top

create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

BAPTISMO

Baptismo é uma palavra de origem grega, que vem do verbo baptizo, que literalmente significa "baptizar" ou também "lavar".

 
Na Bíblia essa palavra é muito ligada à actividade do precursor de Cristo, João Baptista, que baptizava no Jordão (Mt 3,11). É por isso que ele é chamado de "baptista".

 
Sobre a origem do baptismo, há várias hipóteses. Alguns dizem que venha dos rituais de purificação existentes na tradição judaica. Esses rituais, repetidos em várias situações da vida quotidiana, permitiam ao judeu de purificar-se e realizar as suas tarefas religiosas.

 
Outra hipótese defende que a sua origem esteja na Comunidade de Qumran, onde viviam os essénios. Certamente existe uma integração das duas realidades.
 
Ou seja, o baptismo de João pode ser entendido como uma adaptação dos trabalhos rituais dos judeus, sobre os quais a comunidade de Qumran exerceu uma certa influência.

 
Jesus foi baptizado por João e provavelmente também os apóstolos (Jo 1,35-42).

 
E depois os cristãos continuaram a práxis de João, provavelmente já a partir do Pentecostes, graças ao mandamento de Jesus ressuscitado, como lemos em Mt 28,19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, baptizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”;

 
O baptismo de João era um baptismo de penitência (Mt 3,11; Mc 1,4; Lc 3,3; Act 13,24). Quem era batizado por ele testemunhava o seu arrependimento e o desejo de receber o perdão. Era, no fundo, uma acção que preparava a pessoa à vinda do Messias.

 
No início do cristianismo, o facto que Jesus tenha sido baptizado por João não era fácil de ser aceitado. Mas nós precisamos ler esse evento como uma disposição de Jesus a aceitar a vontade Divina.

 
Depois do baptismo de João, o Espírito Santo desceu sobre Cristo (Mt 3,16).

 
A partir daí, esse baptismo de Jesus é visto como o protótipo do baptismo cristão, o baptismo com água e espírito.

 
O baptismo, desde a origem, faz parte do cristianismo. Já os primeiros convertidos foram baptizados, como mostra nos Actos dos Apóstolos 2. E Paulo, que se converteu ao cristianismo cerca de 3 anos após a morte de Cristo, considera o baptismo como o início da vida cristã (Rom 6,4; 1Cor 1,13-17; 15,29; Ef 4,5 e Col 2,12).

 
O baptismo para os cristãos, no início, significava o perdão dos pecados, sendo uma súplica que o cristão elevava a Deus para adquirir uma consciência pura (1Ped 3,21). O dom do Espírito Santo, que o cristão recebe, significa um acto de renovação que Deus doa ao cristão baptizado.

 
Uma característica fundamental, que distingue o baptismo cristão daquele de João, é que desde o início, o baptismo foi feito "em nome de Jesus" (Act 2,38; 8,16; 10,48; 19,5)

 
Isso significa que o cristão baptizado considerava-se um representante de Cristo glorificado e também que é inserido na realidade de Cristo crucificado e ressuscitado (1Cor 1,13-17).

HÉLDER GONÇALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário