top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 6 de novembro de 2011

Evangélicos e Escravidão

É muito comum sermos lembrados do envolvimento da Igreja Católica com a escravidão, mas nada se comenta sobre os evangélicos.
Muitos evangélicos se comportam como se não tivessem também um passado infame. Vejam o que pregavam importantes líderes evangélicos norte-americanos do século 19:
Jefferson Davis, presidente dos Estados Confederados da América e líder evangélico:
“A escravidão foi estabelecida pelo decreto do Deus Todo-Poderoso… Está sancionada na Bíblia, em ambos Testamentos, desde o Gênesis até o livro da Revelação… tem existido em todas as épocas, tem sido encontrada entre povos da mais alta civilização, e em nações do mais alto desenvolvimento cultural”.
Reverendo Alexander Campbell:
“Não há nem sequer um único versículo na Bíblia inibindo a escravidão”.
Reverendo R. Furman, Batista, da Carolina do Sul: “O direito de possuir escravos está claramente estabelecido nas Sagradas Escrituras, tanto em preceito quanto exemplo”.
Reverendo Jack Rodgers, pastor representante da Igreja Presbiteriana dos EUA:
“A esperança da civilização baseia-se na derrota do sufrágio negro” [Em outras palavras, na negação de cidadania aos afro-americanos].
James Henry Hammond, Senador evangélico dos EUA:
“A maldição de Cam [filho de Noé] foi marcada na forma e nas características de seus descendentes africanos. A mão da Providência tem unido a cor ao destino. O homem não pode separar o que Deus uniu”
E no século 21-Vaughn Roste, da Igreja Unida do Canadá:
“Se aplicarmos ‘sola scriptura’ à escravidão, sinto dizer que os abolicionistas estavam em grande desvantagem. Em nenhuma parte da Bíblia a escravatura é condenada como uma instituição opressiva e maligna”.
APRECIAÇÃO HISTÓRICA
A citação de Jefferson Davis reflete o que os Estados Unidos evangélico pensava no séc. 19, que a escravidão estava “sancionada na Bíblia”. Eles argumentavam que:
1- Há passagens bíblicas que reconhecem, controlam e regulamentam a prática escravagista.
2- A Bíblia permite aos senhores baterem severamente em seus escravos, até mesmo a ponto de matá-los. Entretanto, se o escravo resistisse por mais de 24h antes de morrer em decorrência do castigo, o senhor não poderia ser considerado um criminoso, pois o escravo era sua propriedade. Êxodo 21:20-21
3- Paulo, o apóstolo, teve toda chance de condenar a escravidão e classificá-la como maligna. Sua epístola a Philemon seria a oportunidade ideal para tornar a escravidão um mal a ser combatido. Todavia, ele não escreveu uma única palavra crítica, ao contrário, aconselhou o escravo a servir ao seu senhor como se servisse a Deus.
4- Igualmente, os quatro evangelhos não criticam a escravatura.
5- Ainda no séc. 21, muitos evangélicos brancos nos EUA justificam o racismo, a proibição de casamento inter-racial e a segregação racial na Bíblia.
Até o fim do séc. 19, os Abolicionistas conseguiram erradicar oficialmente a escravidão na maior parte do mundo, a qual tem sido considerada prática hedionda e criminosa. Mas esta mudança de paradigma foi dolorosa aos cristãos sinceros, pois muitos passaram a questionar se a Bíblia é totalmente confiável – talvez haja outras normas bíblicas que são tão imorais e repulsivas quanto à escravatura, as quais devem ser igualmente abolidas, tais como: genocídio, tortura de prisioneiros, estupro de prisioneiras de guerra, execução de minorias religiosas, intolerância religiosa, queimar vivas “feiticeiras” e prostitutas, discriminação e assassinato de homossexuais, etc.
A fé ingênua que muitos cristãos tinham no “Bom Livro” foi perdida e nunca totalmente recuperada [A não ser pelas inúmeras seitas evangélicas que nunca se deram ao trabalho de pensar sobre isso.]

REFERÊNCIAS:
1. Dunbar Rowland quoting Jefferson Davis, in “Jefferson Davis,” Volume 1, Page 286
2. Jefferson Davis, “Inaugural Address as Provisional President of the Confederacy,” Montgomery, AL, 1861-FEB-18, Confederate States of America, Congressional Journal, 1:64-66. Available at: http://funnelweb.utcc.utk.edu/~hoemann/jdinaug.html
3. William Lee Miller, “Arguing About Slavery: The Great Battle in the United States Congress.” Alfred A. Knopf, (1996), Page 139.
4. From the Revised Standard version of the Hebrew Scriptures (Old Testament) — Exodus 21:20-21 “When a man strikes his slave, male or female, and the slave dies under his hand, he shall be punished. But if the slave survives a day or two, he is not to be punished; for the slave is his money.” The word “money” in this case means property; it is translated “property” in the Modern Language, Living Bible and other translations.
5. Herb Vander Lugt, “How can we trust a Bible that tolerated slavery?,” pamphlet, Radio Bible Class Ministries (RBC), at: http://www.rbc.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário