top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 20 de janeiro de 2013

Religiosos usam redes sociais para divulgar e debater suas crenças

Júlia Carneiro
julia.carneiro@jornaldebrasilia.com.br
Dos templos para o mundo virtual. Se antes as missas e cultos eram a principal forma de disseminar os ensinamentos religiosos entre os fiéis, hoje as igrejas enxergam na internet uma forte aliada. É a chamada evangelização digital.
A importância das redes sociais até mesmo no cenário religioso foi evidenciada com a entrada do atual papa, Bento XVI, no Twitter. O chefe da Igreja Católica ganhou mais de dois milhões de seguidores em apenas um mês. Hoje, são 3,7 mil. Sua primeira mensagem, um agradecimento e bênção a todos pela “resposta generosa” à iniciativa, foi republicada (o famoso 'retweet') aproximadamente 1,2 milhão de vezes. O Papa superou o recorde do cantor Justin Bieber, que havia alcançado 116 mil retweets.
Hoje, está cada vez mais comum encontrar sites, perfis no Facebook e contas no Twitter que discutem religião. Igrejas dos mais variados segmentos utilizam a internet para realizar alguns serviços, desde vídeos de cultos inteiros no YouTube até pedir orações e acender velas simbólicas pela tela do computador.
Reconhecimento
Edmar Araújo, 30 anos, foi seminarista por um ano e se apaixonou por teologia, filosofia e história, temas que continua estudando. Ele criou o blog Medidas de Fé, com visões pessoais e livres sobre a fé, trechos filosóficos de Santo Agostinho e assuntos sugeridos pelos leitores, que hoje representam aproximadamente 500 visitantes por dia.
Em 2011, Edmar foi chamado pelo Vaticano para participar do Vatican Blogger Meeting, um encontro com 150 blogueiros do mundo inteiro sobre o catolicismo. “Uma comissão dos conselhos de cultura e comunicação do Vaticano separou em primeiro momento 750 blogueiros de todo o mundo. Depois, peneirou essa lista e escolheu 150 blogs finalistas, e tive a alegria de ser escolhido. O interessante é que foram convidados escritores de várias linhas editoriais diferentes, inclusive pessoas que contestam a igreja”, comenta.
Edmar se sente orgulhoso por ter sido chamado para o Vatican Blogger Meeting
 
FONTE ELETRÔNICA;
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário