top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 4 de março de 2011

O Exército da Salvação: O que é? EB (Parte 2)

2.3. O Culto
O Exército da Salvação não possui templos, mas salas franqueadas ao público, em que se realizam reuniões de evangelização e "santificação". Uma das características das suas assembleias é o "banco dos pecadores" ou o "banco da misericórdia" (mercy-Seat): esse banco é deixado vazio no início da sessão de culto religioso; no decorrer desta, um Oficial narra a sua conversão, mostra-se arrependido dos pecados e convida os presentes a mudar de vida; pode acontecer então que um ou mais dos participantes, sentindo-se impressionado e arrependido, vá colocar-se no banco dos penitentes, em sinal de sua contrição. A proclamação das faltas passadas e o louvor à misericórdia de Deus marcam assim nitidamente o culto salutista. - Responder Amém durante o culto é, na linguagem salvacionista, "disparar uma salva" (to fire a volley); dar envelopes com ofertas é "lançar um cartuxo"; morrer é "ser promovido à glória".

Quanto aos sacramentos, o Manual do Exército declara que tal palavra não se encontra na S. Escritura; não obstante os católicos têm sete sacramentos; os protestantes, dois; os "quakers" e outros, nenhum. O Exército da Salvação julga que os sacramentos resultam de um equívoco e, por isto, não são necessários à salvação. Para evitar qualquer forma de Batismo sacramental, o General Booth chegou a declarar que a palavra "água" em Jo 3,5 tinha mero sentido figurativo e não queria dizer água real! Seria, pois, suficiente que os salutistas, ao fazerem suas abluções diárias, se lembrassem de que somente por meio do sangue de Cristo derramado no Calvário é que foram purificados.
O Exército da Salvação não pretende constituir uma Igreja (à semelhança da Igreja Metodista, por exemplo). Menos ainda aceita ser uma seita; não tem doutrina original nem algo que se assemelhe aos sacramentos. Não obstante, deve-se dizer que o Exército da Salvação constitui uma seita protestante (tirando-se o significado agressivo que esta palavra possa ter); é uma reforma ou um reavivamento do Metodismo, que, por sua vez, é um reavivamento do Anglicanismo, que, também a seu turno, é uma pretensa reforma do Catolicismo. À medida que os reavivamentos se sucedem, dá-se uma diluição crescente dos valores objetivos originários do Cristianismo e passa-se a viver uma religiosidade cada vez mais subjetiva e individualista, cujos critérios são frequentemente a emoção, o sentimento pessoal, a certeza "íntima" subjetiva, etc.

3. Conclusão

Não se pode negar o zelo que os salutistas demonstram pela salvação espiritual e corporal do próximo; com grande fé e abnegação desempenham-se de sua missão, sujeitando-se até hoje a mal-entendidos e possível humilhações inerentes à tarefa de quem pede para os pobres.

Todavia a benemerência social do Exército da Salvação não significa que este seja a autêntica interpretação do Evangelho e do pensamento de Cristo. O Senhor Jesus deixou uma Igreja,... e uma Igreja identificável por notas objetivas, perceptíveis a todos os homens, como atestam os clássicos textos:

Mt 16, 17-19: "Jesus declarou : "Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne e o sangue que te revelaram isso, mas, sim, meu Pai que está no céu. E, por minha vez, te digo que tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino do céu. Tudo o que ligares sobre a terra, será ligado no céu, e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado no céu".

Lc 22, 31s: Disse Jesus: "Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou com insistência para vos peneirar como trigo, mas eu roguei por ti, para que tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos".

Jo 21, 15-17: "Disse Jesus a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Ele respondeu: "Sim, Senhor, vós sabeis que eu vos amo". Disse-lhe Jesus: "Apascenta meus cordeiros". Perguntou-lhe novamente: "Simão, filho de João, tu me amas?" - "Sim, Senhor, respondeu ele, vós sabeis que eu vos amo" - "Apascenta minhas ovelhas" repete Jesus. E pela terceira vez lhe disse Jesus: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro entristeceu-se porque pela terceira vez Jesus lhe perguntou: "Tu me amas?" e respondeu-lhe: "Senhor, vós sabeis tudo e sabeis que eu vos amo" - "Apascenta minhas ovelhas", disse-lhe Jesus".

Mt 28,18-20 : "Todo poder me foi dado no céu e na terra. Ide, portanto, e ensinai a todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar todos os mandamentos que vos dei. E ficai certos de que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo".

Comentários a estas passagens encontram-se em PR 13/1959, pp. 9-20.

Por conseguinte, a Igreja de Cristo se deriva do próprio Senhor e passa necessariamente pelos Apóstolos de modo que qualquer agremiação que não esteja em comunhão com a Igreja de Cristo e não tenha a sucessão apostólica, não pode pretender ser a autêntica realização do Cristianismo. Isto não quer dizer (repitamo-lo) que tal corporação não tenha seus méritos; todavia notemos que não é a benemerência ou a santidade do homem que identifica a Igreja de Cristo, mas, sim, a presença sacramental e prolongada de Cristo, que está associada aos Apóstolos e à sucessão apostólica.

À luz destas verdades, o Exército da Salvação se apresenta como um entre os vários reavivamentos que o Protestantismo tem conhecido; é portador das notas de fervor e entusiasmo, mas também de subjetivismo e individualismo, características dos "revivals"; essas notas tornam o Movimento muito concreto e existencial, mas também constituem um afastamento crescente e arbitrário em relação ao genuíno pensamento de Cristo.

_____________________________


¹ Como se sabe, o Metodismo é um reavivamento do Anglicanismo, devido a John Wesley (1703-1791).





Nenhum comentário:

Postar um comentário