top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 24 de março de 2013

CONVERTIDOS POR UM TEMPO

Converter-se vem das raízes “cum” e “vertere” e subentende cumplicidade. A pessoa volta-se para a mesma direção que a outra. Elas se entendem porque o objetivo é o mesmo. Infelizmente, porém, existe conversão temporária e conversão permanente. Há quem diga que sendo temporária por mais sincera que seja não é conversão verdadeira. Os que assim pensam merecem ser ouvidos. Tocam num ponto fundamental da fé. Adesão com prazo para se desligar não é adesão, é engate ou enganche. É como viajar de pingente…

Mas algumas pessoas voltam- se para sempre na direção de Deus e do próximo. Sua conversão torna-se um segundo DNA. Guardam a fé, cumprem a promessa e não voltam atrás, nem praticam desvios. ( 2 Tm 4,7) Outras, infelizmente, – e não temos o direito de julgá-las, convertem-se por algum tempo. Não estavam voltadas para Deus ou para a religião, nem para o próximo, mas num retiro ou movimento, ou após a leitura de algum livro, declararam-se convertidas para a nova fé. Mudaram da noite para o dia. Mas apenas por um tempo. Pedro afirma que tais convertidos agem como o cão que volta ao vômito e a porca que volta á lama (2 Pd 2,22) Voltam ao de sempre! Foi entusiasmo momentâneo. Não era um processo de busca. Foi impulso de momento. Pode até dar certo para alguns; para a maioria, não!

Alguns desses convertidos passeiam de holofote em holofote dando testemunho de vida, mas falam cedo demais. Não dão tempo ao céu. Tamanho é o seu fervor e o seu poder de atração que as pessoas se voltam para eles á procura de alguma luz que eles ou elas irradiam. Pregam bem, têm uma bela história para contar e uma vida admirável a mostrar. Deus os transformou.

De repente, não se sabe quando, como ou o porquê, a revertem guinada que haviam dado e voltam a ser quem eram antes. Salomão é um exemplo do que pode acontecer a qualquer um de nós. Ergueu um Templo para javé e morreu negando Javé. Padre se casa, é o Bispo deixa o ministério e entra na política, pastor se casa com outra, leigo deixa a esposa e se envolve com outra mulher, escritor que depois de falar de maneira profunda sobre Jesus publica um livro dizendo que não tem mais fé, diácono muda de igreja, pastora que vai viver com um dos seus fiéis… Venceu o lado humano.

Uma das coisas mais fáceis do mundo é julgá-los. Quem está em pé, cuide-se para não cair, afirmava Paulo. ( 2 Cor 10,12) Não estando na pele deles, constatemos, mas não julguemos. Melhor é orar por eles. Converter-se nunca foi fácil.

FONTE ELETRÔNICA;


Nenhum comentário:

Postar um comentário