top

create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, 7 de maio de 2011

Vida dinamica da Igreja Primitiva

Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério SacroSancttus (Webmaster Exsurge Domini)
Nesta casa romana, adornada com a estátua de Mercúrio, enquanto o marido se ocupa com os problemas da casa, a mulher ouve os mestres do Evangelho.
À medida que o Cristianismo se ia divulgando através do Império, era inevitável que algumas famílias ficassem divididas entre os que abraçavam a nova Fé e os que preferiam ficar ligados aos seus deuses pagãos.

Em muitos casos os maridos permaneciam pagãos enquanto as mulheres se interessavam pelo Cristianismo como prosélitas, convertidas com ou sem o pleno consentimento de seus maridos e depois educavam os filhos na fé cristã.

Era uma Quarta-Feira, no distrito de Transtiberim de Roma.

Uma dúzia de homens – vestidos de túnicas de lã escura e com sandálias de

de pele - e sete mulheres reunidas em casa de um cristão amigo -, um próspero negociante local.

O dia era de jejum e o grupo tinha-se reunido para a oração.

As suas vozes em coro recitavam uma prece familiar com palavras que todos entendiam : «Pai, santificado seja o teu nome. Venha a nós o teu Reino».

Outros recitavam orações, cantavam hinos ou davam instruções.

Mais tarde, toda a comunidade se reunia numa refeição que começava com o partir do pão benzido como Corpo de Cristo e terminava com o vinho identificado com o Seu Sangue.

Cenas como estas ocorriam regularmente por todo o Império Romano durante a última parte do Primeiro Século, em que os Cristãos começaram a abandonar pouco a pouco as Sinagogas, e os próprios Judeus se iam afastando dos seus antigos irmãos. (No ano 85 foi acrescentado um anátema à Liturgia da Sinagoga : «Que os Nazarenos (Judeus e Cristãos) e os heréticos sejam destruídos imediatamente e removidos do Livro da Vida».

Estes «Irmãos e Irmãs» ou «o santo e o adorado», juntavam-se nas casas dos irmãos mais prósperos, como foi o caso de Gaio em Corinto, Linfa na Laodiceia e Filémon em Colossos.

Nos fins do Primeiro Século, os Cristãos tinha estabelecido alguns rituais para o exercício do culto, que depois estruturaram a Liturgia em períodos mais avançados.

Há instruções no Novo Testamento sobre a forma deste primitivo culto.

S. Paulo, na sua Carta aos Colossenses, nota :

- A palavra de Cristo permaneça em vós abundantemente em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais ; cantando sob a acção da graça, louvores a Deus em vossos corações.(Col.3,16).

Muitas das passagens que ele menciona, encontram-se ainda no Novo Testamento, como por exemplo na 1ª Carta a Timóteo :

- Em verdade, grande mistério é o da piedade,: Manifestou-se na carne, foi justificado pelo Espírito, visto pelos anjos, pregado aos gentios, acreditado no mundo e exaltado na glória.(1 Tim.3,16).

Enquanto os historiadores sabem que estes primeiros serviços incluem leituras das Escrituras, orações, e a celebração da Eucaristia, todavia eles desconhecem os pormenores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário