top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

DENOMINAÇÃO AMERICANA APROVA OFICIALMENTE A ORDENAÇÃO DE OFICIAIS GAYS

Segue-se uma maioria dos votos dos 173 presbitérios (organismos que regem o distrito) nesta terça-feira (10/05/2011) para alterar a constituição da igreja a fim de permitir que membros que matenham relacionamento com pessoas do mesmo sexo sejam ordenados como pastores, ministros, presbíteros e diáconos. A mudança acaba com a exigência constitucional para os oficiais de viverem na fidelidade dentro da instituição do casamento entre um homem e uma mulher, ou a castidade no celibato.
Também termina 33 anos de disputa entre partidários e adversários do movimento e inverte o resultado de uma votação-chave de dois anos atrás, quando a maioria dos presbitérios vetaram a proposta.
No ano passado, na Presbyterian Church USA (Denominação Presbiteriana dos Estados Unidos) o seu mais alto órgão legislativo votou para retirar a proibição contra a ordenação do clero homossexual. Foi a quarta vez, desde 1997, que a Assembleia Geral aprovou uma resolução deste tipo. Anteriormente, a medida foi rejeitada pelos presbitérios da denominação quatro vezes seguidas. O voto da maioria dos presbitérios é necessária para alterar a constituição da Igreja.
Durante o ano passado, presbitérios votaram para aprovar a alteração da constituição da Igreja e desta vez, 19 presbitérios que haviam votado contra o movimento mudaram seu voto, talvez por consequência da saída de muitos membros conservadores nos últimos anos. Na terça-feira, o presbitério de Twin Cities tornou-se o oitavo sétimo presbitério a apoiar o movimento, esse foi o voto decisivo para dar a luz verde.
A Igreja Unida de Cristo, a Igreja Evangélica Luterana na América e na Igreja Episcopal já permitem a ordenação dos candidatos abertamente gays.
A ordenação do gay Gene Robinson, em 2003, causou uma fissura irreversível na Igreja Episcopal, que levou à separação dos membros ortodoxos e a formação de um novo corpo, a Igreja Anglicana na América do Norte. Embora a Comunhão Anglicana, da qual faz parte do TCE, proíbe abertamente o clero homossexual, do TCE aprovou uma resolução em 2009 a abertura do processo de ordenação à todos os membros batizados, o que inclui homossexuais praticantes.
Divisão também vem ocorrendo na ELCA , que abriu as portas para as lésbicas e clérigos homossexuais em 2009. Embora o corpo da igreja Presbiteriana não tivesse aprovado a ordenação gay até este ano, muitas congregações ortodoxas foram levadas ao descontentamento com o rumo liberal que já estava se movendo dentro da denominação, de acordo com levantamento da própria denominação, cerca de 100 congregações de 11 mil já deixaram a PC (USA) nos últimos cinco anos, com a perspectiva de que mais membros podem em breve se juntar a eles.
Um grupo conservador na denominação, presbiterianos para a renovação, disse em uma indicação terça-feira que estava considerando a possibilidade de formação de novas bolsas de convênio "dentro e talvez para além da PC (USA)."
Estas bolsas seriam baseadas em acordo de mais fidelidade teológica e "apoio contínuo à fidelidade bíblica", disse.
"Embora a votação em curso nos presbitérios restante seja importante, tanto como meio de testemunho fiel, e por uma questão de compreensão do estado de nossas divisões, o padrão bíblico da fidelidade no matrimônio entre um homem e uma mulher e a castidade no celibato em breve será removida como uma norma explícita denominacional para a ordenação e / ou posse de oficiais na igreja ", disse o grupo.
"Estamos profundamente aflitos com esta ação infiel, pois traz um grande prejuízo para a vida e o testemunho da PC (USA)", continuou. "Nós temos orado para que nossa denominação matenha esse padrão bíblico, e temos trabalhado para mantê-lo. Mas agora uma linha foi cruzada.
"A revisão do nosso Livro de Ordem sinaliza uma grande mudança em nossa vida de aliança e uma partida a partir das crenças e práticas da igreja histórica e global. Nós que estamos comprometidos com retendo o ensino claro da Escritura deve orar e trabalhar ainda mais para discernir a forma de avançar com fidelidade bíblica e por uma denominação que perdeu o seu caminho. "
Outra denominação protestantes, a Igreja Metodista Unida, ainda está debatendo o assunto. A muito menor e mais conservadora Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos proíbe a ordenação de mulheres e de candidatos declaradamente gays.

FONTE ELETRÔNICA:


Nenhum comentário:

Postar um comentário