top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 14 de novembro de 2010

Guardai-vos dos escribas que gostam de ser saudado nas praças públicas

Escrito por José Barbosa de Miranda

Qui, 13 de Maio de 2010 11:31

E Jesus dizia no seu ensinamento: Guardai-vos dos escribas que gostam de circular de toga, de ser saudado nas praças públicas, e de ocupar os primeiros lugares nas sinagogas e os lugares de honras nos banquetes; mas devoram as casas das viúvas e simulam fazer longas preces. Esses receberão a condenação mais severa.

E, sentado frente ao Tesouro do Templo, observava como a multidão lançava pequenas moedas no Tesouro, e muitos ricos lançavam muitas moedas. Vindo uma pobre viúva, lançou duas moedinhas, isto é, um quadrante. E chamando a si os discípulos, disse-lhes: Em verdade eu vos digo que esta viúva que é pobre lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao Tesouro. Pois todos os outros ofereceram do que lhes sobrava. Ela, porém, na sua penúria, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver.


A comunidade de Marcos divide esse ensinamento de Jesus em duas partes, são dois momentos fortes para mostrar o mesmo comportamento do mundo, em contra partida com a atitude de vida que devem ter os seguidores de Jesus.

Primeiro momento

Destaca que a forma como as pessoas distantes de Deus se comporta está longe da Verdade. Estão muito preocupadas em aparecerem, em serem vistas pelos homens, serem elogiadas. Jesus mostra que a teologia dos mestres da Lei, os escribas, aqueles responsáveis pela formação religiosa do povo não é coerente com o Plano de Deus. Passam por bonzinhos dando muitas esmolas, ficam muito tempo fingindo que estão rezando. Mas não vivem o que ensinam e são exploradores do povo. Vão mais longe como Jesus disse: devoram as casas das viúvas, abusam da sua situação de dor. Jesus desmascara a falsidade deles: esses receberão a condenação mais severa!

Segundo momento

Jesus vai sentar-se diante daquela cesta ou caixa onde as pessoas colocam as suas ofertas. Ficou observando como as pessoas se comportam quando dão suas esmolas. Os ricos lançavam muitas moedas e olhavam para os outros com largo sorriso como se quisessem dizer: ‘eu sou melhor porque tenho mais dinheiro para comprar o Reino de Deus’.

Veio também uma viúva que tinha uma pequeníssima pensão, essa do INSS, para se sustentar e manter os filhos, e depositou dois centavos na cestinha. Jesus aproveitou as duas atitudes. Chamou os discípulos à parte e comentou: essa viúva que é pobre deu mais do que todos os outros. Esses deram o que lhes sobrava, ela, porém, na sua pobreza, ofereceu tudo o que possuía para viver.

Alguns podem dizer: “esse mundo de Jesus é um mundo às avessas”. Mas o mundo de Jesus é o correto, onde não é levada em consideração a quantidade do ter, mas a qualidade do ser. Onde as pessoas valem pelo que são e não pelo que pretendem ter. Um mundo que não se compra com propina. Um mundo onde ninguém explora o outro. Um mundo de desprendimento e partilha de vida, como deve ser a dos discípulos missionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário