top

create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Pecado Mortal

Bíblia:
“O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra”.(Gn 4,10)
“O Senhor disse: “Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos”.(Ex 3,7).
Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe (Mc 10,9).
Catecismo:
“... ’É pecado mortal todo pecado que tem como objeto uma matéria grave, e que é cometido com plena consciência e deliberadamente’
(Reconciliatio et Poenitencia).(§ 1857).
“O ensinamento da Igreja afirma a existência e a eternidade do inferno. As almas dos que morrem em estado de pecado mortal descem imediatamente após a morte aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, ‘o fogo eterno’(cf. DS 76; 409; 411; 801; 858; 1002; 1351; 1575; Credo:12)” (§ 1035).
“A matéria grave é precisada pelos
dez mandamentos, segundo a resposta de Jesus ao jovem rico: ‘Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunho, não defraudes ninguém, honra teu pai e tua mãe’ (Mc 10,9 )...” (§ 1858).
“...A ignorância afetada e o endurecimento do coração(cf. Mc 3,5-6; Lc 16,19-31) não diminuem, antes aumentam, o caráter voluntário do pecado” (§ 1859).
“Escolher deliberadamente, isto é, sabendo e querendo, uma coisa gravemente contrária à lei divina e ao fim último do homem é cometer pecado mortal. Este destrói em nós a caridade, sem a qual é impossível a bem-aventurança eterna. Caso não haja arrependimento, o pecado mortal acarreta a morte eterna”.(§ 1874).
“O pecado mortal, atacando em nós o princípio vital, que é a caridade, exige uma nova iniciativa da misericórdia de Deus e uma conversão do coração, que se realiza normalmente no sacramento da Reconciliação
(Confissão)” (§ 1856).
Veja:-
Excomunhão (Sete casos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário