top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 2 de outubro de 2011

Jesus não deixou nada escrito

A exemplo de Sócrates, Jesus não deixou nada escrito. Ele comunicou toda a sua doutrina de viva voz aos discípulos, que puseram-se a difundir o que haviam ouvido, sem se preocupar com a redação dos ensinamentos do Mestre. Tanto na Palestina como na Grécia, a escrita representava uma arte difícil e reservada a poucos. Assim, durante as aulas, os mestres apelavam para a memória de seus discípulos, transmitindo as idéias em sentenças rimadas, quase cantadas, fáceis de se guardar na memória.
Catequese – A este método de ensino os primeiros cristãos deram o nome de ‘catequese’, palavra grega que significa ‘ressonância’, pois realmente o ensinamento realmente consistia em ressoar, em longas repetições as palavras e sentenças. Uma vez concluída a formação, o discípulo era o ‘catequizado’ ou ‘aquele a quem haviam feito ressoar’ os termos da doutrina.
Tradição Oral – Inicialmente a catequese se concentrou em Jerusalém, na Judéia, e em toda a Galiléia. Tudo era feito oralmente, baseando-se na força discursiva de Pedro e nos testemunhos dos apóstolos. Era a chamada Tradição Oral que se estendeu por um período de, pelo menos, 15 anos, sustentada pela memória dos apóstolos e discípulos. Todo o trabalho dos cristãos dessa época (antes de 50 d.C.) se resumia em proclamar a mensagem da segunda vinda do Senhor e instalação do Reino de Deus. A certeza da volta gloriosa de Cristo tornava desnecessária qualquer preocupação em transcrever a mensagem de Jesus, pois eles estavam convencidos de sua presença física em breve.
O termo “Evangelho” – ‘Evangelho’ vem do grego eu-angélion, que significa “a feliz notícia” comunicada por um mensageiro. O termo ‘eu-angélion’ era usado na proclamações das vitórias em guerras, normalmente comunicadas ao povo com radiante alegria, com a cabeça coroada e agitando um ramo de palmeira na mão. Entre os pagãos, o ‘eu-angélion’ era associado à salvação, bem-estar e prosperidade. No império romano, eram chamados de ‘eu-angélia’ a proclamação do nascimento de um herdeiro para o trono, a sua maioridade e, principalmente, o anúncio de sua subida ao trono.
O ‘Eu-angélion’ do Reino de Deus – Os cristãos se utilizaram do significado do termo ‘evangelho’, e passaram a proclamar ao mundo a mensagem de Jesus como sendo o “Evangelho por excelência” ou o “Evangelho do Reino de Deus”, Evangelho que os homens deviam receber com alegria e entusiasmo superior ao habitual, com ânimo renovado.
O Evangelho Oral – O termo ‘Evangelho’ ainda não significava o texto escrito, mas sim a pregação oral da Boa Notícia, a proclamação do reino messiânico. A denominação de ‘Evangelhos’ aos textos de Mateus, Marcos, Lucas e João (como se encontram hoje em nossas Bíblias) aparece pela primeira vez na obras de São Justino, escritas antes do ano 165.

FONTE ELETRÔNICA:

Nenhum comentário:

Postar um comentário