top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 2 de maio de 2010

PADRES, PASTORES E IMAGENS

Tenho dito a alguns dos meus amigos evangélicos, os que aceitam dialogar sobre o tema, que já chegou a hora de eles reverem os seus rígidos conceitos contra o uso de imagens, uma vez que pastores evangélicos e pentecostais aderiram em cheio ao uso de suas próprias imagens pela televisão e em cartazes, revistas e outdoors.
A caminho de Jaboatão, em Pernambuco, há uma imagem de um pastor á frente da Igreja; em Taubaté, no que ontem era um supermercado e hoje é igreja há um grande cartaz do sorridente missionário R. Soares anunciando os cultos de sua Igreja. A presença de pregadores evangélicos na televisão acaba se tornando uma imagem permanente na casa dos seus fiéis. Que diferença faz entre ser uma imagem que se move e uma de gesso ou de pedra, se ambas representam uma pessoa que está noutro lugar? Há santos vivos ainda na terra e santos vivos já no céu. Usar imagens de uns e de outros é um jeito de fazer o fiel saber que têm quem os leve a Jesus e por eles interceda.
Como agora estes irmãos estão fotografando, imprimindo, esculpindo, colocando imagens de seus pregadores e modelos de vida à porta de suas Igrejas, entendendo que o carinho que votam ao seu santo da terra é merecido, talvez consigam entender que nós católicos também, há séculos votamos carinho a quem foi santo na terra e agora o é no céu. Não cremos que os falecidos estejam dormindo. Estão salvos e vivos pelo sangue de Cristo que os próprios evangélicos cantam que tem poder. Quanto a invocar o santo da terra, eles já invocam, ao pedir aos seus pastores que orem por eles. O pastor acata o pedido e ora ao Pai em nome de Jesus por este fiel. É intercessão de um santo da terra. Nós aceitamos as duas: a do santo da terra e a do santo do céu, porque, diferentemente deles, cremos que o céu está repleto de santos e lá existem muitas vagas à nossa espera.
Para nós, quem morre na graça do Cristo não vai para o sheol do esquecimento, nem para o sono sem prazo; vai para o céu.
---------------------
Este assunto de santo que ora aqui na terra e santo que ora lá no céu é delicado . Segundo muitos irmãos de outras igrejas, os seus santos ainda dormem á espera do dia do juízo. Embora digam que o sangue de Jesus tem poder dizem que os que morreram em Cristo ainda estão à espera do último dia. Garantem que não há santo no céu e que eles não podem interceder por nós porque dormem. Então oram aos seus santos vivos que falam e pedem por eles na televisão e nos templos.
Os nossos santos, a nosso ver, estão vivos e salvos por Jesus e intercedendo por nós ao Pai em nome de Jesus. Não temos a mesma visão de santidade e de morte. Pode-se achar argumentos em favor deles e a nosso favor na mesma Bíblia. O que sabemos é que Deus é misericordioso e que Jesus disse que iria preparar-nos um lugar. Não levará milhões de anos até que um cristão entre no céu, depois da morte.
-----------------------------
O assunto adorar a Deus e venerar os santos que Jesus salvou é outro assunto delicado a separar católicos e evangélicos ou pentecostais. Não adoramos imagens, tanto quanto eles não adoram as imagens dos seus pastores que falam na televisão e que, ultimamente, andam colocando à porta dos seus templos. Pedimos orações dos nossos santos já salvos no céu e também dos nossos santos ainda vivos na terra. Eles pedem a dos seus santos vivos na terra e não pedem as preces dos irmãos que já morreram. Nossa noção de Último Dia é diferente. Se ostentam imagens dos seus pregadores e santos daqui, então deve ser porque os amam muito e aquela imagem os faz pensar no Jesus que eles anunciam. Nós fazemos isso com os nossos santos.
Nem nós os acusaremos de adorar imagens de pastores nem eles nos devem acusar de adorar os nossos santos. Nem eles nem nós somos idólatras. Quanto ao fato de colocar as imagens de nossos santos no altar ao lado do sacrário, onde cremos que está Jesus, não é para adorá-los. É para dizer que não há melhor lugar para colocar uma imagem de quem viveu com o Cristo.
Eles usam as imagens de seus santos vivos de televisão para pensar em Jesus e, nós, pela mesma razão, a do papa e dos nossos santos vivos. De quebra, usamos as dos santos mais antigos, já que estamos aqui por mais séculos do que eles. Daqui a muitos anos, quem sabe façam o mesmo que nós, sabendo que a memória dos santos é altamente pedagógica. Quando seus pastores, agora vivos, morrerem, talvez os lembrem com alguma foto ou imagem. Certamente não quererão esquecê-los! Se já estão pondo as suas imagens á entrada de suas Igrejas é porque eles também apostam nos seus homens santos. Não são idólatras? Nem nós!
PADRE ZEZINHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário