top

create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Big Brother: espetáculo "digno de lástima", diz arcebispo

Mostra "a fragilidade humana, a falta de valores e do sentido de dignidade e respeito"

BELO HORIZONTE, sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - O que se oferece em um espetáculo com o Big Brother "é digno de lástima", afirma o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Em um artigo intitulado "A celebridade é frágil", divulgado à imprensa nesta sexta-feira, o arcebispo afirma que pode parecer "um despropósito a abordagem conjunta sobre celebridade e doença".

"Particularmente quando se pensa na pessoa célebre como alguém com potência de força, seja física, esportiva, artística ou política - condição contrária à fragilidade do doente. No entanto, a condição humana pode hospedar, num tempo ou noutro, cedo ou tarde, força e fraqueza."

Dom Walmor recorda que "ninguém é poderoso sempre, possui tudo sempre, tem força física sempre. E mais, ninguém está imune ao sofrimento e à dor, seja na própria vida, na família ou nas instituições que frequenta".
"Essa verdade, que constantemente deve ser considerada, devolve cada um à realidade da sua condição de ser humano. Pela força da sabedoria, demove do orgulho e da soberba, além de corrigir o coração e a inteligência de toda indiferença causadora da falta de solidariedade, que impede a igualdade e perpetua as discriminações."

"A consideração da fraqueza que se hospeda no ser humano, seja no enfermo, no pobre, no outro que pode menos, tem sido ofuscada, ilusoriamente, pela apelação das disputas e apegos pelo poder", afirma.

"Não menos, e de modo imoral - prossegue o arcebispo -, seduzindo multidões e tirando, como caça-níqueis, o seu dinheiro, por meio de espetáculos questionáveis, como é o caso do Big Brother."

"Na verdade, sob o apanágio do poder e dos momentos de celebridade, mesmo com a exposição do próprio corpo, da privacidade e dos desejos escondidos de ter e poder mais, o que se oferece em tal espetáculo é digno de lástima."
Dom Walmor considera que ali se assiste a um show que "mostra a fragilidade humana, a falta de valores e do sentido de dignidade e respeito".

"Voltar o olhar para quem precisa, especialmente, o doente contracenando com a condição de celebridade, é um exercício educativo, oportuno na vida de qualquer um".

"Seja para os jovens de modo a não viverem na ilusão e chegarem despreparados ao lugar e à condição que todos chegam, ou os adultos, no auge da ascensão e conquistas, para que o orgulho e a soberba não os derrubem, com celeridade inusitada, dos postos e funções de um momento glorioso e passageiro."

Nesta semana que antecede o Dia Mundial do Doente, Dom Walmor convida a visitar os enfermos no hospital, em casa, nos asilos, casas de repouso ou nas clínicas e abrigos.

"Que crianças, jovens, adultos e velhos, com reverência traduzida em gestos de solidariedade, ofertas e presença consoladora, sejam um apelo para que haja mais investimentos em saúde, com boas estruturas médicas para todos, em especial os mais pobres e sofredores."

"Vale lembrar as palavras de Cristo para o juízo final, ao falar da garantia para a participação no Reino de Deus: 'Estive doente e me visitastes'", afirma o arcebispo.


FONTE ELETRÔNICA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário