top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Imagem no Catolicismo: Pecado ou Não?

O que é imagem?
Imagem: palavra de origem latina, imaginare, significa representação de um ser pelo desenho, gravura ou escultura; assim, são imagens, uma escultura, uma pintura, uma fotografia etc.

O que é adorar?

Adorar: também vem do latim, adorare, significa prestar culto Máximo à divindade (latria); amar extremamente e reconhecer Deus como único Criador e Senhor do Universo.

O que é Latria?

Latria é o mesmo que adorar. Idolatria é adorar ídolos.

O que é venerar?

Venerar: igualmente de origem latim, venerare, significa reverenciar, ter em grande consideração, respeitar, honrar. É o culto dado à Virgem Maria e aos santos.

O que é ídolo?

Ídolo é tudo que toma ou ocupa o lugar do verdadeiro Deus (Ex 32,1-5). Os maiores ídolos de hoje são o dinheiro, o prazer, o acúmulo de bens, quando causam injustiça e morte. Na Bíblia, ídolo é igual a nada, é como esterco.

Por que Deus proibiu fazer imagens?

Porque muitos povos vizinhos do Povo de Israel adoravam estátuas de vários deuses (cobra, bezerro, baal, madurc,…). Enquanto o Povo de Deus é chamado a adorar a Javé, o Deus único de Israel.

Por que Deus mandou fazer imagens?

Porque as imagens sagradas não são ídolos e não tomam o lugar de Deus. Elas são representações de pessoas santas que nos ajudam a entrar em comunhão com Deus; são como setas que nos apontam o caminho. (Ex 25,18-22; Ex 37,7-9; Nm 21,4-9).

No templo de Deus, em Jerusalém, havia imagens de escultura?

Sim, o templo de Deus, construído ricamente pelo rei Salomão, tinha muitas imagens, inclusive imagens gigantes. (1Rs 6,23-25; 2Cr 3,10-14).

Quais os textos bíblicos que falam sobre as imagens?

a) Ex 25,18-22; Ez 37,7-9 – Deus mandou fazer imagens de querubins;

b) Nm 7,89; 2Sam 6,2 – Deus fala a Moisés do meio de duas estátuas de querubins;

c) Nm 21,4-9 – Deus manda Moisés fazer uma serpente de bronze;

d) 1Rs 6,23-35; 2Cr 3,10-14; Ez 41, 17-20; Ez 43, 4-6 – O templo de Deus em Jerusalém está cheio de imagens de esculturas de bois, leões, homens, palmeiras e querubins.

e) Jo 3,14 – Jesus reconhece o valor simbólico e religioso da serpente de bronze de Nm 21,4-9 a qual já era prefiguração do Cristo na Cruz.

Por que se usam imagens na Igreja Católica?

Porque a imagem de uma pessoa santa que viveu intensamente a fidelidade ao Evangelho, a Cristo, a Igreja e a sua vocação é um modelo que deve ser imitado por todos os cristãos no seguimento de Jesus. Nesse caso, a imagem não tem nada a ver com um ídolo porque não toma o lugar de Deus, mas aponta para Ele.

O que a Igreja ensina sobre as Imagens Sagradas?

“As santas imagens, quer pintadas, quer esculpidas, sejam expostas, assim como a cruz, nas igrejas, nos vasos sagrados, nas paredes, nas casas, nas ruas, por que isso nos recorda e nos leva a amar a Jesus Cristo, sua mãe, os apóstolos e os santos. Seja-lhes prestada veneração e respeito, mas não adoração que só a natureza divina é devida” (VII Concílio Ecumênico de Nicéia/ ano de 787).

Quando surgiram as imagens da Virgem Maria e dos Santos na Igreja?

Surgiram nos primeiros séculos do cristianismo, sobretudo, na época da perseguição do império romano contra os cristãos, que escondidos nas catacumbas de Roma, pintavam e esculpiam sobre os túmulos dos mártires as imagens de Jesus, Bom Pastor, de Maria, dos apóstolos de cena bíblica e dos próprios mártires, portanto, as imagens fazem parte da riqueza da nossa tradição Cristã e Católica.

“Antigamente, Deus, que não tem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por imagem. Mas agora, que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer imagem daquilo que vi de Deus (…) com o rosto descoberto contemplamos a glória do Senhor”. (São João Damasceno, IMAG. 1,16-93 – obra citada in CIC nº 1159).

Ter imagem em casa é pecado?

Claro que não, se assim fosse, seria pecado ter a foto da mãe, do irmão etc.

Não ter uma imagem em casa é pecado?

Também não, porque para o cristão católico, o importante não esta numa imagem, mas no coração, porém, é recomendável que se tenha em casa, a cruz e as imagens de Jesus e de Maria como símbolos da nossa fé.

O que é ser Santo?

Só Deus é Santo!(Is 6,3), porém, nós, pela encarnação de Jesus e pela graça do Batismo, participamos da santidade de Deus. Santa é a pessoa que vive com fidelidade o seu compromisso batismal, guiado pelo Espírito Santo, obediente à Palavra de Deus, que põe Deus acima de tudo e vive a sua fé dentro da Igreja!

O próprio Deus nos faz esse convite: “Sejam santos, porque eu, Javé, o Deus de vocês sou santo”. (Lv 19,2; 1Pd 1,13-16).

Segundo a Bíblia, os santos não morrem, mas estão de pé, dia e noite diante do trono de Deus, numa celebração sem fim (Ap 7,9-17).

A igreja nos ensina: “Os santos sejam cultuados na Igreja segundo a tradição. Suas relíquias autênticas e imagens sejam tidas em veneração. Pois, as festas dos santos proclamam as maravilhas de Cristo operadas em seus servos e mostram aos fiéis os exemplos oportunos a serem imitados.”

O que é mais importante para um (a) cristão (ã) da Igreja Católica?

Praticar os mandamentos da lei de Deus;

Participar da Comunidade Eclesial e oferecer o dízimo para sua manutenção;

Ler a Bíblia, praticar e ensinar a Palavra de Deus;

Rezar todos os dias, para viver em comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs;

Adorar ao Deus Uno e Trino: Pai, Filho e Espírito Santo, venerar a Virgem Maria e aos Santos;

Ter Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador;

Viver a graça de Cristo pelos sacramentos;

Fazer a caridade, praticar a justiça, amar, acolher e perdoar a todos;

Respeitar a todos, mesmo quando não somos respeitados;

Ser fiel a Deus, seguindo a Jesus Cristo na Igreja de Jesus e dos Apóstolos;

Ser missionário (a), isto é, anunciar Jesus Cristo vivo pelo exemplo e pela palavra.

Fonte: Católicos Via Lumina

Nenhum comentário:

Postar um comentário