top

create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Como responder três perguntas clássicas dos irmãos protestantes?

Cedo ou tarde, todo católico é “desafiado” com aquelas clássicas perguntas que costumam nos fazer os protestantes devotos e engajados na missão de “evangelizar as nações” e converter aqueles em “erro”. Abaixo, adaptado de uma cartilha produzida pela editora Our Sunday Visitor, exponho algumas das perguntas mais frequentes, e suas respostas.

1- Você já está Salvo?

Os Católicos tem certeza, tanto quanto quem quer que seja, da Graça de Deus. O apóstolo João diz: “Escrevo-vos tudo isto para saberdes que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus.” 1 Jo 5,13 ( ver também Jo 5,24). Mas essa “garantia da salvação” dever ser entendida sob o pano de fundo de outros ensinamentos do apóstolo no mesmo livro: “Porque amar a Deus significa observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.” 1 Jo 5,3 ( o grifo é meu – ver também 1 Jo 2,3-6). “Nós sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca…” 1 Jo 5,18. “quem ama a Deus, ame também o seu irmão.” 1 Jo 4,21. “Quem comete pecado pertence ao Diabo…” 1 Jo 3,8. Do mesmo modo, São Paulo não ensina que a salvação seja um único evento, mas um objetivo a ser buscado, um processo, um bem que pode ser perdido ou alcançado: “continuai a trabalhar com temor e tremor, para a vossa salvação.” Fil. 2,12 ( ver também 1 Cor 9,27, 10,12, Gal 5,1 e 4, Fil 3,11-14, 1 Tim. 4,1 e 5,11).

2- Se você morresse hoje, iria para o céu?

Esta pergunta, na verdade, é uma versão modificada da pergunta acima, uma vez que o Céu é a Salvação. Por isso, devemos estar preparados para defender os ensinamentos católicos com base nas escrituras, pois de fato, a doutrina da Salvação da Santa Igreja é Bíblica e por isso, verdadeira. Os católicos tem a garantia da Salvação SE forem fiéis e cumprem os mandamentos de Deus (1 Jo 2,3). Portanto, se o católico morre nesse estado, recebem a certeza da Salvação. Porém, para entrar no Céu é preciso que sejamos perfeitamente santos, porque “Nela (a Jerusalém celestial) jamais entrará qualquer imundície, nem os que se entregam à abominação e à mentira. Vão entrar somente aqueles que têm o nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro.” Apoc. 21,27 ( ver também Is 4.4 e Mal 3,2-4). A “limpeza” e purificação de qualquer pecado remanescente, que por sua vez é o que nos faz dignos de entrarmos na presença de Deus, é o que a Igreja chama de purgatório. Este ensinamento é muito claro nos escritos de São Paulo: “ a obra de cada um aparecerá. O dia (do julgamento) demonstrá-lo-á. Será descoberto pelo fogo; o fogo provará o que vale o trabalho de cada um.14.Se a construção resistir, o construtor receberá a recompensa.15.Se pegar fogo, arcará com os danos. Ele será salvo, porém passando de alguma maneira através do fogo.” 1 Cor 3, 13-15 ( ênfase minha). “Porque teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo.” 2 Cor 5,10

3- Por que vocês adoram à Virgem Maria?

Os católicos NÃO adoram à Virgem Maria. Nós a veneramos porque ela é a mãe de Deus Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Veneração é um culto completamente diferente da adoração dada à Deus. É honrar uma pessoa e não adorar ao Deus Todo-Poderoso, nosso Criador. Os Católicos creem que Maria é a criatura mais elevada dentre todas as criaturas de Deus por causa de seu papel exaltado pelo próprio Deus. Claro, como qualquer outro ser humano, Maria também teve que ser salva pela Misericórdia de Deus. Ela mesma disse isto: “meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador..” Lucas 1,47. Nós acreditamos, porém, que Deus salvou Maria justamente ao preservá-la da mancha do pecado original no momento de sua concepção ( Doutrina da Conceição Imaculada). Ainda, o fato de que o próprio Deus tenha encarnado e se tornado homem (Jo 1:1,14) indica que Ele desejava envolver o homen, o ser humano, em Seus planos para a Salvação da Humanidade. Maria foi uma pessoa chave para esse propósito, por este motivo os Católicos são tão devotos a ela.

FONTE ELETRÔNICA;





Nenhum comentário:

Postar um comentário