Objeção
Não há nenhuma evidência de que os judeus em Qumran aceitaram qualquer um dos livros deuterocanônicos como Escritura.
Resposta: As descobertas de Qumran produziram poucas evidências sólidas sobre como esta seita via o cânon bíblico. Muitos escritos e fragmentos de escritos foram descobertos. Por exemplo, partes de todos os protocanônicos foram achados com exceção do livro de Ester. Fragmentos de Tobias e Eclesiástico também foram encontrados. Por fim, houve também fragmentos de escritos apócrifos, como o testemunho dos Doze Patriarcas e uma série de escritos até então desconhecidos. A simples presença de um livro em Qumran não significa necessariamente que eles eram considerados Escritura.
Em termos de como a seita usou esses livros, parece que alguns documentos da seita podem ter sido usados de uma maneira bíblica enquanto alguns dos protocanônicos nunca são citados ou mesmo aludidos como Escritura.[1] A ausência de alguns dos deuterocanônicos (por exemplo, Judite, Baruc, Sabedoria, 1 e 2 Macabeus) revela pouco pois o Livro de Ester está ausente também. Qumran certamente não era um representante Judaísmo do primeiro século como um todo. A seleção dos livros descobertos pode simplesmente refletir as crenças partidárias do grupo.[2] Não há nenhuma evidência de um cânon fechado ou fixo em Qumran, na verdade, um cânon fechado e fixado é de certa forma inconsistente com o que se sabe sobre os escritos sagrados dos sectários de Qumran.[3]
© 2004 por Gary Michuta. Todos os direitos reservados. Este material possui direitos autorais. Nenhuma cópia, distribuição ou reprodução (eletrônico ou não) é permitida sem a autorização expressa do proprietário dos direitos autorais.
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