top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ENCONTRADO O ÉDEM?


Na Turquia, em Göbekli Tepe, os pesquisadores encontraram um complexo arquitetônico que poderia ter inspirado a narração bíblica do Gênesis: uma colina fértil que já na Idade da Pedra era um centro sagrado dedicato ao culto de uma serpente, próximo à gruta na qual teria nascido Abraão. 

A descoperta é particular por que mostra que nove mil anos antes de Cristo havia um núcleo social capaz de dar vida a edificações que testemunham uma religiosidade viva e com esquemas já bastante complexos. Caçadores semin-nômades construiram santuários de dimensões consideráveis dedicados à divindades com formas animais, em especial a um deus que lembra a serpente do paraíso bíblico e que por isso poderia ter inspirado o narrador bíblico quando escreveu o famoso episódio da passagem do homem e da mulher pelo paraíso terrestre.

A região se encontra na atual parte oriental da Turquia, nas alturas de Göbekli Tepe, próximo a Harran, mencionado na história dos patriarcas. A região está ainda próxima dos montes Tauro e Zagros, que há 10 mil anos, quando terminou a última etapa glacial, se tornaram planaltos verdes, aos pés dos quais existiam planícies férteis.
Graças às mudanças climáticas os habitantes daquela zona aprenderam a cultivar uma área que pode ter ajudado a criar a imagem do jardim do Édem. Tal imagem teria sido fixada na memória cultural daquela sociedade que a teria trasmitida aos autores bíblico.

A tese é defendia por Klaus Schmidt, diretor das escavações. Porém biblistas lhe contestam sublinhando que a história da Bíblia tem como base uma sociedade com agricultura desenvolvida e que, portanto, tem um contexto histórico bem mais recente. A essas objeções o arqueólogo Klaus rebate dizendo que já os habitantes de Göbekli Tepe tinham capacidades de cultivar uma agricultura capaz de produzir amplos espaços verdes, com muitas árvores frutíferas. 

A favor dos biblistas tem também o argumento do ambiente original da palavra “paraíso” (pairidaez, em persiano), que teria nascido no lugar onde Israel foi tido como prisioneiro, na Babilônia. Nesse período, por volta dos anos 500 antes de Cristo, teria sido escrito a maior parte dos textos sobre a criação.

A favor do arqueólogo, invés, há a formação geográfica da região da Turquia. Realmente existem muitos lá existem muitos rios, como no Édem do Antigo Testamento. Além disso, segundo Ezequiel 28,14, o jardim de Adão e Eva se encontrava sobre uma monte sagrado. E também o texto bíblico diz que “Deus formou o homem com argila e soprou em seu nariz o sopro da vida. E essa situação pode ser espelhada nas numerosas figurinhas de barro recentemente encontradas em Nevali Çori, pouco longe do monte Göbekli Tepe.

FONTE:
http://www.abiblia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário