top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 13 de dezembro de 2009

RELIGIÃO DEMAIS

Sessão de descarrego, hora da concordância, unção para fechamento do corpo, cerco de Jericó, vitória do vento leste, travessia do Mar Vermelho; dia da fogueira santa... São nossos irmãos de outras denominações motivando os seus irmãos mais próximos para mais um culto e mais uma série de preces e de pregações. Acampamento mariano, dia da tenda, hora do perdão, encontro das luzes. São nossos irmãos católicos criando expressões que motivem os católicos para mais um dia de reflexão.
A busca de palavras novas, calcadas em termos bíblicos, tem servido como forte motivação em todas as igrejas. As igrejas capitalizam em palavras que ajudem a sua pregação. Repetem-nas o mais que podem, até que se incorpore á linguagem daquele grupo de fé. Com o tempo, fica fácil saber de que Igreja é o fiel: basta ouvi-los três minutos para saber a Igreja que freqüenta. A maneira de orar ou de falar torna-se marca daquela igreja, ou daquele grupo de igreja..
O perigo é a saturação, pelo excesso de uso, das mesmas palavras, do mesmo gesto e da sua repetição sem critério. Numa única tarde de louvor cinco cantores e pregadores que se sucederam deram todos o mesmo comando e as mesmas palavras de ordem: -Feche os olhos, entregue-se agora a Jesus, Ele quer libertar o seu coração, entregue a ele todas as suas preocupações e todos os seus cuidados, ponha a mão no ombro de quem está ao seu lado, ponha a mão no peito, erga as mãos e repita comigo... Um aprendeu aquilo do outro que aprendeu do outro que aprendeu do outro e nenhum tomou o cuidado de perguntar se o pregador ou cantor anterior já tinha dito aquilo. Ficaram no refrão de sempre.
Não lhes ocorre que o excesso de uso dos mesmos gestos e das mesmas expressões pode cansar os presentes. Inteligentes como são, os pregadores e animadores deveriam encontrar palavras diferentes, que ajudassem a motivar os fiéis para as mesmas, ou para novas atividades.
Religião, como chocolate, pode ser doce e agradável , mas pode também causar distúrbios, se quem a ministra teimar em passar da dose. Quem disse que religião nunca é demais disse uma verdade, mas certas práticas religiosas e certas expressões, canções, danças e gestos podem ser demais. Acabam prejudicando a religião que pretendem motivar. Sopa oito vezes por dia cansa o paladar, por mais saborosa que chega. Ao cantar aquela canção oito vezes no mesmo encontro é possível que prejudiquemos a sua dinâmica.
Lembro isso aos irmãos mais jovens que pregam e animam encontros de igreja. Escrevam, num caderno pelo menos 200 novas expressões motivadoras do encontro. Acostumem-se com elas. Se querem repisar e reprisar alguns temas, tomem o cuidado para não ficarem repetindo sempre as mesmas palavras. É para isso que elas existem em grande quantidade. Com está tem mesmice demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário