top

create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ENCONTRADA TALVEZ A IGREJA MAIS ANTIGA

Um mosaico e os restos de uma construção, descobertas recentementes nas escavações no pavimento da prisão de Meguido, podem pertncer à igreja mais antiga do mundo, conforme um juízo preliminar da Autoridade Israeliana de Antigüidades.
A descoberta, uma das mais espetaculares dos últimos tempos no mundo bíblico, revela que invés de um altar, no centro da igreja, se erguia uma simples mesa, sobre a qual se comia para celebrar a Última Ceia.

As fotos de três incrições gregas foram analizadas pela professora Leah Di Segni, da Hebrew University, que declarou que o uso da palavra “mesa” em uma das inscrições, no lugar da palavra “altar” pode representar um importante passo nos estudos sobre o cristianismo antigo. Normalmente se crê que os rito da igreja baseados na Última Ceia se faziam em torno ao altar.
As escavações estão sendo feitas por ocasião da construção de uma nova ala da prisão de Meguido, um presídeo de segurança máxima. Geograficamente, o local é próximo a Tel Meguido, que é considerado a Armaguedão do Apocalipse.
A inscrição ao norte menciona um oficial do exército romano que doou uma soma para a construção do pavimento. A inscrição oriental celebra 4 mulheres e aquela a ocidente cita uma mulher, cujo nome é Ekeptos, que “doou esta mesa ao Deus Jesus Cristo em comemoração”.
O Mosaico contém, além disso, motivos geométricos e um medalhão com um peixe. Di Segni disse: “pensei que fossem bizantinos, mas parecem de um período anterior a tudo aquilo que vi desse período. Poderia ser do terceiro ou do início do quarto século.”

Um vaso de cerâmica descoberto no local confirma a data sugerida pela professoa. De qualquer forma Di Segni afirmou que a data exata poderá ser determinada apenas depois que os arqueólogos chegarão, escavando, abaixo do nível do piso da igreja.
Aos cristãos foi proibida a prática dos seus ritos pelo Império Romano antes de 313 depois de Cristo e depois disso tiveram que rezar secretamente, nas catacumbas e casas privadas. As igrejas antigas mais antigas, de 330, são o Santo Sepulcro, em Jerusalém, a Basílica de Belém e aquela dos patriarcas, em Hebrão, construídas pelo imperador Constantino I.
A estrutura da igreja de Meguido tem uma estrutura simples, de forma retangular e não tem as características típicas das igrejas sucessivas, como uma ábside na direção Oeste.

FONTE:

http://www.abiblia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário