top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A Jornada de um Evangélico

Nome de nosso personagem não importa, apenas sim, sua breve passagem pela vida, e tudo que semeou e colheu ao longo desta sua vida na Terra.
Nasceu numa família muito católica, e foi batizado na Santa Igreja Católica como todos os católico certamente o são, ainda criança costumava acompanhar seus pais nas celebrações de missas, principalmente aos domingos. Sua família católica, ficou muito feliz quando viu a sua primeira comunhão, sem dúvida foi um grande momento da sua vida, tanto na Terra, como no Céu.
Com o passar dos anos o menino foi crescendo e se tornou um adolescente, mesmo assim ainda costumava ir as missas dominicais na sua paróquia, claro que parecia já não ter aquele mesmo gosto de freqüentar as missas como quando era um menino, alias enquanto muitos meninos não gostavam das missas, ele era o primeiro a chegar, e o último a sair.
O tempo foi passando e agora ele havia se tornado um jovem, muitos amigos, muitas paqueras, alguns compromissos e estudos. Conheceu muitas pessoas, boas e más, pois tudo faz parte da nossa vivência, a vida segue sempre seu rumo. Fazendo amizades com certas pessoas, foi convidado e convencido, à assistir um culto evangélico em sua cidade, inclusive perto da sua paróquia. Ficou empolgado com a atmosfera do local onde se realizava este culto, e com a forte pregação do pastor daquela religião, começou a perceber que estava gostando mais daquele estilo de encontro, do que as missas em sua paróquia, pois neste culto evangélico eles cantavam muito, o pastor gritava e pulava, sacudindo então a todos naquele local.
Aos poucos influenciado também por seus novos amigos evangélicos, ele foi trocando a Igreja Católica (sua paróquia), pelo culto evangélico, e foi também aos poucos preferindo amizades evangélicas, e se isolando de muitas amizades católicas, inclusive amigos de infância. Claro que sua família começou a notar mudanças drásticas até no seu comportamento, mas ele logo foi deixando bem claro a sua nova opção religiosa.
Sua família então, num último esforço para ver se conseguiam faze-lo mudar de atitude, pediu a ajuda do Sacerdote da paróquia, que inclusive já tinha conversado com ele em outras ocasiões na organização de festa religiosas na comunidade, além de conhecê-lo desde criança. Este Sacerdote foi até a casa dele e começou a conversar perguntando o porque daquela decisão de abandonar a Santa Igreja e o compromisso com a paróquia, porém então, o que o Sacerdote ouviu era algo que o deixaria muito triste, nosso jovem disse ao Sacerdote: "Não sou mais amigo de idólatras, e você também é um idólatra, aliás o pior de todos eles, pois ensina a adorar imagens". O Sacerdote tentou explicar e argumentar, mas não teve jeito, foi quase expulso da casa pelo jovem, e teve que se retirar para não haver um conflito até mesmo entre os familiares A partir daí nosso jovem havia se tornado um evangélico radical, não ouvia mais ninguém a não ser os pastores de seu culto ou seus amigos também evangélicos.
E mesmo abrindo espaços, aos poucos amigos de outras religiões inclusive católicos, sempre quando se encontrava com eles as conversas terminavam em debate e confronto religioso, não tinha jeito mesmo. Os anos passaram, e o nosso jovem ex-católico, e agora um "exemplo" de evangélico, havia se tornado adulto, depois de muitos e muitos relacionamentos amorosos, pois quase sempre inexplicavelmente encontrava na maioria namoradas católicas quando jovem, claro que nunca dava certo, pois sempre havia brigas no seu relacionamento com elas, e até na família das moças, pois ele não perdera o hábito de confrontar os católicos e demais religiões que não fossem evangélicas.
Mas de tanto procurar, também achou uma namorada evangélica, e depois de um longo noivado, celebraram sua "união" numa cerimônia evangélica. Teve muitas discussões também no seu emprego, claro que a maioria delas religiosas, e como sempre com católicos. E por anos a fio, ele continuou acusando os seus amigos católicos de idolatras, e acusando a Santa Igreja Católica de falsa e coisas do gênero, nem vou citar termos, pois serão bem pesados. A tal ponto, que acusava até os seus irmãos evangélicos, que tinham um certo respeito pela Igreja Católica, de serem estes filiados ao inimigo infernal, e que deveriam então mudarem de lado logo de uma vez, pois para ele, não existia outra verdade, que não estivesse nos cultos evangélicos que freqüentava. Começou a ir para as portas das Igrejas Católicas, inclusive na sua antiga paróquia, distribuir panfletos evangélicos e até artigos que diziam coisas horríveis sobre os católicos, sem dúvida, até por incrível que pareça, conseguiu seduzir alguns católicos à experimentar o culto evangélico que freqüentava, enfim se considerava um vitorioso espiritualmente. Sem falar que ele tinha quase toda a Bíblia na ponta da língua, pois havia estudado e feito até cursos evangélicos sobre a Bíblia, ele tinha convicção que ninguém poderia enfrenta-lo, não importava a religião daquele que se atrevesse a fazê-lo.
Ele tinha sempre uma resposta Bíblica pronta para cada assunto católico em questão, e se orgulhava muito de seus estudos Bíblicos, chegou até pensar em tornar-se um pastor, mas depois preferiu continuar um irmão normal, pois já tinha conseguido no seu ponto de vista grandes vitórias Porém, realmente algo sempre o perturbava, era a veneração que os católicos tinham pela Vigem Maria, pois em todos os lugares que ele andava sempre tinha algum católico devoto de Nossa Senhora, e isto sempre o deixava muito furioso e aborrecido E nem com os seus discursos e conversas afinadas no conhecimento Bíblico ele conseguia diminuir a fé dos católicos em Nossa Senhora, era bater numa parede de concreto, assim dizia ele, completamente aborrecido com as suas tentativas frustradas de combater esta veneração especial à Virgem Maria. Sendo que ficava realmente furioso quando um devoto de Nossa Senhora lhe entregava uma mensagem de qualquer confidente, dizendo que era da Virgem Maria e procedia do Céu. Era comprar briga na hora com ele, pois estava convicto que era coisa do maligno, já que considerava como um bom evangélico praticante, que a Virgem Maria estava morta e enterrada, pois sendo ela uma pessoa normal (segundo sua fé evangélica), na visão dele, só seria despertada da morte, quando do julgamento descrito pelo Apocalipse Bíblico. Infelizmente o tempo foi passando, e ele foi envelhecendo, mas nunca parou de perseguir e confrontar muitas religiões, e aos católicos em especial,. sendo a maior de todas as perseguições com relação a devoção que os católicos tinham a Nossa Senhora, sem falar nas duras palavras que falava afim de desmoralizar a Santa Igreja Católica e o Santo Papa.
Então um dia, já bem idoso, e com alguns problemas de saúde, ainda assim continuava a confrontar até mesmo seus filhos e netos que seguiam a outros caminhos religiosos, e perdia horas tentando convencer um de seus netos, que em especial era católico por opção própria, participante ativo de movimentos na Santa Igreja Católica, que ele (o neto), estava servindo ao inimigo maligno, ficando muito indignado quando percebeu que o seu neto, trazia no pescoço um escapulário de Nossa Senhora do Carmo, e isto realmente foi o cúmulo para ele (evangélico radical).
Por fim, quando estava prestes a morrer, exclamou para alguns familiares e amigos: "Acho que estou para dormir o sono dos justos, tenho a certeza que nos veremos muito em breve no julgamento final, quando eu for despertado para a glória celeste." E dizendo isto morreu. Como era evangélico, não havia Sacerdote para confessar os seus pecados, pois ele não acreditava nisso, muito menos Sacerdote para o ato da Extrema Unção, só havia um pastor que era seu amigo e tinha ido muito antes o visitar para dar algum conforto à toda a família.
Os familiares neste momento chamaram novamente o pastor para começar os procedimentos fúnebres, claro baseados no culto evangélico. Lindas palavras foram ditas pelo pastor, todos se comoveram, e ele (o falecido), então desceu para o seu "sono dos justos". (segundo ele mesmo disse quando em vida). Mas enquanto todos ainda estavam emocionados com este momento, a Verdade para este nosso irmãozinho evangélico, começava a ser mostrada na fronteira final que separa nossa vida terrena, da eternidade de Deus. Ao penetrar na escuridão da morte, subitamente nosso irmão evangélico foi como que despertado por uma intensa e brilhante Luz, podia até parecer um sol, mas era muito mais do que isto, pois era a Luz Divina.
Imediatamente cenas de toda a vida dele foram mostradas como num flash, momentos bons e ruins, sua infância, juventude e todo o restante da sua vida. Ele então pode se recordar de quando era ainda um menininho que de joelhos pedia ao Papai do Céu proteção para toda a sua família, que um dia ainda menino perguntara ao Padre da paróquia onde Deus morava, e o padre muito humilde e piedoso havia lhe dito que a morada de Deus ficava lá no Alto do Céu, onde todos tinham um coração de criança. Tudo começou pouco a pouco a ficar claro, ele podia notar que não estava dormindo até o julgamento como pensara, pois o julgamento naquele momento era só dele, não havia multidões a ser julgadas, não era ainda o grande momento do Apocalipse ao qual estudara anos e anos no seu culto evangélico, era somente ele e a Luz de Deus.
Agora ele enfrentava o peso de julgar muitas coisas quando estava vivo na Terra, e começava a ser julgado com a mesma medida que julgara a muitos irmãos em vida. Por breves instantes o pânico se abateu sobre ele, pois começou a descobrir e reconhecer que estava errado, e que a verdade pregada na sua vida inteira era falsa, sentiu uma sensação terrível, pois percebeu que tinha um acusador naquele momento diante da Justiça Divina. Sim, o diabo estava o acusando de muitas coisas, sendo que as acusações mais severas eram de desviar as almas do verdadeiro e único caminho da Salvação. E foram tantas acusações, muitas sem nenhuma defesa. Então, nosso irmãozinho evangélico, começou a reconhecer todos os seus erros, via que a sua alma estava toda manchada, começou a implorar a Misericórdia de Deus, pois ele mesmo reconheceu naquele momento, que estava muito próximo da condenação eterna no inferno, e o diabo estava ali para reclamar sua posse. Mas subitamente quando tudo realmente parecia perdido, uma Voz doce e muito suave disse: "Meu Filho, lhe conceda a vossa Infinita Misericórdia à esta alma tão confundida e desviada".
O Evangélico subitamente viu um grande clarão descer sobre ele, que o envolveu por inteiro, como se consumisse em brasa toda a sua alma, então tudo foi ficando cinza à sua volta, somente a sua alma continuava com muitas manchas. Quando tudo se tornou com uma neblina de cor cinza, ele pode ver outras almas, agora bem definidas como pessoas, porem ainda que parcialmente com seus corpos um tanto manchados. no meio deste intenso nevoeiro, e via ao longe, bem acima a Grande Luz ir pouco a pouco se distanciando, e ele dizia: "Senhor, Senhor, não se vá, não me deixe aqui." Mas depois de olhar para si mesmo, viu que estava sem condições nenhuma de participar da Grande Luz que tinha visto, pois seu corpo (alma), estava com um aspecto totalmente indescritível, ficou naquele momento com muita vergonha de estar daquele jeito, e queria até se esconder, e foi penetrando naquele lugar estranho para ele. Sendo que quanto mais adentrava neste lugar, começou a sentir algo queimando no interior da sua alma. Então alguém se aproximou dele, esta pessoa estava com um aspecto muito melhor do que ele, e lhe disse: "Irmão você está no purgatório, você mesmo se jogou aqui diante das manchas negras dos teus pecados terrenos, agora você vai se lembrar daquilo que estudou na Bíblia, e que você desprezou por toda a tua vida, a confissão a um Sacerdote do Senhor."
E o evangélico se lembrou da seguinte passagem que tinha estudado:"Àqueles a quem perdoardes os pecados, são lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são lhes retidos." (João 20, 23) E o evangélico disse: "Sim, acabei de me lembrar realmente desta parte, mas onde na Bíblia fala que teria que ser para um Sacerdote católico e não diretamente para Deus ?"
E veio sobre o evangélico a seguinte passagem Bíblica:"Tu És Pedro, e sobre esta Pedra Edificarei a Minha Igreja E a Potência da Morte não terá força contra Ela...Dar-te-ei as Chaves do Reino dos Céus...Tudo o que Ligares na Terra será Ligado nos Céus...E tudo que desligares na Terra será desligado nos Céus". (Mateus 16, 16-19)
E o evangélico entendeu perfeitamente esta passagem, pois agora depois de iluminado completamente pela Luz Divina, tinha adquirido respostas para muitas dúvidas que tinha quando vivia na Terra. Agora ele entendia perfeitamente que a Santa Igreja Católica na Terra era o elo maior de ligação com o Céu e com Deus, percebera o quanto estava enganado com suas posições evangélicas convictas, todas baseadas num conceito fundado não por Deus, nem por seu Filho Jesus Cristo, e nem por nenhum dos Santos Apóstolos que escreveram o Evangelho, mas fundadas por homens que num determinado momento se rebelaram contra a sã doutrina da Santa Igreja de Deus (católica), passando eles próprios a formularem suas doutrinas baseadas nos conceitos do mundo. Assim ele percebeu claramente, que um único Sacerdote era importante na Terra, quanto mais milhares deles, pois tudo neles estava ligado ao Céu.
E o evangélico novamente tentou argumentar para ele mesmo: "Mas e a idolatria condenada na Bíblia ?" Então ele ouviu uma voz interior que dizia:
O Criador foi o primeiro a fazer uma imagem; fez o Adão, um boneco de barro, soprou nele e fez a Sua Imagem e Semelhança (Gen.2,7). Deus no livro do Êxodo em que proíbe que sejam feitas imagens, manda Moisés fazer dois querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança (Ex. 25,18-20)Manda-lhe, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas (Num. 21,8-9). Manda, ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões (I Reis. 6,23-35 e 7,29). Perceba a diferença entre imagens e ídolos. Consideram-se ídolos todos que não aceitam a sã doutrina do Senhor e todos aqueles que seguem um ídolo e que fazem suas leis e doutrinas, estes são os verdadeiros idólatras condenados na Sagrada Escritura
E com estas breves palavras, o evangélico que precisava de longas explicações e argumentações quando vivia na Terra, de repente começou a entender tudo sem hesitar. Então ele ficou perplexo, e se lembrou da perseguição que fazia a Nossa Senhora, e a pessoa que estava ao seu lado naquele momento lhe disse: "Sim meu irmão, Ela a Rainha do Céu e da Terra, a Mãe dos Aflitos e Desesperados, foi a tua Advogada, foi ela que intercedeu por você no momento em que tudo parecia perdido, e que o maligno estava confiscando a tua alma para perdição eterna no inferno diante de tantas acusações gravíssimas. A Mãe do Salvador, intercedeu junto a Seu Filho o Rei Jesus Cristo, para que ELE concedesse a você a Misericórdia de ser salvo e adentrar no purgatório, pois sem esta valiosa intercessão, você ficaria totalmente a mercê da Santa Justiça Divina, e com as acusações do maligno pesando contra a tua pessoa, dificilmente você escaparia de querer seguir ao anjo infernal, pois a tua alma está muito manchada pelos pecados retidos na Terra. A vergonha de encarar a Justiça Divina frente a frente, através dos pecados cometidos, e não confessados, já bastaria para lhe condenar eternamente ao abismo de fogo por si mesmo."
Nesta altura dos fatos, o evangélico já havia recebido muitas graças ali mesmo dentro do purgatório, pois agora realmente era sabedor da única e verdadeira Verdade de Deus, mas sabia que ficaria no purgatório até o fim dos tempos, pois foi salvo no último instante da condenação eterna. O pior ainda é que ele sabia que os seus irmãos evangélicos que estavam ainda vivos na Terra, não acreditavam em purgatório, e não rezariam por ele, afim de aliviar os seus sofrimentos que estavam começando, assim, novamente veio uma passagem Bíblica para ele falando da existência do purgatório na própria Bíblia que ele tanto havia estudado: "Eu porém vos digo: todo aquele que se encolerizar contra o seu irmão terá de responder no tribunal. Aquele que chamar a seu irmão: 'cretino', estará sujeito ao julgamento do Sinédrio. Aquele que lhe chamar: 'louco', terá de responder na geena de fogo. Assume logo uma atitude reconciliadora com o teu adversário, enquanto estás a caminho, para não acontecer que o adversário te entregue ao juiz e o juiz ao oficial de justiça e, assim, sejas lançado na prisão. Em verdade te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo" (Mateus 5, 22.25-26)
E o evangélico compreendeu neste instante, que a Verdade sobre o purgatório sempre esteve ao alcance do seu coração, mas somente agora ele conseguiu enxergar. Lamentou-se por não poder avisar aos seus irmãos que ainda viviam na Terra e estavam seguindo as falsas doutrinas do mundo. Mas ele mesmo assim, agora tinha uma certeza, no fim dos tempos estaria no Céu, pois seria purificado. Ainda que sofresse no purgatório, estava salvo, e iria partilhar desta vez com toda a certeza da Glória de Deus.
Autor: Dilson Kutscher em 14/05/2002
Portal Católico a Caminho da Salvação
www.portalanjo.com
"A Igreja é a coluna e o fundamento da verdade" (1 Tim 3,15)
"Todo aquele que divide Jesus é um anti-cristo" (1 Jo 4,3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário