top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 13 de dezembro de 2009

PASTORES E IMAGENS

Tenho dito aos meus amigos evangélicos que já chegou a hora de eles reverem os seus rígidos conceitos sobre o uso de imagens, uma vez que pastores evangélicos e pentecostais aderiram de cheio ao uso de suas próprias imagens pela televisão e em cartazes, revistas e outdoors. A caminho de Jaboatão em Pernambuco há uma imagem de um pastor à frente da Igreja; em Taubaté bem à frente de um supermercado há um grande cartaz de um sorridente missionário pentecostal anunciando os cultos de sua Igreja. A presença de pregadores evangélicos na televisão acaba se tornando uma imagem permanente na casa dos seus fiéis. Que diferença faz entre ser uma imagem que se move e uma de gesso ou de pedra se ambas representam uma pessoa que está noutro lugar?
Como agora estes irmãos estão fotografando imagens, imprimindo, esculpindo, colocando á porta de suas Igrejas talvez consigam entender que o carinho que votam ao seu santo da terra é merecido. Começarão a entender que nós também, há séculos votamos carinho a quem foi santo na terra e agora é santo no céu. Quanto a invocar o santo eles já invocam ao pedir ao pastor que ore por eles. O pastor acata o pedido e ora ao Pai em nome de Jesus por este fiel. É intercessão de um santo da terra. Nós aceitamos a intercessão do santo da terra e a do santo do céu, porque, diferentemente deles, nós cremos que Jesus salva e não deixa as pessoas dormindo até o fim dos tempos. Para nós, quem morre na graça do Cristo não vai para o sheol e para o esquecimento, nem para o sono sem prazo, e sim para o céu. Segundo eles, os seus santos ainda dormem á espera do dia do juízo. Os nossos, a nosso ver, estão vivos e salvos por Jesus e intercedendo por nós ao Pai em nome de Jesus. Não temos a mesma visão de santidade e de morte. Pode-se achar argumentos em favor deles e a nosso favor na mesma bíblia. Deus é misericordioso e Jesus disse que iria preparar-nos um lugar. Nós cremos que não levará milhões de anos até que um cristão entre no céu, depois da morte.
Não adoramos imagens, tanto quanto eles não adoram as imagens dos seus pastores que falam na televisão e que, ultimamente, andam colocando á porta dos seus templos. Pedimos orações dos nossos santos já salvos no céu e pedimos orações dos nossos santos vivos na terra. Eles pedem a dos seus santos vivos na terra e, como muitos acreditam que os seus mortos estão dormindo não pedem as preces deles. Se ostentam imagens dos seus pregadores e santos daqui então deve ser porque os amam muito e aquela imagem lhes faz pensar no Jesus que ele anuncia. Nós fazemos isso com os nossos santos. Nem nós os acusaremos de adorar imagens de pastores nem eles nos devem acusar de adorar os nossos santos. Nem eles nem nós somos idólatras. Quanto ao fato de colocar as imagens de nossos santos no altar ao lado do sacrário, onde cremos que está Jesus, não é para adorá-los. É para dizer que não há melhor lugar para colocar por uma imagem de quem viveu com o Cristo.
Então, estamos conversados! Eles usam as imagens de seus santos vivos de televisão para pensar em Jesus e, nós, a do papa e dos nossos santos vivos pela mesma razão. E, de quebra, usamos as dos santos mais antigos do que os deles, já que estamos aqui por mais séculos do que eles. Daqui a muitos anos, quem sabe façam o mesmo que nós, sabendo que a memória dos santos é uma boa coisa. Quando seus pastores, agora vivos, morrerem, quem sabe façam a mesma coisa. Afinal, já estão pondo as suas imagens á entrada de suas Igrejas! PADRE ZEZINHO

2 comentários:

  1. Que argumentos pífios em sem base Bíblica, não levem os teus leitores ao desconhecimento da palavra verdadeira, que é a BÍBLIA SAGRADA.

    ResponderExcluir
  2. QUE A PAZ DE CRISTO ESTEJA COM VC MEU AMIGO, ME PROVE QUE ARGUMENTOS PÍFIOS SEM BASE BÍBLICA TEM MEU BLOG,LEIA OS ARQUIVOS DOS MESES ANTERIORES E ME RESPONDA POQUE TANTAS IGREJAS PROTESTANTES ENVAGÉLICAS TEM IMAGENS EM SEUS TEMPLOS. PÍFIOS SÃO A MAIORIA DOS COMENTARIOS DE PROTESTANTES ENVAGÉLICOS SEM SABEDORIA, JÁ FUI ASSIM FIZ PARTE DE TANTAS DENOMINAÇÕES PROTESTANTES ENVAGÉLICAS QUE SÃO MAIS DE 50 MIL HOJE NO MUNDO, E OUTRA COISA MEU IRMÃO UNS DOS MELHORES AMIGOS DE MINHA VIDA E PROTESTANTE ENVAGÉLICOS E SI DAMOS MUITO BEM CADA UM COM RESPEITO A SUA RELIGIÃO JÁ DEBATEMOS VÁRIAS VEZES DE MODO CIVILIZADO SEMPRE EU MOSTRANDO ENBASAMENTO BÍBLICO, HOJE ELE JÁ PENSA DIFERENTE DOS CATÓLICOS,E AINDA FALA QUE IGREJOLAS QUE SÃO FORMADAS DE DIA E A NOITE SÓ QUEREM ENGANAR O POVO CARENTE DE FÉ ASSISTA OS ESCANDALOS AQUI ME BRASILIA DO PASTOR FAZENDO A ORAÇÃO DA PROPINA AGRADECENDO A UM CORRRUPTO,QUE É PURA IDOLATRIA DO DINHEIRO E PODER E NEM POR ISSO GENERALIZO FALANDO QUE TODO PROTESTANTE ENVAGÉLICO TEM ARGUMENTOS PÍFIOS. Que Deus o ilumine para conhecer a verdade que liberta (Jo 8,32).Paz e Fogo ! (A paz de Jesus e o fogo do Espírito Santo).

    ResponderExcluir