top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Bíblia ensina que Jesus fez São Pedro o primeiro Papa



Por Brother Peter Dimond

Jesus dá as chaves do Reino a Pedro em Mateus 16:
Mateus 16, 16-19: "Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
Jesus dá as chaves do Reino dos Céus a Pedro, e declara que o que quer que ele ligue na terra será ligado nos céus, e o que quer que liberar na terra será liberado nos céus. Muito embora todos os 12 discípulos fossem reunidos para esse encontro, Jesus diz essas coisas somente para São Pedro.

A mudança do nome de São Pedro:

Jesus muda seu nome de Simão para Pedro, justo antes de declarar “e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja”.

No Antigo Testamento uma mudança de nome denotava uma nomeação ou chamado especial ou mudança de status. Portanto, em acréscimo a outras coisas importantes que Jesus diz a São Pedro em Mateus 16, a mudança de seu nome de Simão para Pedro serve para confirmar a posição especial de São Pedro e seu novo status.

As “chaves do Reino” referem-se a Isaías 22 e à posição de Primeiro-Ministro

Eis o que é realmente interessante. A maioria das pessoas não sabem que essa referência às chaves do Reino em Mateus 16, 19 (para Pedro ligar e desligar através delas) vem de Isaías capítulo 22. As palavras de Jesus a Pedro em Mateus 16 são uma referência à função do primeiro-ministro do Reino no Antigo Testamento.

Isaías 22, 22: "Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá"

Note que a linguagem claramente tem um paralelo com Mateus 16, 19. No Antigo Testamento, Deus estabeleceu um pacto com David no intuito de estabelecer um Reino. A monarquia davídica, o Reino de Deus na Terra, foi significada ser um protótipo do Reino de Deus que Jesus Cristo estabeleceria. Isso é o motivo pelo qual Jesus é chamado o filho de David nos Evangelhos. É também o motivo pelo qual o Evangelho de Mateus têm o reino como um de seus temas primários. É também o motivo pelo qual o próprio Pedro diz em Atos 2, 30 que Jesus senta-se sobre o trono de David. Lucas 1, 32 diz o seguinte de Jesus: "Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó...".

Jesus senta-se sobre o trono de David. Mas o Reino de Jesus é um reino espiritual; Seu Reino é Sua Igreja. O Reino de Jesus não somente preenche, mas sobrepuja o protótipo, o Reino de David. O ponto aqui é que o Reino de Jesus é fundado ao longo de linhas similares.

Lucas 22 ensina a infalibilidade papal (a infalibilidade do cargo do papa):

Em Lucas capítulo 22, nós encontramos uma outra muito importante, porém freqüente não percebida passagem na Bíblia a qual prova o ensinamento católico sobre o papado.

Lucas 22, 24-32: "Surgiu também entre eles uma discussão: qual deles seria o maior. E Jesus disse-lhes: Os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem sobre eles autoridade chamam-se benfeitores. Que não seja assim entre vós; mas o que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo. Pois qual é o maior: o que está sentado à mesa ou o que serve? Não é aquele que está sentado à mesa? Todavia, eu estou no meio de vós, como aquele que serve. E vós tendes permanecido comigo nas minhas provações; eu, pois, disponho do Reino a vosso favor, assim como meu Pai o dispôs a meu favor, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino e vos senteis em tronos, para julgar as doze tribos de Israel. Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos."

Essa passagem é fascinante. Contém um número de importantes verdades. Primeiro, há uma rixa entre os apóstolos a respeito de quem será o maior. Jesus explica que Seu Reino não é como aquele dos gentios. Assim, Jesus está falando a respeito de como Seu Reino ou Igreja é estruturada.

Jesus então diz que Satã desejou testar todos os apóstolos no plural, mas que Ele tem rezado para Pedro [singular] que a sua fé não desfaleça.

Pedro é mencionado mais de 100 vezes no Novo Testamento; o mais próximo apóstolo é São João, que é nomeado apenas 29 vezes

A importância do nome de Pedro na Escritura revela que ele guardou, pela instituição de Cristo, uma posição única de autoridade entre os apóstolos. Pedro é nomeado mais de 100 vezes no Novo Testamento. O mais próximo apóstolo é João, que é mencionado somente 29 vezes.

Toda lista dos 12 apóstolos tem Pedro em primeiro

Toda lista dos 12 apóstolos no Novo Testamento tem o nome de Pedro em primeiro e o de Judas em último. Isso é verdade, muito embora a ordem dos outros demais apóstolos nem sempre seja exatamente a mesma. Pode-se ver aquelas listas em Mateus 10, 2; Marcos 3, 14; Lucas 6, 14; e Atos 1, 13.

Pedro toma o papel principal na substituição de Judas

Em Atos 1, nós lemos a respeito da decisão de substituir Judas com um outro apóstolo. Pedro ergueu-se no meio dos demais, e dirige o curso da ação para substituir Judas.

Atos 1, 15-20: "Num daqueles dias, levantou-se Pedro no meio de seus irmãos, na assembléia reunida que constava de umas cento e vinte pessoas, e disse: Irmãos, convinha que se cumprisse o que o Espírito Santo predisse na escritura pela boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus. Ele era um dos nossos e teve parte no nosso ministério. Este homem adquirira um campo com o salário de seu crime. Depois, tombando para a frente, arrebentou-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram. (Tornou-se este fato conhecido dos habitantes de Jerusalém, de modo que aquele campo foi chamado na língua deles Hacéldama, isto é, Campo de Sangue.) Pois está escrito no livro dos Salmos: Fique deserta a sua habitação, e não haja quem nela habite; e ainda mais: Que outro receba o seu cargo (Sl 68,26; 108,8)."

O primeiro gentio convertido é contado especificamente a ir a São Pedro, o chefe da Igreja

Em Atos 10, nós lemos a respeito do primeiro gentio convertido, Cornélio. Deve-se ter em mente o significado de receber Cornélio na Igreja. Receber o primeiro gentio convertido era um evento monumental que mostrava a universalidade da verdadeira Igreja. O fato que o anjo conta a Cornélio para ir especificamente a São Pedro, e que Pedro lhe contará o que ele deve fazer, nos fornece uma outra ilustração do primado de São Pedro como chefe da Igreja.

A visão que as restrições da Antiga Lei contra comida impura são abolidas, que significou o fim da Antiga Lei, é dada a São Pedro, o chefe da Igreja

É igualmente significante que a São Pedro apenas é dada a visão a respeito do fim da Antiga Lei e suas prescrições (Atos 10, 9-13).

É interessante que a visão é dada a Pedro três vezes. Isso corresponde com João 21, 15-17, onde Jesus indica três vezes a Pedro que todos os membros de Sua Igreja serão confiadas a ele: apascenta meus cordeiros, apascenta meus cordeiros, apascenta meus cordeiros. Isso corresponde ao tríplice encargo de São Pedro e todos os verdadeiros papas: ensinar e guardar a verdadeira doutrina, proteger a liturgia e adoração da Igreja, e governar a Igreja pela disciplina.

São Pedro claramente tem o primado no Concílio de Jerusalém

Em Atos 15, nós lemos a respeito da dissensão concernindo à circuncisão. Alguns estavam ensinando que os conversos gentios tinham que submeter-se à circuncisão para serem salvos. Depois de muita disputa, Paulo e Barnabé chegam aos apóstolos em Jerusalém para consultar a respeito dessa questão. Os líderes da Igreja organizam um concílio para discutir o assunto. Esse concílio é algumas vezes chamado o primeiro concílio ecumênico da Igreja cristã.

Atos 15, 7: "Ao fim de uma grande discussão, Pedro levantou-se e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que já há muito tempo Deus me escolheu dentre vós, para que da minha boca os pagãos ouvissem a palavra do Evangelho e cressem."

Depois de muita discussão, São Pedro levanta e comunica o primeiro discurso para silenciar o argumento e dar a decisão. Isso é porque ele era o líder da Igreja, o primeiro papa. A Bíblia faz menção especial ao fato que quando Pedro falou e deu sua decisão, a multidão manteve o silêncio.

Atos 15, 12: "Toda a assembléia o ouviu silenciosamente. Em seguida, ouviram Barnabé e Paulo contar quantos milagres e prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios."

Conclusão para a prova bíblica do papado

Nós vimos a inegável evidência da Bíblia que São Pedro foi o primeiro papa. Nós vimos evidência e prova das palavras de Jesus, de todos os quatro Evangelhos, dos Atos dos Apóstolos etc. É um fato da história que São Pedro morreu em Roma como primeiro bispo, e que ele foi sucedido por outros papas através da história. Eles assumiram o cargo de São Pedro como líder e governador do Reino de Cristo (a Igreja), assim como Eliakim sucedeu o lugar de Shebna como primeiro ministro no Reino de David.

Fonte: The Bible Proves the Teachings of the Catholic Church, pp. 34-49
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário