top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pecado Original

Bíblia:
“Oh, não! – tornou a serpente – vós não morrereis! Mas Deus bem sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e sereis como deuses, conhecedores do bem e do mal.” A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente”.(Gn 3,4-6).
Eis que aqui nasci; em culpa e em pecado me concebeu minha mãe... (Sl 50,7).
Assim então, por um homem entrou o pecado no mundo... e assim a morte passou a todos os homens... pela obediência de um, muitos serão justiçados... (Rm 5,12-21).
todos pecaram, todos estão privados da glória de Deus(Rm 3,23).
Catecismo:
“O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador (cf. Gn 3,1-11
) e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem’ (cf. Rm 5,19 ) (§ 397). “De que maneira o pecado de Adão se tornou o pecado de todos os seus descendentes? O gênero humano inteiro é sem Adão ... ‘como um só corpo de um só homem’(Sto. Tomás de Aquino). Em virtude desta ‘unidade do gênero humano’, todos os homens estão implicados no pecado de Adão, como todos estão implicados na justiça de Cristo. Contudo, a transmissão do pecado é um mistério que não somos capazes de compreender plenamente ....(§ 404).
“(...) A Revelação dá-nos a certeza de fé de que toda a história humana está marcada pelo pecado original cometido livremente por nossos primeiros pais (cf. conc. Trento DS 1513) (§ 390).
“Mas por que Deus não impediu o primeiro homem de pecar? S. Leão Magno responde: ’A graça inefável de Cristo deu-nos bens melhores do que aqueles que a inveja do demônio nos havia subtraído’(Serm. 73,4 PL 54,396) E Sto. Tomás de Aquino: (...) Deus permite que os males aconteçam para tirar deles um bem maior(...)(S Th III, 1.3. ad.)” (§ 412).
Dogmas:
Se alguém disser que a prevaricação de Adão o prejudicou somente a ele e não à sua descendência... Se alguém disser que este pecado de Adão, que é por sua origem apenas um, e transmitido a todos por propagação, não por imitação, é próprio de cada um...(Conc. Trento -1545-63 -, em 17.06.1546: Dz. 789-90).
Tal pecado se apaga pelos méritos da Redenção de Cristo, os quais se aplicam ordinariamente tanto aos adultos como às crianças por meio do Sacramento do Batismo. Por isso, até as crianças recém-nascidas recebem o Batismo para remissão dos pecados. (Dz. 791).
[Que os homens caídos] eram de tal forma escravos do pecado que se achavam sob a servidão do demônio e da morte, que nem os gentios poderiam livrar-se nem levantar-se com a força da natureza, nem os judeus poderiam faze-lo com a força da lei mosaica... (Dz. 793).
Somente um ato livre por parte do amor divino poderia restaurar a ordem sobrenatural, destruída pelo pecado. Se opõe à doutrina católica o pelagianismo, segundo o qual, o homem tem em sua livre vontade o poder de redimir-se a si mesmo, e é contrário também ao dogma católico o moderno racionalismo com suas diversas teorias de 'auto-redenção'. (Conc. Vaticano II, decreto Ad Gentes nº 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário