Essência que é o núcleo de cada ser humano, com o Cristo:

"Afortunadamente, o Cristo íntimo, desde o próprio fundo de nosso Ser, trabalha Intensivamente, sofre, chora, desintegra elementos perigosíssimos que em nosso interior levamos".
"O Cristo nasce como um menino no coração do homem; porém, à medida que vai eliminando os elementos indesejáveis que levamos dentro, vai crescendo, pouco a pouco, até converter-se num Homem Completo" (GR cap. 25, pp. 102s).

c) Evolução e Involução

O processo de crescimento interior do ser humano pode ser entravado por outras pessoas, que chegam a provocar o retrocesso espiritual de seus subalternos Samael Weor Julga que algo de semelhante se deu com as formigas.

Enchemo-nos de assombro ao contemplar a perfeição de um palácio de formigas. Não há dúvidas que a ordem estabelecida em qualquer formigueiro é formidável.

Aqueles Iniciados que despertaram a Consciência, sabem, por experiência mística direta, que as formigas, em tempos que nem remotamente suspeitam os maiores historiadores do mundo, foi uma raça humana que criou uma poderosíssima civilização socialista.

Então eliminaram os ditadores daquela família as diversas seitas religiosas e o livre arbítrio, pois tudo isso Ihes tirava poder, e eles necessitavam ,ser totalitários no sentido mais completo da palavra.

Nestas condições, eliminada a iniciativa Individual e o direito religioso, o animal intelectual se precipitou pelo caminho da Involução e da degeneração.
A todo o antes dito acrescentaram-se os experimentos científicos: transplantes de órgãos, glândulas, ensaios com hormônios, etc , etc , etc , cujo resultado foi a diminuição gradual do tamanho e a alteração morfológica daqueles organismos humano,até se converterem, por último, nas formigas que hoje conhecemos.

Toda aquela civilização, todos esses movimentos relacionados com a ordem social estabelecida, se tornaram mecânicos e foram herdados de pais para filhos. Hoje nos enchemos de assombro ao ver um formigueiro, mas não podemos deixar de lamentar sua falta de Inteligência.

"Se não trabalharmos sobre nós mesmos, involuímos e degeneramos espantosamente" (PR cap. 30, p. 95)

Sem comentários. . .

d) Consumação

O Movimento Gnóstico Cristão Universal professa a reencarnação, dita "Retorno e Recorrência":

"A morte é o regresso ao princípio da vida, com a possibilidade de repeti-la novamente, no cenário de uma nova existência"... o reingresso existe: o retorno existe. Ao voltar a este mundo, projetamos sobre o tapete da existência o mesmo filme, a mesma vida.

O ser humano tem uns três por cento da Essência livre e noventa e sete por cento da Essência embotelhada entre os eus.

Ao retornar, os três por cento da Essência livre impregnam, totalmente, o

ovo fecundado: inquestionavelmente, continuamos na semente de nossos descendentes.

Personalidade é diferente: não existe nenhum amanhã para a personalidade do morto: esta última vai se dissolvendo, lentamente, no panteão ou cemitério.

No recém-nascido só se encontra reincorporada a pequena porcentagem da Essência livre: isto dá a cada criatura autoconsciência e beleza interior" (GR cap. 22, p. 91). Como se vê, é difícil perceber a lógica dos dizeres de Samael Weor; usa de Léxico próprio; perde-se em afirmações gratuitas ou de .

FONTE:

5 comentários:

  1. achei legal... a gnose fecha muito com a psicanálise de jung mesmo... a liberação total... por isso que não deve fazer alusão específica e se perder em aprofundamentos intelectuais, quando a liberação se encontra além do intelecto...
    quanto ao que ele fala sobre vários nomes dado à deusa mãe, também representada pela Virgem Maria ou Ram Io, é só ver na história os seus papéis nas várias mitologias, todas tem o mesmo papel ou função em sua história ou lenda...
    obrigado, gostei!!!

    ResponderExcluir
  2. Não podemos nos esquecer que o site sendo sectário, vai apresentar o movimento gnóstico como seita recente, o que não é verdadeiro. Jules Doinel, Krumm Heller, SAW... são pessoas "convertidas" ao gnosticismo que criaram suas respectivas escolas para divulgar os ensinamentos gnósticos que são antigos, anterior ao Cristianismo e incorporado a igreja primitiva cristã nascente, assim como a igreja de Roma incorporou o que achava correto de outras religiões pagãs!
    Os cristãos gnósticos nunca deixaram de exisir, mesmo com a carnificina planejada pela igreja de Roma aos gnósticos de Languedoc, ao sul da França na idade Média, para deter o poder. Um exemplo são os Mandeanos, gnósticos descendente dos Essênios que vivem ainda hoje nas cercanias do rio Eufrates.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MAIS UM QUE ENTRA AQUI PARA FAZER COMENTARIOS SEM FONTE CONFIAVEL E DIZ QUE A IGREJA CATOLICA PRATICAVA RITOS PAGÃOS E GUERRAS. CANSEI DE TENTAR RESPONDER ESTE TIPO DE ARGUMENTAÇÃO.COM HEREGES E PESSOAS DE MENTES FECHADAS NÃO TEM COMO CONVERSAR.

      Excluir
  3. FUI MEMBRO MO MOVIMENTO GNÓSTICO CRISTÃO UNIVERSAL BRASILEIRO POR QUASE 10 ANOS E TENHO DE CONFESSAR ... NUNCA VIE TANTAS VERDADES REVELADAS SOBRE O SER HUMANO DE FORMA GRATUITA E DESPRETENSIOSA. O MOVIMENTO AUTENTICO NÃO TE COBRA NADA.. A NÃO SER QUE FAÇA UM TRABALHO VERDADEIRO SOBRE SÍ PRÓPRIO, COM O INTUITO DE MELHORAR A SÍ PRÓPRIO COMO SER HUMANO... E O MAIS IMPORTANTE E... DIFERENTEMENTE DA MAIORIA DAS FILOSOFIAS RELIGIOSAS OU RELIGIÕES OFICIAIS .. A GNOSE TE DAR FERRAMENTAS PRÁTICAS DE COMPROVAÇÃO.. SÓ PRECISA TRABALHAR... NO TEXTO ACIMA... TEM VÁRIAS INCORREÇÕES... QUEM ESCREVEU SOMENTE FEZ UMA PESQUISA SUPERFICIAL SOBRE O ASSUNTO.... RECOMENDO ESTUDAR MAIS PARA NÃO INCORRER EM MAIS ERROS.

    ResponderExcluir
  4. Olá, também fui do Movimento Gnóstico e só posso agradecer por tudo o que vivi naquele momento em que estive em suas fileiras. Uma verdadeira instituição a favor do Espírito e da Alma, que professava a espiritualidade da maneira mais prática possível, em um ambiente fraternal e amistoso, sem preconceitos de espécie alguma, visando unicamente o desenvolvimento espiritual dos seres humanos.
    Me sinto na obrigação de alertar também aos leitores deste blog e ao próprio autor deste texto, de que há incorreções, tanto históricas, quanto doutrinárias e inclusive de interpretação. O prof. Felipe Aquino que publicou este texto no site da Ed. Cleofas, confunde a instituição "Movimento Gnóstico Cristão Universal", que obteve personalidade jurídica em 1961, com o Movimento Gnóstico surgido ao fim do séc. XIX, que teve elementos esotéricos e ocultistas mas nunca utilizou o termo "Cristão" em sua denominação.
    O próprio Jules Doinel, que é citado neste texto, foi o Patriarca da Igreja Gnóstica no séc. XIX e realmente renunciou ao seu Patriarcado, porém, o que não é citado neste texto por razões que desconheço, é de que Jules Doinel arrependeu-se e voltou a se filiar à Igreja Gnóstica como Bispo e permaneceu neste posto até o fim de sua vida. Diz-se que em seu leito de morte, Doinel dirigiu palavras de agradecimento aos mártires cátaros (massacrados violentamente pela Igreja Católica) que lhe revelaram sua missão de vida, que era a de fundar a Igreja Gnóstica.
    Em um determinado ponto do artigo, o autor cita a rica bibliografia produzida pelos gnósticos antigos, porém atualmente restando poucos fragmentos... infelizmente o autor esquece-se de mencionar que grande parte destes escritos foram vandalizados, destruídos e vilipendiados por fanáticos católicos que temiam qualquer manifestação religiosa, filosófica e mística que representasse algum tipo de ameaça à posição da Igreja. Um exemplo histórico desse vandalismo absurdo é a destruição da biblioteca de Alexandria, no Egito.
    Samael escreveu a obra "Tratado de Psicologia Revolucionária e não "Tratado de biologia revolucionária" como diz o autor do artigo...
    Enfim o autor demonstra total ignorância a respeito da doutrina gnóstica, pontualmente ao falar da Kundalini, da Consciência Superlativa do Ser, que parece se confundir com algo que ele chama de "Divindade Identificada com o Cosmos". O autor não entende que a simbologia e mitologia presentes em religiões e tradições antigas representam as mesmas verdades espirituais em todas as idades e em diferentes culturas, sobre Deus e sua relação com a alma humana.
    Por fim, sugiro para qualquer pessoa e também o autor deste texto que, caso queiram se aprofundar nestes conhecimentos transcendentais, que sejam sinceros consigo mesmos e se o autor queira entender melhor o que estudou superficialmente (estudou orelhas de capas de livros como o próprio disse), que estude sem ideias preconcebidas e acima de tudo pratique, porque este ensinamento é prático visando o autoconhecimento e o seu estudo do ponto de vista intelectual sem a aplicação prática é incompleto e até mesmo inútil.
    Grato.

    ResponderExcluir