top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Inquisição Protestante - EB (Parte 1)

Revista Pergunte e Responderemos

Ano XLV - N0 500 - Fevereiro 2004 (páginas 2 a 14)

Dom Estevão Bettencourt, OSB

Em Síntese: Muito se tem escrito sobre a inquisição da Igreja Católica, menos, porém sobre a inquisição movida por Calvino e os Calvinistas e pela rainha Isabel Tudor na Inglaterra. As páginas seguintes referem algo a respeito.

É muito comentada a inquisição dirigida pela Igreja Católica na Idade Média e na época moderna em Espanha e Portugal. - Sem querer negar os erros cometidos, deve-se dizer que muitos falam e escrevem a respeito sem exato conhecimento de causa, movidos por preconceitos e paixões. Tal é o caso da notícia que vai, a seguir, transcrita (difundida via internet):

'IGREJA CATÓLICA ROMANA, A ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA MAIS SANGUINÁRIA E FRAUDULENTA QU EO MUNDO JÁ CONHECEU ! "
Os grandes conhecedores da história asseveram que a Roma Papal derramou muito mais sangue a Roma pagã. Quem quiser é só conferir os atos praticados pela Igreja Católica Romana durante a chamada "Santa Inquisição !" Iniciada em 1163 pelo Papa Alexandre II, que no Concilio de Tours , na França, ordenou que o clero procurasse todos os opositores da idolatria romana para processá-los e leva-los a julgamento.

Em 1523 o Papa Inocêncio IV, autorizou a prática de todos os tipos de torturas contra os protestantes opositores aos ensinamentos antibiblicos da Igreja Católica Romana.

Inácio de Loyola foi um dos maiores assassinos que o sol já cobriu, mas foi canonizado "santo"por tais serviços prestados a essa Igreja Católica Romana, que ainda hoje omite a verdade!

Pessoas que não concordavam com o grande comercio religioso e fraudulento da igreja católica romana, eram tidas como hereges. O papa Inocêncio IV convocou sacerdotes, reis e pessoas da sociedade a unirem-se em guerra a essas pessoas. Prometendo remissão dos pecados a quem levasse um herege ä morte, a autorização papal declarava que as pessoas seriam torturadas e mortas e suas propriedades confiscadas. A igreja católica romana, através dos reis, sacerdotes e autoridades civis e militares, usou os mais cruéis métodos de tortura para assassinarem os que não concordavam com suas mentiras religiosas. Famílias inteiras foram destruídas, filhos sendo assassinados diante dos pais, mulheres sendo estrupadas e mortas diante de seus esposos, esposos que passavam dias e dias amarrados sob os piores castigos e depois dilacerados" (Transcrito da Internet).

Abstração feita dos erros de português, este texto, violento como é,sugere algumas ponderações:

1) Afirma coisas graves sem indicar fonte alguma. Carece assim de seriedade e valor científico;

2) O autor comete flagrante anacronismo ao afirmar que "em 1523 havia protestantes opositores á Igreja Católica". Na verdade, o protestantismo não existia no século XIII, já que foi fundado no século XVI.

3) A aplicação da tortura e da pena de morte era muito mais rara do que dá a entender o autor da notícia. Este apresenta cenas horrendas ("filhos assassinados diante dos pais, mulheres estupradas e mortas diante dos seus esposos ..."), cenas que a imaginação preconceituosa concebe, mas que a historiografia científica não abona, como se pode deduzir do apêndice a este artigo.

4) Santo Inácio de Loyola foi em juventude um cavaleiro que se dedicou a exercícios e torneios próprios da arte militar. Passou ao serviço do vice-rei de Navarra: combateu os franceses em defesa do castelo de Pamplona, onde foi ferido nas pernas por uma bala de canhão. Foi portanto um militar militante, mas não um assassino.

5) Quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado do vizinho, diz o adágio popular. O protestantismo, que acusa a Igreja Católica, teve também sua inquisição, da qual pouco se fala, mas que, a bem da verdade, merece ser conhecida. A respeito será dito algo nas páginas seguintes não pelo falso prazer de narrar desgraças, mas para mostrar que a inquisição também foi praticada por aqueles que a lançam em rosto á Igreja Católica.

1.Em Genebra João Calvino (1509-64)

Nasceu João Calvino em Noyon (França). Fez seus estudos humanísticos e jurídicos em Paris, onde teve contato com elementos protestantes. Em 1533 adotou o protestantismo numa "conversão repentina", como ele mesmo a designa. Visto que o governo Francês perseguia os protestantes. Calvino emigrou para Basiléia (Suíça) em 1534. Passando certa vez por Genebra, foi convidado por Farel para ali ficar. Calvino aceitou o convite e recebeu o encargo de pregar e implantar em sua nova sede a doutrina protestante- missão esta que ele assumiu com grande energia, impondo severa disciplina a todos os cidadãos. Teve que enfrentar a resistência de vários opositores, mas firmemente venceu-os e governou Genebra.

O principal órgão administrativo de Calvino era o Consistório, composto por pregadores e anciãos aos quais competia vigiar pela pureza da fé , inquirir os suspeitos de defecção e julga-los . As conseqüências da atividade de tal instituição vem assim descritas por Bihlmayer-Tuechle em sua "Historia da Igreja" vol. 3, pp 74s.

"Com o objetivo de controle, faziam-se várias vezes no ano visitas a domicílio e conforme o caso recorria-se também às denúncias e à espionagem paga. Os transgressores eram colhidos pela admoestação, deploração e excomunhão (exclusão da ceia sagrada) e obrigados a fazer penitência pública.. Os grandes pecadores, como os sacrílegos, os adúlteros e os adversários obstinados da nova fé, eram entregues ao conselho da cidade para o castigo. Foram pronunciadas muitas condenações á morte (58 até 1546) e mais ainda ao exílio. A tortura foi usada da forma mais rigorosa. A cidade teve que submeter-se, embora a contragosto, a disciplina férrea de Calvino. Todas as festas religiosas desapareceram, exceto os domingos. O culto foi reduzido á pregação, a oração e ao canto dos salmos; quatro vezes por ano era distribuída a comunidade a sagrada ceia, com pão e vinho ordinário. A vida da sociedade genebrina adquiriu o teor de uma seriedade taciturna; as vestes de luxo, os bailes, o jogo de cartas, o teatro e divertimentos semelhantes eram severamente condenados.

Naturalmente a "teocracia" instaurada por Calvino com tanta habilidade e energia não persistia sem adversários. Os velhos fautores de liberdade (libertins) e a alegre aristocracia genebrina julgaram por demais opressor o jugo religioso; mas ele os reduziu ao silencio mediante duras punições. Outras dificuldades foram suscitadas contra a sua teologia, mas soube domina-las todas. O médico Jerônimo Bolsec, monge carmelita apóstata, proveniente de paris, que ousara sublevar-se contra a doutrina de Calvino sobre a predestinação, foi exilado em 1551; o humanista e médico espanhol, Miguel Servet, que Calvino tinha denunciado antecedentemente á inquisição de Lião, foi queimado vivo em 27 de outubro de 1553, por ter negado o dogma da SS.Trindade.

(A reviravolta de Lutero suscitou em alguns setores a contestação do dogma trinitário: assim fizeram os anabatistas e certos livres pensadores, entre os quais o médico espanhol Miguel Servet, que professava um panteísmo neoplatônico e aspirava á superação da doutrina protestante sobre a justificação. Nota do editor)

Em 1555, Calvino havia conquistado a vitória sobre todos os seus inimigos. Nenhum pôde mais abalar-lhe a posição de ditador religioso, e em certo sentido também político, na sua "Roma protestante", onde afluíam os emigrados protestantes da França, da Itália e da Inglaterra. Então as ordonnances foram atuadas plenamente e ao mesmo tempo aperfeiçoadas "".

Eis alguns episódios particulares:

1) Ami Perrin

Ami Perrin era capitão-geral da cidade de Genebra e genro de Francisco Favre, família importante, alegre e ciosa de sua autonomia naquela sociedade. Por ocasião de um casamento, tal família deu um baile. Sabedor disto, o Consistório abriu um inquérito e convocou dançarinos e dançarinas; estes compareceram perante a autoridade e deram dos fatos uma versão falsa, exceto Ami Perrin. Calvino então censurou, com veemência a dança, jurando punir os culpados. Furiosa, gritou-lhe a mulher de Perrin, Franchequine:

"Homem perverso, queres beber o sangue de nossa família, mas sairás de Genebra antes de nós"

O litígio agitou a cidade inteira por muito tempo. Enquanto o capitão Perrin tentava apaziguar os ânimos, a sua esposa fazia o contrário, pois continuava a dançar. Chamada a comparecer novamente perante o Consistório, interpelou o ministro Abel Poupin como Gros pouacre (tratamento fortemente injurioso na linguagem da época), em conseqüência do que, foi encarcerada. A opinião pública se abalou contra Calvino. Este enraivecido, mandou fazer uma perquisiçao na casa de Jacques Gruet,amigo da família Favre; aí foram encontrados os rascunhos de um cartaz agressivo poucos dias antes afixado na cidade; em seus apontamentos íntimos Gruet escarnecia a Bíblia e o Cristianismo. Em vista disto, Gruet foi logo preso, julgado e condenado a ser decapitado, ficando seu corpo exposto ao público aos 26 de julho de 1547.

2) Pierre Ameaux

Pierre Ameaux era fabricante de cartas de baralho. O rigor do puritanismo calvinista fazia-o perder clientes, pois a população tinha medo de jogar. Proferiu então injúrias públicas contra Calvino - o que lhe valeu ser preso e encarcerado. Aos 8 de abril de 1546 o tribunal o pronunciou sobre ele a sentença: deveria dar a volta da cidade vestido de camisola, com a cabeça coberta e uma tocha acesa na mão; feito isto, haveria de comparecer perante o tribunal e de joelhos daria graças a Deus e à justiça, confessando ter falado indevidamente.

É de notar que Pierre Ameaux era membro do Conselho menor e gozava do respeito da população.

3) Os papistas

Visando atingir qualquer individuo que ferisse a honra de Deus, o Consistório tinha funcionários inspecionando a cidade de Genebra e seus arredores. Cada qual devia semanalmente levar ao tribunal a relação dos feitos que julgasse merecedores de punição: jogos de damas ou similar, refeição mais copiosa do que de costume, consumo de vinho num botequim, faltar às prédicas, ceder às "superstições papistas"...

Calvino, sentindo a repulsa da opinião pública, exclamou: "A raiva e a fúria contra mim chegaram a tal ponto que tudo o que digo suscita suspeitas. Ainda que eu afirmasse ser do dia claro ao meio-dia, começariam logo a duvidar".

São estes alguns traços da inquisição calvinista em Genebra. Vejamos agora

2 . Fora de Genebra o Calvinismo

Passaremos em revista a Suíça e a Holanda.

1) Na Suíça

Na Suíça o Calvinismo absorveu as idéias e os seguidores do reformador Zvinglio de Zurique. Propagou-se destruindo monumentos artísticos dos católicos. Dentre os mártires seja citado São Fidelis de Sigmaringem (1577-1622). Este santo foi advogado e muito trabalhou em favor dos pobres. Fez-se frade capuchinho e foi enviado para a região de Rezia, onde a população se tornara, em grande parte, calvinista. O êxito de sua pregação provocou a hostilidade dos calvinistas; estes, fingindo querer converter-se a fé católica, convidaram-no para pregar em Gruesch. Mal subira ao púlpito da igreja local avistou um cartaz preso à parede com os dizeres: "Esta é tua última predica". Quando começou a pregar, foi contra ele desferido um tiro, que errou o alvo. Frei Fidelis continuou intrépido e, ao terminar, dirigiu-se para a porta da igreja; ali cercou-se o bando de homens que o trucidaram a golpes de punha e barras de ferro, chegando a amputar-lhe a perna esquerda.

2) Na Holanda

A Alemanha, fiel ao luteranismo, rejeitou o calvinismo, que passou então para a Holanda com grande veemência. Escreve um historiador protestante:

"Os calvinistas (queux) eram os ais abomináveis piratas de todos os tempos... A sua estupidez era sem igual. Queriam fazer ressoar em toda parte seu grito de guerra: 'A palavra de Deus segundo Calvino' Saqueavam as igrejas e conventos e infligiam aos religiosos um trato tal que poucos paralelos se encontram na historia dos povos" (Kervin de Lettenhove, Lês Huguenots et les Gueux, tomo II Bugres, pagina 408).

As Igrejas Católicas eram saqueadas e os sagrados valores profanados.

Ao ver um monge cartuxo sendo levado ao suplicio, perguntou uma mulher: "Que mal fez esse homem?"... respondeu o carrasco com furor: "É um monge, um papista: ..."

Ao devastarem o mosteiro de Tene Rugge, os invasores encontraram um ancião que não conseguiria fugir. Intimaram-no a exclamar: "Vivam os calvinistas!" ; tendo-o recusado, foi condenado ao massacre; antes de lhe tirarem a vida, amputaram-lhe as orelhas, sendo uma afixada à porta da cidade, e a outra à porta da igreja.

Alguns dias mais tarde, prenderam e mataram o pároco Henrique Bogaart, de Hellevoutsluis, após ter-lhe amputado mãos e pés.

Caiu nas mãos dos algozes um sacerdote chamado Vicente, de 85 anos de idade; meteram-lhe na cabeça uma coroa de espinhos e puseram-lhe no ombro uma cruz confeccionada às pressas, após o que atrelaram o padre a uma carroça para que a puxasse; tendo assim tratado o ancião, deram-lhe o golpe mortal.

Em Brielle foram presos alguns clérigos e leigos; um daqueles - o cônego Bervourt Hanszoon - recusou ceder alojamento à concubina de um dos carrascos, que era um católico apóstata; por causa disto mais candente se tornou a sanha dos adversários. Sem processo prévio, foi condenado a morte: atiraram-no num poço cheio de lama, onde permaneceu algumas horas em luta contra a morte, que finalmente prevaleceu. Do mesmo modo foram executados outros 3 sacerdotes.

Em suma, ao invadirem a cidade de Brielle, os calvinistas decapitaram ou queimaram vivos 84 sacerdotes; 19 outros morreram por ocasião da tortura.

Não se pode deixar de mencionar, à guisa de complemento, o martírio dos católicos do Rio Grande do Norte por obra dos índios instigados pelos calvinistas holandeses em 1645; o primeiro grupo contendo 70 pessoas aproximadamente, foi trucidado na capela da vila de Cunhaú. O segundo grupo em Uruaçu.

Por conseguinte não resta dúvida: O calvinismo usou de violência cruel no trato com seus irmãos "papistas" (fiéis ao Papa).

3. O Anglicanismo

O rei Henrique VIII em 1534 foi declarado pelo Parlamento, mediante o Ato de Supremacia, Chefe da igreja na Inglaterra. Sob seu sucessor, Eduardo VI, foram redigidos 42 artigos, que expressavam a fé reformada anglicana. De 1558 a 1603 reinou a rainha Isabel I, que implantou decisivamente o protestantismo de fundo calvinista na Inglaterra, visando a total extinção da Igreja Católica.

3.1 Sob Isabel I: generalidades

Eis o que se lê na citada obra de Bihlmayer-Tuechle, pp 270 s:

"Os 42 artigos de Eduardo Vi, reduzidos a 39, foram elevados à categoria de norma confessional (1553) da igreja nacional inglesa; a obrigação de prestar o juramento de supremacia foi estendida a todos os membros da Câmara Baixa, aos mestres e aos procuradores públicos, enfim, a todas as pessoas suspeitas de adesão à antiga religião, às quais em caso de recusa repetida, era cominada até a pena de morte. Numa primeira fase, é verdade, foram aplicadas somente penas consistentes na privação dos bens ou da liberdade, ainda que não raro, em medida realmente draconiana. Mais tarde, porém, quando Pio V (1570) fulminou Isabel com a excomunhão e a deposição desvinculando os súditos do juramento de fidelidade, foram emanadas novas e severíssimas leis e posto em atuação o patíbulo. Foi uma época tremendamente dolorosa para os fieis católicos da Inglaterra, que , amaldiçoados e perseguidos como inimigos do Estado e réus de alta traição, envolvidos na hostilidade suscitada pelo contraste político entre Espanha e Inglaterra, viram-se oprimidos pela dura crueldade de uma justiça sanguinária. Tiveram que pagar a caro preço as conjuras tramadas contra Isabel e as tramas urdidas para a libertação da prisioneira Maria Stuart. Não é pois, para se maravilhar que o seu número fosse continuamente diminuindo.

O perigo ameaçava sobretudo os sacerdotes; quem lhes dava hospitalidade era punido com a pena de morte. Para não deixar extinguir-se toda cura pastoral na Inglaterra, foi necessário providenciar à ereção de institutos no exterior para a formação dos padres. Guilherme Allen, cônego de Iorque e desde 1587 'Cardeal da Inglaterra", fundou em 1568 em Douai um Colégio inglês e o Papa Gregório XIII eregiu outro em Roma em1579. Numerosos jovens de ilustres famílias inglesas realizaram nestes colégios os seus estudos teológicos e mais tarde dirigiram-se secretamente como missionários para a Inglaterra, indo não raro ao encontro da morte certa. Uma das mais famosas vítimas da perseguição foi o douto jesuíta Edmundo Campion, ex-aluno de Douai, o qual foi executado com dois companheiros em 1581.
Quando Felipe II da Espanha, para vingar a morte de Maria Stuart, tentou em vão conquistar a Inglaterra com a sua armada, a perseguição encarniçou-se mais ainda; mais de cem pessoas caíram vítimas dela. Globalmente sofreram a morte pela sua fé 124 sacerdotes e 61 leigos. Numerosos fieis de ambos os sexos definharam por longos anos em horríveis masmorras. Aqueles que se abstinham do culto anglicano, 'os recusantes' foram colhidos por enormes penas pecuniárias. Sob o regime de coação religiosa da igreja nacional anglicana tiveram que sofrer não só os católicos, mas também os puritanos e os presbiterianos, os quais se opunham também ao ato de uniformidade (não conformistas. Dissenters) "".
3.2 Particularidades

1) Recusa do juramento

Quem recusasse prestar o juramento de supremacia, era punido como réu de alta traição; era colocado sobre uma grade e assim arrastado até o lugar do suplício; aí era estendido sobre um cepo; abriam-lhe o ventre, recortavam-lhe as entranhas em ritmo lento de modo a prolongar a agonia; a seguir, arrancavam-lhe o coração e o corpo era esquartejado, ficando as diversas partes expostas ao público. Em alguns casos o senso humanitário deixava que a morte ocorresse antes da operação final; mais freqüentemente os mártires eram recortados vivos.
Em 1535 um monge cartuxo foi condenado a tal suplicio juntamente com alguns companheiros; enquanto o monge era executado, os companheiros aguardando a sua vez, pregavam o Evangelho para quem estava assistindo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário