top

create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O DOM DE CURAR

No decorrer dos tempos, houve cristãos que tiveram o dom de curar sem o uso de remédios e o exerceram com imensa humildade. Faziam questão de, como Jesus, ajudar os irmãos e depois evitar aparecer. O dom não era deles. Não poderiam buscar aplausos nem derivar lucro de tamanha graça. Após o ato nem eram mais vistos pelas imediações. Não ficavam para receber os elogios, como foi o caso de Jesus no episódio da cura do paralítico da piscina de Bethesda. Procuraram quem o tinha feito, mas ele se fora. (Jo 5,5-14). Deu-se o mesmo com o cego de nascença. Jesus não fazia alarde dos seus milagres (Jo 9,13-41). Muitas vezes antecipava, depois ia embora, ou pedia à pessoa que não divulgasse.

Quando vemos hoje, na televisão e em alguns templos e concentrações, pregadores fazendo alarde do seu poder de cura, anunciando data e local do milagre, proclamando-se ou aceitando ser proclamados escolhidos e usados por Deus para curar, dizendo que tipo de milagre farão e até anunciando ressurreições, estamos diante do uso inadequado do dom de cura. Deus lhes diz que alguém morrerá e o ressuscitará por meio do profeta, ou o profeta diz isso e o morto aparece estrategicamente no local, sem que jornalista ou médico algum possa verificar?

Há pessoas capitalizando o dom que têm, se é que o têm, em favor de si mesmas, do seu grupo e do seu projeto. Não é gratuito, não é serviço, não é fruto de amor: é autopromoção às custas da religião. Pelas palavras que dizem, pelas promessas que fazem, pelas atitudes que demonstram, deixam entrever que possuem tal dom que usam em favor de si mesmos ou do seu pequeno grupo, mas não em favor da humanidade e muito menos de maneira desprendida.

Quando Lucas diz que Jesus deu poder sobre todos os demônios contou apenas uma parte dos fatos, porque nas outras passagens tanto em Lucas quanto nos outros evangelistas, está claro que isto tem um preço. E o preço é a humildade. Somos servos inúteis, não fizemos nada mais do que a nossa obrigação ( Mc 10,44;Lc 10.17).

Aí começa a atitude do verdadeiro agraciado. Que as comunidades cristãs de todas as igrejas fiquem atentas! Pregador que se exalta demais e que joga holofotes sobre o poder que tem, não está anunciando Jesus.

Padre Zezinho

 
FONTE ELETRÔNICA;
http://macabeuscomunidades.blogspot.com.br/2013/01/o-dom-de-curar.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário