top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 3 de agosto de 2014

A Força da Vocação

Do latim “vocare”, vocação é um chamado. Deus nos chama a uma missão. Deus nos chama a continuar a sua obra. Vocação é uma Graça especial para servir a Igreja e aos irmãos.
A iniciação religiosa do menino Tarcísio aconteceu no seio daquela família pobre, lá no Biguá- MG, através de coisas simples como o colo da mãe e do pai, o sinal da cruz na testa, abençoando e fazendo a experiência da oração. Dona Nazaré não foi apenas a sua primeira catequista, ele viveu o catecismo, o berço da fé que acalentou os sonhos futuros do menino.

Aos onze anos, Tarcísio foi morar com os avós em Itajubá, para continuar os estudos. A adolescência, como um espelho, reflete a imagem dos pais. Aquele menino tímido da roça, estava longe dos pais, e tinha que lutar com todas as forças para se impor, e sua vida foi tomando rumos desencontrados. A cada dia fazia a experiência da plena liberdade.

Os anseios daquele jovem por independência, levaram-no a atitudes medíocres. Sob a influência dos “amigos” conheceu o mundo das drogas, as alegrias mundanas. E assim, foi se acostumando com as coisas e as pessoas da cidade grande. O jovem Tarcísio vivia na escuridão do pecado, porém, estava bem vivo em sua memória os conceitos de valores, o que vivenciou em profundidade na família.
A sua experiência pessoal com Jesus aconteceu aos 17 anos, marcante e decisiva em sua vida. Através do Sacramento da reconciliação, recebeu o perdão dos pecados, mas feridas profundas não cicatrizaram. E para voltar à amizade com Deus, lutou muito, com garra e determinação, pela sua libertação.

Todo cristão pode viver a santidade, pelo poder do Espírito Santo. A sua vocação ao sacerdócio florescia a cada dia, porém, quando o assunto vinha à tona, era a maior gozação. Outros obstáculos surgiam. E mais de uma vez as águas de um imenso oceano engoliram o seu sonho de ser padre, ficando no esquecimento.
Era inquieto, revolucionário, mas nunca deixou de sonhar. Continuava dividido ante a perspectiva da entrega total a Deus, pois sabia que essa escolha era definitiva.

Ser discípulo de Jesus não é só amá-lo, mas por em prática seus ensinamentos, abandonando o pecado e ser solidário com as pessoas que sofrem. O tempo passou e o chamado do Senhor cada vez mais forte, em seu coração.
Na hora certa, Deus manifesta a sua justiça. Nada devemos temer, porque nada nos separará do seu amor. Nada poderá desfazer o que Deus já realizou e nada poderá impedir o projeto de Deus, para cada um de nós (cfe. Rm 8,35). Com 21 anos Tarcísio entrou para o Seminário.
Aqui se inicia uma linda história de santidade, e aos 29 anos foi ordenado padre.
 Deus concedeu ao padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, a felicidade que seu coração inquieto sempre desejou.
Que o seu exemplo desperte nos jovens muitas vocações sacerdotais!
 
Fonte Eletrônica;


Neste primeiro domingo do mês vocacional rezemos pelos: diáconos, sacerdotes, bispos. Em especial, pelo padre de sua paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário