top

create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

ÁVIDOS POR DINHEIRO

A palavra de Deus é dura para com os que lidam com dinheiro como se ele fosse um deus. O salmo 15 diz que haverá um lugar perto de Deus para quem não empresta seu dinheiro com juros ( Sl 15,5) Em Atos 8,20 Pedro manda às favas o mal intencionado Simão que só pensava em fama e dinheiro: pereçam ambos: ele o seu maldito dinheiro!
Provérbios 17,16 afirma que de nada adianta um insensato ter dinheiro para comprar sabedoria, porque ele nada aprende. A 2 Mac 10,20 fala do gananciosos que fazem qualquer coisa e até se vendem por dinheiro. O Eclesiástico 5,9 garante que quem ama o dinheiro nunca se sacia dele. Jeremias denuncia os sacerdotes apegados a dinheiro,( Jr 5,31). Miquéias 3,11 fala dos profetas que cobram caro para profetizar e, ainda usam a Palavra de Deus, para justificar o que fazem.
Em 1 Tm 6, 2-10 Paulo é severo contra os que misturam piedade com o lucro e lembra que o pior dos males para a fé é o apego ao dinheiro. Muitos se afastaram do reto caminho por causa dele. A 2 Pdr 1,2 fala dos falsos mestres que pelo amor ao dinheiro, procurarão, com palavras enganosas, fazer de vocês objeto de negócios. Mas o julgamento contra eles há muito já começou, e a sua destruição não vai tardar. Êxodo 22,24 proíbe ao crente agir como agiota.
Os religiosos já sabem disso. Se não levam a sério é porque estão contaminados pela febre do outro e do conforto. Se deixarem que o desejo de lucro os conduza pagarão mais caro do que os outros crentes, segundo Jesus diz em Marcos 12,40. Nem queiram imaginar o que lhes está reservado! Arrecadam o que podem agora e de quem podem, mas o seu castigo será catastrófico.
No caso dos banqueiros, que causaram toda esta convulsão de mais de 3 trilhões de dólares, quebradeira que ameaça engolir a economia do planeta, a leis do mundo propõem controle sobre os juros e sobre a aplicação de fundos. Mas, tanto quanto os religiosos que, carcomidos pela fome do luxo, de fama, de poder e de lucro, também ignoram os livros santos, eles que não crêem em Deus ignoram as leis do mundo e especulam, fazendo as mercadorias valerem mais do que valem e dando ao seu dinheiro e às commodities mais peso do que possuem. Inventaram até um mercado futuro para garantir o seu dinheiro de agora. Muito inteligente , mas muito jogatinoso!
A teoria de que os mercados se regulam por si mesmos fez água e não resistiu aos fatos. E não é a primeira vez. O Estado outra vez precisou intervir, mas nem a intervenção de estados poderosos resolveu a histeria coletiva dos que aplicaram errado, apostaram demais nos seus bilhões e confiaram em quem não poderia pagar. Os dois males: emprestar muito dinheiro a quem não tem como devolver e pedir emprestado de quem vai lhe cobrar a alma são loucura. Os loucos por dinheiro primeiro o enfiam no bolso ou no banco e só depois pensam nas conseqüências daquele acúmulo.
O ditado popular é mais do que certo: “O dinheiro é um ótimo emrpegado e um péssimo patrão”. Prov 29,3 afirma que quem freqüenta prostitutas desperdiça seus bens. A agiotagem não deixa de ser um tipo de prostituição. Vendem-se princípios e burla-se qualquer decência para se conseguir aquele dinheiro daquele dia naquela bolsa. Quando os lugares do dinheiro e grandes bancos aderem ao esquema o mundo vê o que vimos nestas ultimas semanas. Foi dinheiro demais para quem não tinha como digeri-lo. A doença é intestina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário