top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

SIGILO COM A IMAGEM DE JESUS, DO VI SÉCULO

Em Tiberíadas, às margens do Lago da Galiléia, foi encontrado um sigilo com uma imagem de Jesus em uma das faces. Na outra há uma cruz com a abreviação do nome “Christos”. O objeto seria do século VI. Outras descobertas de sigilos como este tinham sido feitas em Cesaréia, que em tempos passados era a capital da província, mas este é o primeiro encontrado em Tiberíades.

Segundo o professor Yizhar Hirschfeld, da Universidade Hebraica, responsável pelas escavações, o sigilo pertencia a um membro importante da igreja local. Ele diz que da descoberta seria possível tirar duas considerações: a primeira é que a Igreja em Tiberíadas era mais influente do que se imaginava até agora e a segunda é que as comunidades hebraica e cristã conviviam, em harmonia.
Yizhar também acrescenta: “Foi em torno ao Século VI que várias imagens, que mais tarde se tornaram populares no cristianismo, começaram a ser eleboradas, como Maria Theothokos (Maria, Mãe de Deus)”. Disse ainda que “é presumível que quem desenhou a imagem de Jesus tinha uma memória histórica do seu caráter”.

No mesmo local foi encontrata também uma moeda que continha o rosto de Jesus em uma das faces e na outra uma inscrição grega que dizia “Jesus, o Messias, rei dos reis”, porém essa é de um período posterior, da época das cruzadas, por volta do ano 1000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário