top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 24 de março de 2013

O significado Bíblico do Domingo de Ramos

No dia seguinte, ouvindo, que viera à Festa, que Jesus ia chegar a Jerusalém, a grande multidão tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro clamando:

“Hosana! Bendito seja Aquele que vem em nome do Senhor, o rei de Israel!”

Jesus encontrou um jumentinho e montou em cima dele, como está escrito:

Não temas, ó filha de Sião: vem o teu rei assentado sobre o filho de uma jumenta”.

0s seus discípulos não entendiam isto no princípio; mas quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que estava escrito acerca dEle:

“Eis que o Senhor proclamou até as extremidades da terra: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; eis que com ele vem o seu galardão, e a sua recompensa diante dele” .Isaías 62:11

“Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei; ele é justo e traz a salvação; ele é humilde e vem montado sobre um jumento, sobre um jumentinho, filho de jumenta”. Zacarias 9:9

“Ora, isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Dizei à filha de Sião: Eis que aí te vem o teu Rei, manso e montado em um jumento, em um jumentinho, cria de animal de carga. E a maior parte da multidão estendeu os seus mantos pelo caminho; e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho. E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!” Mateus 21:4-5, 8-9A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém

E, sabendo-o a multidão, o seguiu; e ele os recebeu, e falava-lhes do reino de Deus, e sarava os que necessitavam de cura. Lucas 9:11

“Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e com ela um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles. E logo os enviará. Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta: Dizei à filha de Sião: “Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga (Zacarias 9,9). Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas vestes e sobre elas Jesus montou. E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes e outras cortavam ramos de árvores, espalhando-as pela estrada. E as multidões, tanto as que O precediam, como as que O seguiam, clamavam: Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, entrando Ele em Jerusalém, toda cidade se alvoroçou e perguntavam Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.” Mateus 21:1-11.

A entrada triunfal do Senhor em Jerusalém, no domingo anterior à sua crucificação e ressurreição, representava a recepção gloriosa que lhe prestaria a Sua Igreja, prestes a ser estabelecida; representa a recepção do Senhor como Rei da Glória, como Divina Verdade, como forma visível do Divino Amor na forma humana.

Num sentido mais interior, a entrada triunfal marcava também o começo do trabalho final da redenção, pela qual os infernos foram subjugados, os céus foram ordenados e um caminho foi aberto para a instalação de Sua Igreja na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário