top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

O BISPO DE ROMA GOVERNAVA APENAS ROMA

OUTRA MENTIRA: CONFIRA
“… Um bom exemplo disso podemos ver na carta que Inácio enviou à Igreja de Roma, no começo do segundo século, onde diz :
“Inácio… à Igreja que preside na região dos romanos…” (Inácio de Antioquia, 107 d.C, Carta aos Romanos [Prólogo]). (ênfase nossa)
Deste prólogo se depreende que cada igreja tinha a sua jurisdição limitada ao seu território ou região.
Possuía autonomia eclesiástica. Definitivamente o Novo Testamento não apóia o arquétipo eclesiástico de uma única igreja, mas de igrejas distintas e independentes….” (Paulo Cristiano da Silva)
ONDE ELA SE ENCONTRA
http://www.cacp.org.br/catolicismo-dividido.htm
A VERDADE
UMA QUESTÃO DE LÓGICA
Não resta dúvida que o articulista está confundindo adjunto adverbial com objeto direto.
Com efeito, é sediada ali, nessa região, que a Igreja de Deus não somente preside a caridade mas também porta a lei de Cristo e porta o nome do Pai PARA TODAS AS NAÇÕES:“Inácio… à Igreja que preside na região dos romanos, digna de Deus, digna de honra, digna de ser chamada ‘feliz’, digna de louvor, digna de sucesso, digna de pureza, que preside ao amor, que porta a lei de Cristo, que porta o nome do Pai, eu a saúdo em nome de Jesus Cristo, o Filho do Pai” (Inácio de Antioquia, +107, Carta aos Romanos [Prólogo]).Para os que entendem pouco questões de sintática esclareço que, se fosse como quer o Paulo, Inácio deveria ter escrito não ” na região dos romanos” e sim: “… a região dos romanos…”, aí sim, poderíamos entender que sua ação estaria limitada somente em Roma.

DEMONSTRAÇÃO DOCUMENTALAinda mais. Se fosse tal a intenção de Inácio ele próprio não teria dito:“Tu (Igreja de Roma) ensinastes as outras. E eu quero que permaneçam firmes as coisas que tu prescreves pelo teu ensino” (Rom, IV, 1).Que está de pleno acordo quando no texto referido por Paulo Cristiano da Silva, e transcrito menos suscintamente à frente por mim, quando diz: “… que porta a lei de Cristo, que porta o nome do Pai, eu a saúdo em nome de Jesus Cristo, o Filho do Pai”Vê-se que para Inácio Roma é o berço donde emana a caridade e o ensino de Cristo para todo o corpo místico de Cristo que é a Igreja.
Outros pais também falam a mesma coisa:
Em 249, dizia Cipriano:“Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica.” (Epist. 55, n.1, Hartel, 614).O mesmo escreveu ao Papa Cornélio sobre a ida a Roma de um grupo cismático, dizendo:“Atrevem-se estes a dirigir-se à Cátedra de Pedro (em Roma), a esta Igreja principal de onde se originam o sacerdócio… esquecidos de que os romanos não podem errar na fé”. (Epist. 59,n.14, Hartel, 683).No artigo Paulo Cristiano nega a UNIDADE DA IGREJA. Quem lhe responde é o próprio Cipriano:“No entanto, PEDRO, SOBRE O QUAL FOI EDIFICADA A IGREJA, pelo mesmo Senhor, falando por todos, e respondendo com a voz da Igreja, diz: “Senhor, para onde havemos de ir? Tu tens as palavras de vida eterna; e nós cremos que tu és o Cristo, filho de Deus vivo.”” Epist. 54, a Cornelius, n.7.
E o mesmo santo diz ainda:“… dado que ambos batismos são apenas um, e que o Espírito Santo é um, e a Igreja fundada por Cristo Senhor Nosso sobre Pedro, por fonte e princípio de unidade, é também única.” Epist. 69, a Januarius, n. 3.Em 14 de setembro de 258 Cipriano morreu decapitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário