top

create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, 24 de março de 2013

Domingo de Ramos

O Domingo da Paixão que simboliza o sofrimento ou Domingo de Ramos que simboliza a vitória, abre a Semana Santa e marca o início da etapa final da caminhada da Quaresma. Neste dia a Igreja celebra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém cheia de glória e de humildade, para cumprir seu mistério Pascal.

Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, Jesus enviou dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e com ela um jumentinho. Desprendei-a e trazei-los. E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei que o Senhor precisa deles. E logo os enviará.

Ora, isto aconteceu para se cumprir a Profecia de Zacarias: Dizei à filha de Sião:

“Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga (Zacarias 9,9).

Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara, trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então puseram em cima deles as suas vestes e sobre elas Jesus montou. E o povo tanto os que o precediam como os que o seguiam o acolhe como rei, agitando ramos de palmeira e clamando: Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas! E, com isso toda cidade de Jerusalém se alvoroçou perguntando: Quem é este? E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia.” Mateus 21:1-11.

A Procissão de Ramos

Consiste em uma procissão que vem de fora e tem como ponto de partida um lugar de reunião dos fiéis, fora da Igreja. Há a proclamação do Evangelho que conta a entrada de Jesus em Jerusalém e inicia-se a procissão até a Igreja.

Na procissão a Igreja não somente comemora evento passado e celebra realidade presente, mas também antecipa seu cumprimento final. Os ramos não devem ser jogados fora depois da procissão, mas devem ser levados para as casas e lá guardados com respeito ou queimados.

A cinzas, que são usadas na quarta-feira de cinzas, são feitas com os ramos bentos deste dia, dando sequencia a um costume que vem desde o século XII.

FONTE ELETRÔNICA;


Nenhum comentário:

Postar um comentário