top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Henoc, Elias e Moises não passaram pela morte? PARTE 1

Bem meus irmãos, esse é um tema polemico e ao mesmo tempo interessante, pois existem informações obscuras e ocultas a respeito desses três personagens, alguns dizem que Henoc e Elias não morreram fisicamente e por isso então de corpo e alma no Reino dos Céus, outros dizem que Moises morreu, porém ressuscitou Gloriosamente e hoje se encontra de corpo Glorioso e Alma no Reino dos Céus, também apareceu outra teoria de que todos os três personagens morreram e Moises e Elias reviverem temporariamente no momento da transfiguração e depois voltaram ao que eles chamam de sono eterno até o Juízo Final (essa teoria muito usada pelos mortalistas da Alma).
Confesso que eu não tenho total entendimento sobre esse assunto, existem fatos ocultos Biblicamente e Historicamente sobre o arrebatamento de Henoc e Elias e sobre a morte de Moises, porém me propus a pesquisar dentro das Escrituras Sagradas e também em outros livros Histórico para assim tentar chegar a uma conclusão; primeiramente eu não posso deixar de relatar a minha crença, pois eu tenho total certeza que “carne e sangue” não entram no Reino dos Céus e de que ninguém Ressuscitou Gloriosamente antes de Jesus Cristo, sendo assim, Henoc e Elias não podem estar no Reino dos Céus com seus corpos físicos e Moises não poderia ter passado por uma Ressurreição Gloriosa antes de Jesus Cristo.
Referencias Bíblicas:
I Corintios 15
50. O que afirmo, irmãos, é que nem a carne nem o sangue podem participar do Reino de Deus; e que a corrupção não participará da incorruptibilidade.
I Corintos 15
22. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão.
23. Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo; em seguida, os que forem de Cristo, na ocasião de sua vinda.
Bem, sabendo que ninguém pode ser levando ao Reino dos Céus com seus corpos físicos e muito menos alguém tenha ressuscitado antes de Jesus Cristo, o que aconteceu com Henoc, Elias e Moises?
Vamos tentar descobrir.
Henoc:
O primeiro relato sobre alguém ter sido arrebatado ou (transladado) acontece no livro de “Gêneses”, Moises relata por escrito segundo a tradição oral que recebeu o arrebatamento de “Henoc”, prestem a atenção no texto:
Gêneses 5
22. Após o nascimento de Matusalém, Henoc andou com Deus durante trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
23. A duração total da vida de Henoc foi de trezentos e sessenta e cinco anos.
24. Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou.
Observem que o texto não diz que Henoc foi para o Reino dos Céus de corpo e alma, o texto diz apenas que ele “desapareceu levado por Deus”; agora eu pergunto:
O fato de ele ter desaparecido dar-nos a certeza que ele foi levado de corpo e alma ao Reino dos céus? Lógico que não, ele poderia muito bem ter sido transportado para um lugar (na terra) onde ele permaneceu escondido e protegido por Deus e nesse local ele morreu naturalmente sem que alguém tivesse conhecimento dos seus últimos dias de vida.
Observem agora o texto de Hebreus:
Hebreus 11
5. Pela fé Henoc foi arrebatado, sem ter conhecido a morte: e não foi achado, porquanto Deus o arrebatou; mas a Escritura diz que, antes de ser arrebatado, ele tinha agradado a Deus (Gn 5,24).
Nesse texto o autor nos traz uma informação a mais, pois no livro de Gêneses não diz que Henoc “não conheceu a morte”, no livro de Gêneses diz apenas que ele “desapareceu”, agora eu pergunto:
De onde o autor de Hebreus retirou tal informação? A resposta é simples, o autor retirou essa informação do mesmo lugar que Judas Tadeu retirou para escrever as profecias de Henoc em sua carta canônica, existia um livro na biblioteca Judaica chamado “Contos de Henoc”, não sei se existe ainda esse livro e se alguém tem o conhecimento do conteúdo dele, porém esse livro foi escrito séculos depois de Henoc através das tradições orais sobre esse personagem, por isso que se chama (CONTOS).
A grande questão é; como alguém pode saber que Henoc não conheceu a morte se no livro de Gêneses diz apenas que ele “desapareceu” e ninguém mais soube nada a respeito dele?
Bem a resposta para essa questão está na carta canônica de Judas Tadeu onde ele cita algumas profecias desse livro chamado contos de Henoc.
Judas 1
14. Também Henoc, que foi o oitavo patriarca depois de Adão, profetizou a respeito deles, dizendo: Eis que veio o Senhor entre milhares de seus santos
15. para julgar a todos e confundir a todos os ímpios por causa das obras de impiedade que praticaram, e por causa de todas as palavras injuriosas que eles, ímpios, têm proferido contra Deus.
16. Estes são murmuradores descontentes, homens que vivem segundo as suas paixões, cuja boca profere palavras soberbas e que admiram os demais por interesse.
Observem os textos em grifos aonde segundo a profecia de Henoc “o senhor viria para julgar as todos os ímpios por causa de suas obras de impiedade”; muitos teólogos chegaram a total conclusão que esse texto corresponde a um período de perseguição que Henoc sofreu por “Andar com Deus” e que nesse período ele estava sendo ameaçado de morte e Deus com sua total misericórdia o retirou daquele lugar o levando para outros lugar (na terra) onde ele viveu em paz “sem ter visto a morte” naquele instante de perseguição, porém nesse local para onde ele foi transportado Henoc viveu até a sua morte natural.
Mas existem também informações sobre Henoc nos livros deuterocanonicos, livros que os protestantes ao adotar o cânon Farisaico de Jamnia retiraram da sua Bíblia a mutilando ao seu bel prazer.
Vamos ver essas informações:
Eclesiástico 44
16. Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência.
Agora sim, com esse texto podemos chegar a conclusão de que Henoc foi arrebatado diretamente ao Paraíso de Deus de corpo e alma (contrariando os textos de São Paulo sobre carne e sangue).
Porém aqueles que defendem a teoria de que Henoc foi para o Reino de Deus ou para o Paraíso sem ter passado pela morte não prestaram a atenção em duas particularidades:

  • Primeiro que o Paraíso estava fechado e só foi aberto depois da Ressurreição de Jesus Cristo.
  • Segundo que São Paulo também foi transportado ao Paraíso, porém ele foi transportado em êxtase e não permaneceu no paraíso, foi apenas um momento celestial concedida por Deus ao seu servo.
II Corintos 12
2. Conheço um homem em Cristo que há catorze anos foi arrebatado até o terceiro céu. Se foi no corpo, não sei. Se fora do corpo, também não sei; Deus o sabe.
3. E sei que esse homem - se no corpo ou se fora do corpo, não sei; Deus o sabe -
4. foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis, que não é permitido a um homem repetir.
Conclusão:
Henoc por agradar a Deus da mesma forma que São Paulo, recebeu de Deus o direito de ter em êxtase um momento celestial onde ele pode conhecer o Paraíso de Deus que ele habitaria futuramente depois de sua morte natural e da redenção de Jesus Cristo na Cruz; esse momento celestial que Henoc viveu pode ter ocorrido durante a sua transladação daquele lugar perverso onde ele habitava para um lugar de paz onde ele viveu o resto da sua vida.
Agora vamos concluir com dois textos importantes, o primeiro é do Historiador Flavio Josefo e o segundo com as Escrituras Sagradas livros de Sabedoria de Salomão.
Flavio Josefo Livro Guerra dos Judeus Livro 1 Capítulo 3 verso 12.
Nasceu o seu filho Enoque. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos e
tinha cento e sessenta e cinco quando nasceu o seu filho Metusalem. Na idade
de trezentos e sessenta e cinco anos, foi tirado do mundo, e ninguém escreveu
sobre a sua morte.
Sabedoria 4
10. Ele agradou a Deus e foi por ele amado, assim (Deus) o transferiu do meio dos pecadores onde vivia.
11. Foi arrebatado para que a malícia lhe não corrompesse o sentimento, nem a astúcia lhe pervertesse a alma:
Com esses dois textos eu consigo chegar a uma conclusão sobre Henoc, Flavio Josefo diz que Henoc foi retirado do mundo (aquele mundo perverso), porém ninguém escreveu sobre a sua morte, sinal de que Henoc ainda continuou vivendo depois desse arrebatamento, mas ele passou o resto de sua vida em um lugar onde não existia ninguém que o conhecesse, sendo assim ele desapareceu de seus conhecidos.
Já no texto do livro Inspirado de Sabedoria, o autor diz que Henoc foi retirado do meio dos pecadores onde ele vivia; com esse texto conseguimos matar a charada sobre o arrebatamento de Henoc, pois o texto é bem claro ao afirmar que Henoc foi apenas levado por Deus daquele lugar onde ele vivia e era perseguido, sendo assim, Deus o levou para um outro lugar onde ele pode viver em paz.
Essa foi a cronologia dos fatos ocorridos com Henoc:
  • Henoc era perseguido pelos pecadores por andar com Deus.
  • Deus retira Henoc daquele lugar onde ele era perseguido e o transporta para outro lugar onde ele pode viver em paz, assim ele não viu a morte que aqueles perversos preparavam para ele.
  • Em meio dessa transladação ou transportação Deus concedeu a Henoc uma visão celestial do Paraíso onde ele iria habitar depois de sua morte natural e após a redenção de Jesus Cristo na Cruz.
  • Por último, ninguém mais ouviu falar em Henoc até sua morte natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário