top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Salmo 69 Irmãos de Cristo.

9. Tornei-me um estranho para meus irmãos, um desconhecido para os filhos de minha mãe.
10. É que o zelo de vossa casa me consumiu, e os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim.
Por muitas vezes, esse versículo do salmo 69 “ou 68 na Bíblia católica” foi usado pelos hereges para assim perseguir Virgem Maria, pegando um contexto isolado do salmo eles atribuem essa frase “me tornei um desconhecido para os filhos de minha mãe” a Virgem Maria e seus supostos Irmãos.
A resposta sobre o Salmo é bem simples:
"Pois por ti tenho suportado afrontas; Humilhação me cobre o rosto. Tornei-me estranho a meus irmãos, E um desconhecido para os filhos de minha mãe. Pois o zelo da tua casa me consumiu, E as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim."
Fonte:
[Salmos do Profeta e Rei Davi 68:8,9,10 - Tradução Brasileira Ortodoxa]

O Nosso Senhor Jesus usou o verso 10 (na LXX, 9 no TM) para si mesmo quando reprovou aqueles que faziam comércio dentro do templo:
"Achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas sentados; e tendo feito um azorrague de cordas, expulsou a todos do templo, as ovelhas bem como os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio. Então se lembraram seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará."
Fonte:
[João 2:14-17 - Tradução Brasileira Ortodoxa]
Interpretação:
Mãe nesse contexto é a Sinagoga. Por isso Jesus se tornou um estranho aos filhos de sua Mãe, ou seja, os seus irmãos de fé, que por conta do Zelo que Cristo tinha para com o Templo começaram a tratá-lo como um estrangeiro, desconhecido.

E de fato, os versos 9 e 10 do Salmo 68 (LXX) [69 no TM] se encaixam perfeitamente dentro do episódio narrado por São João no episódio das "lambadas" nos que fizeram da casa de Deus numa autêntica feira Livre.
O autor do maravilhoso comentário foi de um amigo ortodoxo.
Áureo Ferreira

FONTE ELETRÔNICA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário