top

create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, 20 de julho de 2010

Seitas – Igreja Universal do Reino de Deus

Publicado: julho 12, 2010 por Rafasoftwares em Seitas & Heresias
A igreja Universal do Reino de Deus foi fundada por Edir Macedo no Brasil no ano de 1977. Antes de se auto proclamar “Bispo”, Macedo trabalhou como caixeiro da loteria no estado do Rio de Janeiro.
Aos 20 anos abandonou o catolicismo e se converteu ao pentecostalismo, ingressando à denominada Igreja Nova Vida. Permaneceu ali durante 10 anos antes de abandoná-la -segundo disse- por ser “elitista”. Em 1977, junto com um grupo de amigos abriu um pequeno local em um bairro pobre do Rio de Janeiro. Declarou se “bispo” e fundou a Igreja Universal do Reino de Deus. Nos primeiros anos apenas sobrevivia economicamente até que uma crente vendeu um terreno e lhe doou o dinheiro. Nesse momento comprou 10 minutos por dia na Rádio Metropolitana. Começou o êxito.
Em 1980 tinha várias horas de rádio e uma hora de televisão no canal Rio Tupi. Abriu um local na cidade de São Paulo e em 1982 comprou a primeira emissora de rádio -Rio Copacabana -. Seu carisma, falte de limites e o uso de técnicas de manipulação produziram uma explosão em sua igreja e um crescimento incomparável.
No que Acreditam
A Igreja Universal é similar a outros evangélicos pentecostais. Por exemplo, crêem na deidade de Jesus Cristo, a Trindade, a ressurreição corporal de Jesus Cristo e a salvação pela graça através da fé.
Entretanto, Macedo incorporou novos elementos a sua doutrina que pouco têm a ver com o bíblico. Para curar-se vendem “pedras da tumba de Jesus”, ” a água benta do rio Jordão”, “a rosa milagrosa”, “sal abençoado pelo Espírito Santo”. Além disso, convidam aos fiéis a participar das reuniões e “comer o pão abençoado para curar doenças”.
Atualmente existem mais de 2.000 templos em todo Brasil, com aproximadamente 6 milhões de membros.
A doutrina central do “bispo” Macedo é a luta contra os demônios e a teologia da prosperidade. A Igreja Universal pratica a libertação de demônios nos fiéis. Em todos seus templos se reza pela libertação de espíritos, tais como a feitiçaria, adultério, fornicação, zelos, pleitos, invejas, embriagues, etc.
Em um de seus livros o bispo Macedo diz que “Há algumas doenças que caracterizam possessão (pelo diabo): a neurose, dores de cabeça constantes, insônia, temor, desmaios ou ataques; desejos suicidas, as doenças que os médicos não podem descobrir, vícios e depressão”. Além disso culpa ao demônio pela homossexualidade e a AIDS.
Desde o princípio Edir Macedo copiou dos pregadores norte-americanos a chamada teologia da prosperidade, quer dizer, que os fiéis devem entregar seus dízimos para não serem conduzidos às garras de Satanás.
Na Igreja Universal as reuniões duram aproximadamente duas horas com a metade do tempo dedicada à Bíblia e a outra metade a arrecadar dinheiro. Os seguidores de Macedo têm que aderir-se às seguintes normas:
- Se quiser sair da miséria, se quiser conseguir um emprego, se quiser curar-se de alguma doença deve entregar o dízimo.
- Deus disse: trazei os dízimos. Quando você dá o seu dízimo, Deus abre as janelas do céu e derrama bênçãos.
- O dízimo não é somente o dinheiro do salário, também da aposentadoria e da pensão.
- Se não entrega seu dízimo o dinheiro vai desaparecendo porque o demônio devorador entrou.
- Tirem todas as moedas que vocês têm. Eu não quero tirar dez centavos. Isso não existe. Quero todas as moedas porque elas representam a miséria.
- Se for dizimista, conseguirá trabalho. O dízimo não é uma doação é uma devolução. Honra a Deus com teus bens.
Arrecadações milionárias
O tema da arrecadação de dinheiro converteu-se no melhor negócio de Macedo. Diferente de outros cultos pentecostais que promete a seus fiéis a felicidade no ‘além’, Macedo assegura que Deus dará as gratificações de seus fiéis aqui na tTerra. Daí que quanto mais dinheiro se entrega, terá mais possibilidades de ser rico nesta vida.
Diversas organizações, incluindo as Associações Evangélicas do Brasil, denunciaram Macedo por utilizar a manipulação como método para obter dinheiro.
Nos suplementos econômicos dos noticiários brasileiros pode-se ler este tipo de notícias: “A Igreja Universal fatura mais que a Autolatina: Em um ano a Igreja teve um ganho de 735 milhões de dólares, enquanto a Autolatina somente 337 milhões, sendo esta a melhor empresa privada do país”.
Em menos de 20 anos, Edir Macedo converteu um pequeno local alugado de um bairro humilde do Rio de Janeiro na maior multinacional brasileira.
Hoje a Igreja Universal conta com 6 milhões de fiéis e 1 milhão de ingressos anuais que produz, livre de impostos, tem 3.000 templos distribuídos maioritariamente no Brasil e em 46 países de todo o mundo.
A Igreja Universal conta em todos os seus templos, mais de 2.000 só no Brasil, com cinco cultos por dia onde os fiéis são incentivados a doar seu dízimo. Macedo organizou sua empresa de forma piramidal, ele é o dono, o segue um grupo seleto de bispos, que discutem duas vezes por ano as políticas a seguir, e mais de 7.000 pastores que cobram um salário de 700 dólares, recebem uma casa e um carro quando pastoreiam em mais de um templo. O que se diz um negócio redondo.
Alguns personagens vinculados a Macedo dizem que seu sonho é converter o Brasil em um estado religioso e governar com mão dura e messiânica.
O poder dos meios de comunicação e a política
Além de concentrar seu capital na expansão de seus templos, outra das obsessões e Macedo é, ser o dono da mais importante rede de meios de comunicação. Efetivamente o proprietário de dois jornais com mais de um milhão de exemplares, de 30 emissoras de rádio e da segunda rede de televisão mais importante do Brasil.
Em 1989 comprou a tradicional cadeia de televisão TV Recórd com 25 repetidoras em todo o país. Em um princípio a cadeia televisiva converteu-se em um púlpito de 24 horas, em pouco tempo contratou um serviço de notícias independente, adquiriu os melhores filmes dos Estados Unidos e obteve direitos para televisionar as partidas do clube São Paulo, uma das equipes de futebol mais populares. Atualmente a emissora se converteu em uma rival da famosa rede Globo. Além disso no exterior comprou e contratou emissoras em Portugal, Moçambique e Argentina.
Outra das áreas de interesse e de poder de Macedo encontra-se na política partidária.
Sua participação começou em 1986 quando patrocinou a vários candidatos a deputados que lhe prometeram benefícios para a Igreja. Atualmente a igreja universal apresenta seus próprios candidatos e nas últimas eleições conseguiu eleger 34 deputados.
Para o sociólogo brasileiro Alexandre Fonseca existem vários motivos para que os fiéis não hesitem em votar nos candidatos da igreja universal, mas principalmente sobressai a idéia de que são perseguidos.
Malversação de fundos
Em meados de 1990 a Justiça brasileira começou a investigar o bispo Macedo e os negócios da Igreja Universal. Em 1992 terminou preso durante doze dias acusado de fraude e malversação já que sua conta bancária tinha acumulado mais de 100 milhões de dólares. No fim seus advogados conseguiram a absolvição no processo judicial.
Em 1995, Carlos Magno de Miranda, um bispo dissidente da Igreja Universal, relatou que narcotraficantes colombianos tinham entregado em 1989 vários milhões de dólares para a compra da TV Recórd, a cadeia televisiva; que Macedo utilizava a Igreja para a lavagem de dinheiro do Cartel de Cali e utilizava uma dupla contabilidade para evadir a fiscalização.
A justiça começou a investigar Macedo por fraude fiscal, extorsão de seus fiéis para obter contribuições e laços com o narcotráfico. O juiz Guilherme Calmon derrubou 12 locais da seita e ordenou quebrar o sigilo bancário das empresas e dos líderes da Igreja universal.
Nestas circunstâncias a rede televisiva Globo aproveitou e mostrou, uma e outra vez, imagens do bispo Macedo ensinando a seus pastores a pedir dinheiro.
A rede Globo obteve um vídeo onde se observava em um cenário de um templo, um pastor da igreja universal do reino de Deus chutando e quebrando em pedaços a figura da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Frente à gravíssima situação que irritou a milhões de católicos brasileiros, a Confederação Nacional dos Bispos (CNBB) pediu aos fiéis não responder aos ataques e somente realizar atos de desagravo à padroeira do Brasil.
Invasão na América Latina
A seita de Macedo está presente em mais de 40 países (por toda a América Latina, em algumas cidades dos Estados Unidos, Europa, África e Ásia).
Possuem, só no Brasil, em Banco, dois jornais, uma revista, 30 emissoras de rádio e a rede televisiva TV Recórd com 25 repetidoras em todo o território. Desde vários anos a Justiça e o governo do Brasil investigam aos líderes por presumidas vinculações com o Cartel de Cali e a lavagem de dinheiro.
Em 1990 instalaram o primeiro templo na Argentina. Hoje expandiram-se por todo o território argentino.
A seita chegou á Argentina em 1990. Em princípio se instalaram mais ativamente no interior do país, especialmente nas províncias do Norte e a capital de Córdoba. Quando se consolidaram começaram uma atividade agressiva na Capital e grande Buenos Aires com a abertura de uma grande quantidade de templos.
A partir do crescimento massivo no país compraram as 24 horas de programação de uma rádio Argentina, uma AM com alcance em todo o território nacional. A rádio tem um formato similar às emissoras brasileiras onde se promovem atividades da Igreja Universal.
Fonte:
ACIDIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário