top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O mundo foi criado em sete dias?

"E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." (Gn 2,2)
Muitas pessoas têm duvidado da autênticidade da Bíblia, principalmente por causa do relato Bíblico da criação do mundo, devido às descobertas científicas de que o mundo, demorou pelo menos milhares de anos para ser composto. Eu como católico creio na Bíblia, porque ela foi me dada pela Igreja, que me ensinou que ela é a inspirada por Deus.
A Bíblia porém não é num livro científico, e muito menos um manual de instrução, é um livro que precisa do Magistério da Igreja para ser desvendado. A Igreja por sua vez nunca declarou o dogma de que o mundo foi criado em sete dias. Então qual é o motivo do alarde?
O problema é que muitas pessoas arrumam qualquer motivo, para não aceitarem a Graça que Deus lhes concede. Veremos que os dias citados no livro sagrado do Gênesis, não são dias solares, isto é, não são dias de 24 horas, mas sim faixas de tempo.
E porque não são dias de 24 horas? Porque a duração do dia (manhã e noite) só foi determinada no "quarto dia", confira o versículo bíblico: "E disse Deus: Haja lumiares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. [...] E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. [...] E foi a tarde e a manhã, o dia quarto." (Gn 1,14-19).
Isto deixa muito claro que dos "dias" da criação relatados no Gênesis, não são dias solares de 24 horas, mas sim faixas de tempo. Faixas de quanto tempo? Só Deus sabe. :-)Alessandro Lima

3 comentários:

  1. Caro Anderson e leitores, eu sou catequista e desde que adentrei nesta missão estudo muito, faço cursos, questiono os padres da minha paróquia, leio bons livros e nisso, uma das coisas mais básicas que descobri é que essa narrativa nada tem de cientifica. É uma forma poetica de relatar os principios basicos da criação de Deus, entre elas que a mulher é semelhante ao homem e não superior nem inferior, que somente Deus cria a partir do nada,a intercalação entre descanso e repouso entre trabalho e oração... Essa narrativa dos dias está no capitulo 1 do Genesis, vejam que no capitulo 2 há outra narrativa da criação, totalmente diferente, mas que ressalta os mesmos principios básicos (Deus criador e homem e mulher semelhantes), e esta segunda narratariva nada há sobre dias da criação. Isso só nos dá uma certeza, Deus criou o mundo, o homem a sua imagem e semelhança, essa é a mensagem central e não a forma como foi realizada a criação. A fé em Deus não se opoem a ciência, afinal, se o mundo nasceu do big bang, quem acredita em Deus sabe que foi a forma como ele fez o mundo e não sistematicamente como ensina a primeira versão do livro do Genesis, que por sinal é mais recente que a segunda.
    Abraço fraterno.
    Janice

    ResponderExcluir
  2. Caro Anderson e leitores deste blog, a fé não se contrapõem a ciência, jamais a Bíblia quer fazer uma afirmação cientifica sobre a criação do mundo, a Igreja Católica não se contrapoem a teoria do big bang. A Biblia não é um livro de ciencia nem mesmo um livro historico, é um livro de fé. A narrativa da criação encontrada no capitulo 1 do livro do Genesis não é cientifica, mas uma forma poetica de ressaltar os pontos básicos da obra de Deus. Deus criou o mundo, criou a partir do nada, só Deus cria a partir do nada. O homem e a mulher são semelhantes em dignidade, não é o homem superior nem a mulher inferior, o significado da costela é para simbolizar que é do lado do homem, companheira. A narrativa dos dias ressalta a rotina entre trabalho e descanso, trabalho e oração... enfim, esta narrativa quer apontar estes pontos. Pode ser encontrada na sequência, capitulo 2 do livro do Gênesis, uma segunda narrativa da criação, escrito em tempo diferente, inclusive mais antiga que a primeira, e nesta não se cita os dias na obra criadora. Enfim, nossa fé nos permite dizer que foi ele quem criou a nos e ao mundo, como foi realmente não sabemos, talvez tenha sido pelo big bang, como afirmam os cientistas, talvez não. A Biblia não quer que discutimos com a ciencia, ela quer apenas que acreditemos que Deus é Pai, é nosso Criador. Esse é o objetivo das narrativas da criação do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pessoal pelo esclarecimento, agradeço muito a vcs pelos comentários,que a PAZ DE CRISTO ESTEJA COM VCS.

    ResponderExcluir