top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 10 de janeiro de 2010

Bento XVI: Cristãos devem viver como Filhos de Deus e como irmãos

O Papa Bento XVI presidiu a oração mariana do Angelus deste domingo, 10, na Praça São Pedro, onde o aguardavam vários fiéis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo.Na mensagem que precedeu a oração, o Papa disse aos fiéis que tinha batizado algumas crianças, na Capela Sistina, tradição ligada à Festa do Batismo do Senhor que conclui o tempo litúrgico do Natal."Com o Sacramento do Batismo a pessoa humana se torna filha de Deus, graças à vinda de Jesus Cristo ao mundo", disse o Pontífice."Ele se fez homem para que possamos nos tornar filhos de Deus. Deus nasceu para que nós possamos renascer. Estes conceitos retornam continuamente nos textos litúrgicos natalinos e são importantes motivos de reflexão e esperança", frisou o Papa.O Santo Padre disse ainda que "gerado pelo Batismo a uma vida nova o cristão inicia seu caminho de crescimento na fé que o levará a invocar com convicção Deus como 'Abba, Pai', a se dirigir a Ele com gratidão e viver a alegria de ser seu filho"."Do Batismo provém também um modelo de sociedade: a de irmãos. Reconhecemo-nos irmãos a partir da humilde, mas profunda consciência de ser filho do único Pai Celeste. Como cristãos, graças ao Espírito Santo recebido no Batismo, temos o dom e o compromisso de viver como filhos de Deus e como irmãos, para ser como fermento de uma humanidade nova, solidária e rica de paz e de esperança. Nisto nos ajuda a consciência de ter, além de um Pai nos céus, também uma mãe, a Igreja, cuja Virgem Maria é o modelo perene", ressaltou o Pontífice.O Papa confiou à materna proteção da Virgem Maria as crianças neobatizados e suas famílias e concedeu a todos a sua bênção apostólica.Após a oração mariana, o Papa recordou a condição dos migrantes que procuram uma vida melhor em outros países e os cristãos que estão em situações de conflito e expostos a ataques, mesmo violentos. De acordo com o Papa, "a violência nunca deve ser para ninguém a maneira de resolver as dificuldades. O problema é essencialmente humano! O convite a olhar para o rosto do outro e descobrir que ele tem uma alma, uma história e uma vida. É uma pessoa e Deus o ama como ele me ama". Em seguida, o Santo Padre saudou os peregrinos em vários idiomas e os convidou a renovar com alegria e convicção as promessas realizadas no Batismo e serem no mundo discípulos e missionários de Cristo, levando a luz do Evangelho a todos os âmbitos da sociedade, através da palavra e do exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário