top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 6 de novembro de 2011

POR QUE AS EXIBIÇÕES RELIGIOSAS DOS DESPORTISTAS?

Entre os esportistas, sobretudo entre jogadores de futebol, tem aparecido diante dos nossos olhos, exibições religiosas desses profissionais.Lançam-se beijos para Jesus, usam-se camisetas com inscrições de cunho pentecostal (por que em inglês?), há genuflexões, fazem-se rodas de oração vocal, desenrolam-se faixas com letreiros, apontam-se os indicadores para o espaço celeste.Coisas tais vimos, repetidas, no encerramento da Copas e Campeonatos.
Há respeito para com os adeptos de outras religiões? Por que fariam isso? Vou tentar algumas explicações. Escolha a que lhe parecer mais próxima da verdade.
1 –Tais atletas fariam exibições de religiosidade superior, considerando-se acima das reles superstições alheias, ou além de expressões religiosas infantis? Assim ensinariam que a expressão religiosa válida seria só a de cunho bíblico. A democracia sente-se bem com isso?
2 – Seria demonstração de que o Pai Celeste tem filhos privilegiados (os do grupo), aos quais concede generosamente todas as vitórias, e os demais deveriam amargar as derrotas?
3 – Seria uma dura afirmação de que Jesus é exclusividade do grupo, e que os resultados positivos nasceram da iniciativa deles, e que portanto, eles tem a capacidade de manipular a vontade divina?
4 – Poderia ser um lance de proselitismo, em favor de seu grupo religioso, uma vez que os meios de comunicação fazem uma cobertura gratuita e universal? (Chegam a privilegiar seus símbolos sobre o esporte).
5 – Estariam procurando demonstrar que os verdadeiros cavalheiros do esporte, os grandes jogadores, os mais disciplinados, e as peças mais decisivas do jogo estão dentro de seu grupo, restando aos demais se considerarem de segunda categoria? Não seria irreal?
Vc saberá entender que várias dessas suposições são fracas. Mas outras tem apoio na realidade. Até poderiam ser multiplicadas.Gostaria de dizer que nunca devemos pedir ao Pai Justo, que derrote os nossos adversários, e que nos dê uma vitória retumbante. Todos são seus filhos.O que podemos pedir é que os esforços, a preparação, a inteligência e o bom planejamento sejam recompensados. E que vença o melhor. “Vosso Pai faz nascer seu sol sobre justos e injustos” (Mt 5, 45).
 
FONTE ELETRÔNICA:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário